Iluminismo e o devaneio de direitos

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  Inegavelmente o iluminismo exerce grande influência em nossa sociedade, tal como
no século XVIII, onde tomou grande força; foi um movimento liberal, contra a monarquia
absolutista e a favor de uma liberdade econômica maior, aquilo que chamaríamos mais
tarde de capitalismo; é preciso afirmar que o termo liberal foi muito distorcido, isto é,
significou, ao longo do tempo, o contrário do que John Locke pregava; portanto, não
deve ser confundido com conservadorismo, a muito, se tornaram quase que coisas
distintas, dadas as insurreições de tal movimento.

  Sobre os direitos humanos, podemos dizer que ele é oriundo de um conjunto, que
Bastiat fala, de forma parafraseada, em seu livro, “a lei”; tal conjunto era um construto
de “dons de Deus”, três de forma específica, que chamou ele, “individualidade,
liberdade e propriedade”. A lei, por sua vez deveria se manter em harmonia com o
mesmo, não ultrapassando de forma deliberada estes três dons naturais do homem; ele
diz mais, a lei foi criada para este fim.

  Tendo tudo isto em vista, diríamos que o movimento foi perfeitamente bom, o que não
foi; distorcido pelos séculos, o iluminismo se parece algo puro ou transparente, um
amalgamo de sutileza econômica e beleza moral, perguntemo-nos, será? Por uma
suposta luta pela “liberdade”, tais ideias, mataram de forma impetuosa e sangrenta;
para eles o comércio e cristianismo, a fé de forma geral, eram um regresso para a
economia e liberdade; de forma que, com suas enciclopédias inspirariam, a então
chamada, “secularização de cultura”, que resultaria numa revolução indigna, que de
forma elogiosa se referem a ela nos dias atuais.

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2 Correções

  1. Oi, tudo bem com você? Espero que sim, olha eu dei uma lida na sua redação e essa é a minha opinião sobre ela. PS.: NÃO SOU PROFISSIONAL NA ÁREA, mas espero que as minhas observações te ajude.

    Nota Total: 520/1000

    Competência 1 – NOTA: 160
    Você escreve muito bem João, no entanto por conta de alguns errinhos, que eu listei logo abaixo, eu não pude te dar a maior nota nessa competência.
    – “A lei, por sua vez deveria se manter em harmonia com o mesmo”: A lei, por sua vez, deveria se manter em harmonia com o mesmo
    – “o que não foi; distorcido pelos séculos”: o que não foi distorcido pelos séculos
    – “um amalgamo de sutileza”: um amálgama de sutileza
    – “perguntemo-nos, será?”: perguntamo-nos, será?

    Competência 2 – NOTA: 160
    Nesta competência, eu fiquei em dúvida se te dava a maior nota, mas por conta da observação que direi logo abaixo, eu preferi te dar 160 novamente.
    Por mais que você escreva muito bem, não ficou claro o papel de cada parágrafo, e no final me passou a ideia de que você fez duas introduções e uma conclusão.

    Competência 3 – NOTA: 80
    Não sei ao certo se foi uma consequência da observação acima, mas gostaria de pontuar que não ficou claro o seu posicionamento em relação ao tema, seu ponto de vista e a defesa dele não ficaram explícitos. Apesar dessa análise, eu gostei muito da forma em que você apresentou as suas informações.

    Competência 4 – NOTA: 40
    Para tirar o nota toda nessa competência, o texto precisa ter 1 conectivo dentro de cada parágrafo e 2 conectivos inter paragrafais, ou seja, 2 parágrafos tem que começar por um conectivo. E no seu texto eu encontrei somente 2 conectivos em todo o texto, um no começo do primeiro parágrafo e um no meio dele, por conta desse erro eu precisei te dar essa nota.

    Competência 5 – NOTA: 80
    Em virtude do seu texto não ter uma proposta de intervenção, eu tive que adaptar a forma em que eu analiso o último parágrafo, ou o parágrafo de conclusão. Dessa forma, pude notar que somente, neste parágrafo você expôs sua opinião, o que teria ficado melhor no desenvolvimento, e aqui você poderia ter feito uma síntese do texto e consolidado a sua opinião.

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  2. Oi, tudo bem?
    Dei uma olhada na sua redação é essa é a minha opinião sobre ela. > Não Creio que pelo apresentado não se trata de uma redação modelo Enem, por isso irei corrigir com o pouco que sei dos modelos da Fuvest.
    NT: 24.

    PS.: A redação da FUVEST tem como pontuação máxima 50 pontos e cada redação é corrigida por dois avaliadores.
    Cada um dos critérios de avaliação permite notas de 1 a 5.
    No entanto, os critérios de avaliação do texto têm pesos diferentes entre si. O primeiro critério, “Desenvolvimento do tema e organização do texto”, tem peso quatro (4) e os outros dois têm peso três (3).

    C1 – Desenvolvimento do tema e organização do texto: Sua redação tem um projeto de texto bom, mas ele ainda tem algumas falhas. Mas me parece que você não tem total domínio da estrutura de uma redação dissertativo-argumentativo. As informações não me parecem estar bem conectadas. Então, tente buscar mais informações sobre a estrutura textual. NOTA:
    C2 – Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: Você precisa explorar melhor os usos de conectivos em sua redação. E o repertório sociocultural do seu texto foi bem apresentados, porém me passam a impressão de meras informações. Creio que você deveria buscar maneiras de torná-los mais argumentativos.
    C3 – Correção gramatical e adequação vocabular: Sua estrutura sintática é boa, com poucas/ou nenhuma falha.

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