Iniciante

Idosos no Brasil do Século XXI: Negligenciados ou Valorizados? (ATRIBUIR NOTA, SE PUDER)

  • 1

No dia 1º de outubro de 2003, foi instituído o Estatuto do Idoso, que visa a garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Nesse contexto, é de suma importância destacar que após 17 anos os idosos continuam sendo negligenciados. Tal problemática, é grave e persiste devido a insuficiência das leis e influência midiática.
Em primeiro plano, é valido ressaltar, que a insuficiência das leis contribui para o entrave. Devido, a existência de falhas na gestão das leis no Brasil, ainda que tenham normas que garantem direitos a população idosa, essa atribuição não é executada pelos responsáveis, o que contribuí para uma parcela de pessoas que possuem direitos apenas no papel. Tal conjuntura vai contra a lógica destacada por Émile Durkheim, pois, de acordo com o filósofo, a sociedade funciona como um corpo biológico, o qual para ser igualitário, depende de todos.
Outrossim, a influência midiática age de maneira a impulsionar tal problemática. Isso porque há pouca informação veiculada pela mídia sobre esse assunto, o que faz com que a população não dê a devida relevância o a negligencia vivenciada pelos anciões, consequentemente, a sociedade brasileira continua sendo influenciada negativamente pela impressa. Tal pensamento ganha reforço por meio da citação de Pierre Bourdieu, o qual afirma o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Dessa forma, tendo em vista que tal função não está sendo cumprida, é necessário suprir tal carência.
Por esse prisma urge, portanto, que medidas efetivas sejam realizadas a fim de reverter esse quadro. Para isso, cabe ao governo, responsável pelo desenvolvimento da sociedade, garantir que as leis existentes realizem suas funções, por intermédio de novos decretos, com o objetivo de garantir os direitos existentes. Ademais, a mídia, por seu poder de abrangência, deve promover campanhas, por meio de projetos, para que o povo tenha acesso a informação de qualidade. Dessarte, será possível pôr fim tais questões.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá,
    Bem, achei alguns erros de vírgula e crase ao longo do texto, além de um erro ortográfico. Por isso, 120 na comp 1;
    Você compreendeu a proposta do texto e expôs sua tese e seus argumentos na introdução e isso foi bom para seu texto.;
    Nos parágrafos de desenvolvimento, vc colocou alusões filosóficas e isso favoreceu seu texto;
    Quanto a coesão do seu texto, vc tem que usar sinonimos para evitar repetições. Há partes do seu texto que quebram a coesão e atrapalham na fluidez da leitura.
    Revise a competência 4.
    Na conclusão, vc trabalhou com dois agentes: Governo e mídia(solucionando a problematica q apresentou nos parágrafos do desenvolvimento em suas respectivas ordens), mas vc n atendeu a todos os requisitos da proposta, pois é necessário que vc detalhe, ao menos para um agente, quem, o que, como, para que e algum detalhamento. No seu texto, vc se ateve a responder apenas 3 desses questionamentos.
    Notas
    1-120
    2-160
    3-160
    4-120
    5-160
    Total: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.