Iniciante

Idosos na atualidade : Negligenciados ou valorizados?

  • 0

Devido aos avanços da medicina,a expectativa de vida só tende a aumentar ao longo do tempo,fazendo crescer também o número de idosos presentes em nosso país.Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),a taxa de cidadãos de terceira idade no Brasil é alta,e tende a se elevar nos próximos anos.Nesse contexto pode-se inferir que,atualmente,as necessidades socias e econômicas de tal faixa etária não estão sendo supridas de forma digna,tal qual a prevista em nossa constituição.Nesse sentido é conveniente a análise com que tal impasse afeta nossa sociedade.

Inicialmente,pode-se dizer que a terceira idade é abundantemente afetada pela discriminação feita pelos mais jovens,na qual,possíveis limitações físicas e psicológicas dos idosos acabam sendo usadas como uma espécie de dssculpa para que estes sejam tratados com menosprezo,onde também,problemas na infraestrutura de espaços públicos e problemas na previdência social acentuam tal quadro,aumentando e demonstrando o nível de descaso contra os mais velhos.

Ademais,a dinâmicidade do mundo contemporâneo acaba por atrapalhar a inclusão de minorias ,onde a falta de tempo constante e os avanços tecnológicos criam um ambiente propicio para a não inserção do grupo social composto por idosos.Esse cenário evidência,então,o quanto a sociedade atual é individualista,ilustrando a idéia de modernidade líquida de Zygmut Bauman que,segundo ele,”As relações escorrem e vão pelos dedos”,levando de certa maneira,consigo,os direitos sociais e até mesmo políticos de tais cidadãos.

Fica claro,portanto,que a exclusão social dos idosos é uma questão evidente e deve ser combatida.Para isso,o Ministério da Fazenda deve promover mudanças na previdência social,a fim de aumentar o poder aquisitivo dos idosos.Além disso,as prefeituras devem investir em acessibilidade e opções de entretenimento para a terceira idade,com objetivo de garantir a ela lazer digno.Ademais,a escola e a mídia devem difundir valores positivos a respeito dos mais velhos,mostrando que eles não são,e não podem, ser vistos como ultrapassados,e sim que,podemos absorver sua sabedoria,para então ,compartilharmos e construirmos uma sociedade cada vez melhor.

Compartilhar

0 Correções

  1. O primeiro parágrafo está muito bom, você contextualizou o tema e apresentou sua tese, porém há algumas repetições que podem acabar tirando pontos.
    No parágrafo de desenvolvimento, não há a presença de algo que sustente seu argumento, como um filme, uma citação, outra área do conhecimento, dados estatísticos. Isso acaba tirando pontos, então procure por elementos que ajudem no seu argumento. Além disso, a estrutura está mal construída, com erros gramaticais e isso diminui sua nota.
    O seu segundo parágrafo de desenvolvimento, apesar de apresentar uma citação, está estranho devido a construção, parece que não houve um planejamento do seu texto. A citação poderia ser retirada, pois só o fato de vc dizer qual a ideia dele e explicá-la já seria suficiente. Novamente há erros gramaticais.
    No último parágrafo, vc não precisava falar que fica claro algo que é evidente (os dois falam a mesma coisa). Pq o Ministério da Fazenda faria isso? Não é função dele, entende? Além disso, não eram necessárias 3 propostas, somente uma seria suficiente caso bem detalhada e com os 5 elementos. Espero ter ajudado :)

    • 0
  2. “Bih”, vossa redação está boa, porém tem alguns pontos que se arrumados a melhorariam, como por exemplo:
    “Nesse sentido é conveniente a análise com que tal impasse afeta nossa sociedade”, essa frase é deveras desnecessária, a introdução já cumpriu o papel dela, apresentou o tema de forma abrangente, especificou o tema e fez a tese. Esse periodo a mais é um gasto de linhas apenas.
    O primeiro desenvolvimento inteiro poderia ser um ponto de ouro na sua redação, porém, tem muitos pontos incoerentes. Primeiramente: você estava falando sobre como os jovens alopram os idosos, mas você nem fez essa proposta na tese, a tese deve ser um norte sobre o que vai ser falado nos desenvolvimentos. Ademais, tudo que vc falou se encaixa em senso comum, sendo totalmente invalido numa redação, pois não tem qualquer base estatistica ou outro dado empirico no meio de sua argumentação (alias não houve qualquer argumentação, foram apenas palavras jogadas ao ar, descumprindo a função do desenvolvimento, gastando linhas a toa) (como a previdencia social e infraestrutura para os idosos faz com que eles sejam aloprados pelos jovens???????? Não há explicação, não há desenvolvimento, tome cuidado da proxima vez, argumente, não fale apenas que existe um problema, você tem que falar PORQUE ele existe).
    No segundo desenvolvimento ocorre uma pequena argumentação, quase pifia, novamente outra constatação enorme, sem argumentação. Porém teve uma citação, isto pode ser bem melhor explorado, tente colocar a citação no começo e desenvolva em cima do pensamento que esta na citação.
    A proposta de intervenção não tem os cinco elementos, pois tem diversas propostas e nenhuma cumpre todos os cinco elementos, tente desenvolver apenas uma proposta, com 1 agente, 1 ação, 1 meio, 1 detalhamento e 1 finalidade, ao inves de diversas incompletas.
    Boa sorte na sua jornada, eu acredito.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.