Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade atual é o oposto do que o autor prega, uma vez que o imediatismo na sociedade moderna apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse sentido, destacam-se fatores como a exigência produtiva e a depressão. Logo, cabe a discussão desses aspectos.
Primordialmente, é crucial pontar que o fato das empresas exigirem que o funcionário seja produtivo a qualquer custo deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de desempenho eficiente das autoridades, as organizações empresariais tratam o indivíduo como uma máquina e ignoram completamente questões psicológicas. Diante disso, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Outrossim, convém frisar a depressão como impulsionadora do problema. De acordo com o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI. Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que a banalização das relações humanas está influenciando negativamente a saúde mental das pessoas. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que o indivíduo depressivo contribui para o perpetuamento desse quadro deletério.
Destarte, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática. Portanto, com intuito de mitigar os impactos negativos do imediatismo moderno, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Saúde, será revertido em campanhas conscientizadoras, a fim de preservar o psicológico da classe trabalhadora. Assim, a humanidade estará mais próxima da Utopia de More.
Thaisz21
Olá, boa tarde
Introdução:
você fez uma boa apresentação, com sua tese e uma citação de livro.
Desenvolvimento 1:
apontou os problemas contemporâneos porém ficou confuso a forma como tantos pontos foram levantados nesse parágrafo.
Desenvolvimento 2:
essa relação da depressão como impulsionadora do problema, não está levando em conta o problema q ela em si é; a citação de bauman nessa parte do parágrafo dps de vc ter citado a depressão como “impulsionadora ” de algo, ficou confusa também.
Conclusão:
você citou o agente, ação, meio e a finalidade, porém essa proposta de intervenção não atende de forma ampla aos problemas que você citou no decorrer da redação.
Abigail
Introdução: Você relacionou bem o repertório com o tema e deixou claro a tese e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes.
Desenvolvimento 1: O problema foi bem abordado, mas a segunda frase ficou desconectada do texto. Acho que ficaria melhor ter usado algum conectivo, como: “Sob tal perspectiva”.
Desenvolvimento 2: O parágrafo está bem estruturado e conciso, e as ideias estão bem conectadas.
Conclusão: A proposta de intervenção está bem completa.
Nota: 980
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 180
Competência 5: 200
letícia_
• INTRODUÇÃO
Tese: pouco articulada, os problemas apresentados são bem vagos:
* depressão é uma consequência do imediatismo e não um problema.
* exigência produtiva, bastante vago. Exigência produtiva em que? Nas empresas, em casa, nos estudos?
DICA: seria interessante problematizar a internet, por exemplo. Como diz o professor Rushkoff, a cultura imediatista nasce e se consolida com a expansão digital.
• DESENVOLVIMENTO 1
– problema: exigência produtiva
– argumentação:
“Devido à falta de desempenho eficiente das autoridades, as organizações empresariais tratam o indivíduo como uma máquina e ignoram completamente questões psicológicas.”
** Se o problema central é a exigência produtiva, o que tem a ver a atuação dos setores governamentais se as empresas são PRIVADAS (??)
– percebe-se a falta de coerência da sua tese e no desenvolvimento 1, você problematizou uma coisa e argumentou outra…
• DESENVOLVIMENTO 2
**Você utilizou um ótimo filósofo Zygmunt Baumann, porém esse aprofundamento de relações solidas, da maneira como abordou, não está de acordo com o tema.
DICA: Se você gosta de utilizar Bauman, vou deixar um aprofundamento dele que pode se encaixar ao tema, ok?
– Baumann dizia que a educação, como outras especialidades humanas, evolui com os tempos e sofre os impactos das mudanças na sociedade.
* No imediatismo, educar significa colocar para pensar pessoas que estão o tempo todo sendo bombardeadas com informações para o futuro.
– além disso, as suas ideias acerca da depressão está bem confusa, tente organizar, selecionar melhor suas ideias, priorizando o seu ponto de vista em relação ao tema.
• CONCLUSÃO
– está bem fraca, não apresenta os cinco elementos.
– além disso, não solucionou os problemas propostos
C1: demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa – 40 pontos
C2: compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 40 pontos
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 40 pontos
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 40 pontos
C5: elaborar proposta de intervenção para o problema, demonstrando respeito aos direitos humanos – 0 pontos
Nota: 160 pontos