Ao longo das últimas eleições presidenciais no Brasil, é notória repetição dos típicos candidatos ao cargo: tanto à esquerda quanto à direita partidária. Quadro, esse, que gera problemática referente ao comportamento do eleitorado e, também, a falta de oportunidade dos diversos pretendentes que almejam a ocupação de título de Chefe do Poder Executivo Federal.
Para começar, a desinformação e até mentiras programadas, em massa, são fortes aliadas sobre o instável posicionamento dos brasileiros. Em vista disso, as eleições 2022 passaram por novidades através de resoluções emitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, (TSE): proibição a veiculação de propaganda com objetivo de degradar a imagem do opositor; auditorias nas urnas; bem como o respeito a finalidade do uso de dados do que foi coletado, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, (LGPD), e o último inciso do artigo 5º da Constituição Federal de 88, a respeito da Lei de Acesso à Informação.
Não obstante, segundo o site do TSE, o Brasil tem 32 registros de partidos políticos. Ainda que, a quantidade de candidatos em busca pela cadeira da presidência seja menor, o favorecimento determinante a respectivo indivíduo ocorre, partindo do princípio do que é visto na última eleição e primeiro turno. Enquanto o candidato de esquerda, Lula, encontra-se com quase 50% dos votos. O direita, Jair Bolsonaro, alcançou quase 45%. Isso, perante a mais de 5 opções de concorrentes.
Enfim, é necessário que gerações novas e medianas garantam informações com mais transparência voltadas sobre os candidatos. Sejam informações advindas do TSE e outros tribunais afins; ora, por meio do colegiado de ensino escolar, que possam edificar os estudantes com educação a rigor sobre as eleições; até mesmo ações comunitárias voltadas para informar a população local referente à importância do voto individual e o impacto dele ao fim.
Madughzxx
Olá!! Sou estudante e vou tentar te ajudar!
O primeiro parágrafo foi ótimo, você apresentou as teses.
O segundo parágrafo, aqui não entendi o que você quis mostrar, você citou sobre o comportamento do eleitorado, mas na escolha da sua argumentação, ela foi fugiu ao tema proposto.
No terceiro parágrafo, você fugiu ao tema mais uma vez, entendi a ideia que você passou, mas ela foi elaborada de má forma, o que dá pra relacionar com uma polarização, diferente da tese que você apresentou, a segunda, sobre a pretensão de ocupar o cargo chefe.
A sua conclusão foi bem estruturada, senti falta da finalidade, dos agentes e do meio. Mas em geral, ela se perdeu, porque você citou um tema de polarização política ao invés de citar e argumentar sobre o fanatismo.
Espero ter ajudado!
MayaradaSilva
Olá 👋
Parágrafo 01
Linha 02: é notória a**
Linha 03: não há necessidade do “esse” estar entre vírgulas
Linha 04: problemáticas referentes * ou substitua apenas por “problema”
Linha 05: não há necessidade de “também” estar entre vírgulas .
Parágrafo 02
Linha 01: não acho que começar um parágrafo com “Para comecar” seja o mais indicado. Escolha um conectivo para usar em todos os segundos parágrafos de sua redação, um que você ache melhor de utilizar e aplicar. Exemplo: sempre uso primordialmente
Linha 02: não há necessidade de “em massa” estar entre parágrafos
Linha 03: quem é aliado é aliado a algo ou alguém, nunca aliado sobre alguma coisa
Linha 04: as eleições de 2022**
Linha 06: a proibição da veiculação *
Linha 10: não há necessidade de vírgulas após a sigla
Me perdi um pouco nesse parágrafo, tanto pela quantidade de informações juntas e que não foram desenvolvidas completamente, quanto pela falta de uma conexão direta com a sua argumentação.
É melhor citar apenas uma coisa e desenvolve-la bem do que citar dois ou mais repertórios e não desenvolver nenhum como deveria.
O parágrafo pode ser facilmente comparado com um texto expositivo, pq eu não vi sua opinião sendo demonstrada nem o desenvolvimento da sua tese, pq a desinformação não era uma das duas teses na introdução. Coloque mais argumentação no parágrafo e não só informação, sua opinião é importante pra me convencer da existência do problema
Parágrafo 03
Linha 02: não há necessidade de vírgula após “ainda que”
Linha 04: a um respectivo indivíduo*
Linha 06: e no primeiro turno*
Linha 08: deveria ser uma vírgula antes de ” o de esquerda ”
Linha 09: não há necessidade de vírgula após “isso”
Parágrafo 04
Linha 01: como assim gerações medianas?
Linha 04: ou de outros tribunais*
Linha 04: não entendi esse “ora” na frase
Linha 05: que possa edificar*
Sua conclusão tá um pouco bagunçada. Consegui identificar a ação mas não entendi quem vai fazer ela
Faltou o meio/modo, o detalhamento e uma finalidade um pouco mais elaborada.
Em relação a redação em geral:
Você não falou sobre o fanatismo político, e sim sobre a política em si. Quais são os impactos do fanatismo? Não foram apresentados. Como vc falou sobre a falta de informações, poderia ter falado sobre a violência que esse fanatismo gera, a desunião do povo brasileiro, o ódio gratuito e etc. O tema não foi devidamente abordado, mas um eixo dele foi: política. Porém era necessário que você falasse sobre o fanatismo. Sua redação poderia perder muitos pontos ou até ser anulada caso o corretor considere isso uma fuga ao tema, aborde tudo que está presente no tema. TUDO!
Argumente mais, mostre sua opinião, o que você acha sobre o problema, pq você acha que ele acontece, quem são os causadores, quem são os afetados, quais são as problemáticas que surgem por causa da adversidade, me convença que existem impactos advindos do fanatismo político, me informe sobre sua opinião, me explique tudo, pq, quando, onde, como.
A maior parte dos erros de gramática são relacionadas à vírgula, treine isso. Você também “come” algumas palavras ao longo das frases, algum artigo, algum “na” ou “no”
Espero ter ajudado
Saulo Monteiro Bezerra
Bom dia Brunalismo! Sua redação é muito bem desenvolvida , tem poucos desvios gramaticais, tome cuidado na divisão dos parágrafos tem que ter 3 períodos, na sua introdução,no desenvolvimento 1 e na sua conclusão tem apenas 2 períodos , por resto o seu texto está ótimo
Sua nota será 920
C1 160
C2 200
C3 200
C4 160
C5 200
Meus parabéns, continue assim que Já Já o mil vem 😁