Imigrantes : Os príncipios sociopolíticos X aversão popular

  • 1

No quadrinho ” Superman – o Homem de Aço ” de  John Byrne , o herói é reinventado em viés político e social ao narrar as primeiras experiências do kriptoniano com a humanidade, bipolarizando – a em adoradores e xenófobicos em relação  a presença  alienígena na Terra . De forma análoga, a questão da imigração desencadeia uma série de discussões atinentes à todos os âmbitos da sociedade brasileira devido a reestruturação sociocultural que representa, com repercussão intensiva na política e economia .

A princípio , no Brasil ,  os imigrantes consistiam, principalmente, em escravos e europeus na busca por ascenção social . Todavia , a necessidade de subsistência substituiu o antigo cenário pois , decorrentes de  processos históricos de  exploração , conflitos etnicos e desigualdades sociais fomentados pelo sistema colonial, os africanos e hispânicos passaram a representar grande parte dos resistentes ilegais no território nacional . A  inserção dessas pessoas no país heterogeniza ainda mais a cultura brasileira e , por vezes , ocasiona diminuição na oferta de empregos, assim , podendo  gerar sentimentos opostos  de aversão e acolhimento .

Em 2010 , o Acre recebeu mais de 500 haitianos na cidade de Basileia , que embora tenham recebido visto humanitário e outras regalias, não configura em totalidade o sentimento de brasileiros à respeitoso de imigrantes.  Durante as ditaduras fascistas , o Brasil manteve uma posição crítica fervorosa quando ao antissemitismo presente na Europa , porém devido a pressuposições acerca da desvalorização do trabalhador brasileiro e preconceito étnico , o país também tem tido tendências xenofóbicas  na última década, tais que são visíveis nas principais metrópoles brasileiras .

O cenário político/ social das províncias sul – americanas desestabiliza o sistema vigente, pois ameaça sua homogeneidade capitalista concomitantemente promovendo conflitos internos . Destarte, em âmbito nacional, é cabível ao Ministério das Relações Exteriores em consórcio com os governos dos países imigratórios promulgar ações que facilitem a inserção legal dos imigrantes no Brasil e incentivem empresas na contratação dessas pessoas , com garantia de direitos trabalhistas, de modo que não prejudique as demais  oferta de empregos para os naturais da nação . Ademais, o Núcleo da Cultura Brasileira deve assegurar que o quase  inevitável inserimento da cultura exterior seja gradativo e respeitado . Logo , seguindo esses passos , estaria estabelecido a condição de coexistência entre os povos .

Compartilhar

2 Correções

  1. Sem palavras…
    Introdução boa, só faltou por uma frase final que fizesse conexão com o segundo parágrafo.
    D1: tudo ótimo, desenvolvel bem a problemática.
    D2: tudo ótimo TBM só faltou as conexões como na introdução
    Conclusão: completinha, tudo ok
    Merece um mil⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

    • 1
  2. Boa tarde!
    Texto muito bom!
    Introdução: achei incrível sua contextualização!
    Boa introdução, fez uma análise adequada do que foi solicitado pelo tema, dispôs de uma tese bem trabalhada para dar início ao texto, contextualizou de forma criativa e manteve o parágrafo bem organizado.
    boa argumentação, inseriu bem as referências e impôs uma boa discussão ao texto, mostrou que tem conhecimento do assunto e revelou críticas construtivas para serem avaliadas.
    boas informações, Você conseguiu manter a adequação das ideias no texto, mostrou que sabe direcionar e interpretar corretamente o que se passa no atual contexto, além de ter revelado um ponto de vista que trouxe dinamicidade e objetividade à dissertação.
    boa conclusão, propostas bem definidas e completas, demonstrou estar bem articuladas com o restante do texto, além de detalhamento e originalidade das intervenções. você atendeu a todas às exigências do enem, muito bem.
    Não sou corretor! Mas achei incrível sua redação! Continue assim! Parabéns! +/-900

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.