Igualdade racial no Brasil: Avanços e desafio
O Darwinismo Social foi uma teoria criada no século 19, durante o Imperialismo, na qual se pregava uma supremacia racial que era usada para justificar condutas eugenistas contra diversos povos. De modo análogo, no Brasil, algumas etnias, como a africana, foram oprimidas por longas décadas por serem consideradas inferiores. Apesar desses povos já possuírem vários direitos conquistados hoje, essas premissas foram sucedidas por uma política de inclusão falha e que gera consequências negativas para a sociedade até a atualidade.
Nessa perspectiva, práticas racistas e segregacionistas são resultados de raízes sociais histórico e culturalmente excludentes. Sob tal ótica, após a abolição da escravidão, em 1888, no segundo período imperial do Brasil, não houve ações que incluíssem a parcela negra no corpo social, o que colaborou para a perpetuação do racismo e marginalização desse grupo mesmo nos tempos hodiernos, como na desigual área trabalhista. Desse modo, essa construção social existente no Brasil é fruto da falta de empatia popular e da ordem para uma inclusão étnica.
Outrossim, consequentemente, a ausência de isonomia racial pode ser observada em diversas esferas sociais. A esse respeito, segundo dados do IBGE, em 2017, dois terços dos brasileiros desempregados eram negros. Nessa lógica, é possível afirmar que o mercado de trabalho, como outros âmbitos, apresenta uma lacuna igualitária, motivada por fatores segregadores relacionados ao preconceito, uma vez que uma pessoa com traços afro-brasileiros é levada, muitas vezes, à subestimação do seu caráter e qualificação profissional devido ao seu fenótipo. Dessa maneira, não obstante dos direitos conquistados por esse povo, a sociedade ainda possui uma configuração separatista.
Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para a mitigação da desigualdade racial no Brasil. Para tanto, urge que o governo federal mobilize-se, por meio de um projeto de cunho inclusivo, propagando campanhas em mídias sociais sobre a história da formação nacional e a importância da união étnica brasileira e, ademais, a ampliação da conscientização associada à penalidade pelo crime de racismo, com o objetivo de atenuar a segregação racial no país e, assim, também impedir que teorias etnocêntricas surjam novamente.
Aliceyasmin
Competência 1 – demonstrar domínio da norma culta: 200
Competência 2- compreender a proposta: 200
Competência 3- selecionar, relacionar, organizar e interpretar argumentos: 160
Competência 4- demonstrar conhecimento na construção da argumentação: 200
Competência 5- elaborar proposta de solução: 200
Total: 960
Continue assim, o 1000 vem!
Lolah
Seu texto está incrível!
Possui alguns erros como: século 19( usamos números romanos),“afrodescendentes” (possui hífen) e “surgam” (surjam). Acredito que você seguiu a estrutura pedida, o jeito que você escrever e falou sobre o assunto me chamou atenção, diria para você usar mais conectivos.
Você consegue, treine mais e vai estar perfeito. <3
Nota: 900
Matheus Mello
Seu texto está ótimo! Com certeza está muito perto do tão esperado 1000. Há cerca de 3 erros ortográficos: século 19 (deve ser escrito em número romano), “afrodescendentes” (o correto seria com o hífen) e “surgam” ( o correto é surjam). Além disso, na minha opinião, não tem o que reclamar. Você seguiu a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e apresentou tudo que as competências cobram.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 200
C5 – 200
Nota: 960
drelimer
Bom momento do dia!
Seu texto tem ótimos traços de coesão e coerência, mas tenha um pouco mais de atenção no que tange ao uso dos conectivos, percebi que houve duplicação (sinônimos, gerando um pleonasmo) em alguns conectivos, e inclusive um que está posto erroneamente: “Dessa maneira, X*não obstante*X….”. Ainda, em sua conclusão, poderia trabalhar mais sobre a maneira que a solução apontada seria posta em prática, tente ser ainda mais específica. De resto, seu texto está 8,5/10.
:)!
Camila_T
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (200)
Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (200)
Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (160).
Nota:880
Nota:
1