Idealização do distante

  • 0

Evasão escolar em questão no Brasil.

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade conteporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a evasão escolar apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da má gestão educacional, quanto da desigualdade social. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipualmente, é fulcral pontuar que a evasão escolar deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne á criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, a educação acaba sendo negligenciada. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotor do problema. Partindo desse pressuposto enraizado na sociedade, criam-se obstáculos para dificultar ainda mais a vida do jovem estudante. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que essa recorrência contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço dá problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a evasão escolar, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertido em campanhas publicitárias, com o intuito de mostrar o devido direcionamento aos jovens e fortalecer o vínculo entre pessoas e governo. Desse modo, a coletividade alcança-rá a Utopia de More.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! Não sou especialista, mas vejamos:

    – Conclusão conforme INEP/ENEM deve ter intervenção, agente, forma, finalidade, consequência… Creio que atendeu em partes esse.
    – Usou-se do recurso do título e subtítulo, positivo para entendimento mas fora das regras de algumas bancas, só observação.
    – Poderia substituir palavras repetidas por sinônimos, como evasão escolar por: abandono acadêmico, desistência, largar o colégio…

    Parabéns, seu texto está coeso. Continue praticando.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.