Iniciante

Igualdade na democratização da cultura

  • 0

Democratização do acesso ao cinema no Brasil

É evidente que desde o desenvolvimento do conceito de ”Indústria Cultural”adotado pelos filósofos Adorno e Horkheimen no século XX, a cultura e expensão cinematográfica cresceu. Contudo, é notório como a democratização do acesso ao cinema ainda precisa ser imposta no Brasil.

Nota-se que são diversos os fatores que impedem a distribuição igualitária desse conhecimento artístico para todos os indivíduos, envolvendo não só a falta de estrutura geográfica de determinadas cidades, como também a ausência de recursos adequados com o propósito de dar espaço e oportunidade aos que possuem alguma deficiência e mais ainda o alto preço dos ingressos, fazendo com que os menos favorecidos não possuam condições financeiras para esse tipo de lazer.

De acordo com os dados do IBGE, afirma que a inclusão ao cinema ainda é restrito para grande parte da população brasileira e em 2018 ainda ressalta que quase 40% das pessoas moravam em municípios sem, ao menos, uma sala de cinematografia, sendo uma situação extremamente preocupante.

Dado ao exposto, o Governo como responsável pelo bem estar da sociedade junto com o Ancine que é responsável pela fiscalização do mercado do cinema e do audiovisual do Brasil, deveriam distribuir sessões gratuitas nas cidades pequenas e do interior e diminuir o elevado preço dos ingressos, a fim de fazer com que todos possam usufruir desse meio artístico e a gravidade do problema possa ser diminuída.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa Noite!
    -Na introdução gostei da citação da indústria cultural trazendo ,assim, um argumento de autoridade, porém seria legal deixar claro sobre o que vc vai tratar nos desenvolvimentos do texto;
    -Utilizar mais conectivos;
    -Na conclusão vc deveria ser mais específica, trazendo detalhes para sua proposta de intervenção;
    -Prestar atenção no número de linhas de cada parágrafo;
    – Trazer mais repertórios para o seu texto.

    • 1
  2. Olá, tudo bem
    vou fazer comentários sobre cada competência da sua redação, mas também vou fazer um comentário geral

    C1: 160
    – Você cometeu o erro de não inserir ponto no seu desenvolvimento 1, cometendo o erro que chamamos de período único. Deveria ter separado as frases com pelo menos 3 pontos. Atente-se a isso.
    – Deveria ter inserido vírgula no desenvolvimento 1, onde está “… aos que possuem alguma deficiência e mais ainda…”, deveria estar “… aos que possuem alguma deficiência, e mais ainda…”
    – O período único ocorre também no Desenvolvimento 2
    C2: 80
    – Você falou do conceito de indústria cultural, mas não explicou o que é. Poderia ter explicado para corroborar com sua tese, e também para te ajudar na argumentação
    – Você não argumentou na introdução, só fez uma citação e falou da problemática
    – Você apresentou dois dados do IBGE, mas só falou do ano de coleta de um deles
    C3: 120
    – Você não apontou os seus argumentos na introdução (Você colocou no Desenvolvimento , sendo que deveria ter colocado na introdução)
    – Faltou algum repertório no Desenvolvimento 1
    C4: 80
    – Você quase que não usa elementos coesivos no seu texto. Estude um pouco mais sobre, pois sem eles o seu texto não fica coeso, dificultando a leitura e o entendimento. Pesquise sobre tabelas com elementos coesivos para aprofundar os estudos em redação
    – “os dados do IBGE, afirma que a ” – o uso do “afirma” não fez sentido
    C5: 120
    – Faltou o detalhamento (da ação) e o meio/modo (por meio de que você pretende realizar a ação) (sua redação deve conter os seguintes elementos na conclusão: Ação, Agente, Modo/Meio, Detalhamento e efeito)

    —comentário geral—

    Você demonstra que não conhece o modelo de redação do Enem exigido (inferi que seu foco é o ENEM devido ao tema ser do Enem 2019), então precisa estudar sobre isso. Acredito no seu potencial, mas ainda tem muito caminho pela frente. (nota final: 560)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.