Idade Mídia

  • 0

Leitura na juventude: desafios da era da informação

“A educação é a melhor arma que você pode usar para mudar o mundo”, essa fora uma frase dita por Nelson Mandela durante sua árdua luta contra os males de sua falta, a educação. Em paralelo, Steve Jobs, um dia dissera que “a tecnologia move o mundo”. Sendo assim, há anos vagam em meio a debates questões acerca duma suposta e promissora união: a educação e a tecnologia. Portanto, analisar e compreender os impasses que impedem tal junção, tornou-se de extrema importância em nossa atual sociedade.

Em primeiro lugar, é válido considerar que os meios, hoje usados para adquirir conhecimentos, já não são como os antes recomendados e muito utilizados. Há não muito tempo, era bastante comum condensar boa parte da sabedoria humana em enormes e densos livros: esses eram os Atlas e as Enciclopédias. Um Atlas escolar muito facilmente auxiliaria na aprendizagem e realização de pesquisas: significava ter um mundo de informações às mãos. Não obstante, com o surgir da era da informação, muitas outras maneiras de aprender foram também geradas como frutos consequentes da digitalização do saber.

Sob o mesmo ponto de vista, crenças em livros como sinônimo de conhecimento, não são mais levadas ao pé de suas representações quanto à contemporaneidade. A antipatia para com o hábito da leitura tem se tornado um fenômeno bastante reconhecido internacionalmente. Tornada a união audiovisual acessível às pessoas, é imaginável se deparar com a derradeira batalha pela quais os livros têm lutado: a atenção e o tempo de quem os lê. Um vídeo ou filme, quase que sem problemas, representaria toda uma cativante trama em um período de tempo que muito dificilmente seria possível ler o menor dos livros. De fato, disputas entre meios de comunicação colocam em evidência a palavra dos tempos: a atratividade.

Portanto, refletir sobre a leitura tornou-se necessário para compreendermos as mudanças que estão em acelerado processamento. Na busca por melhorias, cabe ao Ministério da educação desenvolver maneiras mais eficientes no que diz respeito ao incentivo à leitura. De maneira crucial, também o mesmo Ministério deve agir na educação básica da nação, tratando de mostrar às crianças e futuros jovens a necessidade da leitura. Não menos relevante, tornar o preço de livros mais acessível é indubitavelmente a melhor forma de tornar acessível a aquisição deles e, por conseguinte, seu devido uso. Dessa maneira a mudança poderá ser executada com ciência e sucesso.

*Título da redação plagiado de um texto motivacional outrora encontrado no tema desta redação.

Compartilhar

7 Correções

  1. Sei que já teve correções,mas eu tinha feito,porém não havia conseguido mandar.

    Introdução:

    Não é possível identificar a problematização do tema. E a tese não é esclarecida para ser desenvolvida nos seguintes parágrafos.

    Desenvolvimento 1:

    Não é encontrado pontos de argumentação,se tornou um texto muito expositivo e sem posicionamento. Além de não haver repertório pertencente a outras áreas do conhecimento que embase sua argumentação.

    Desenvolvimento 2:

    Novamente sem repertório. O caminho para a argumentação é bom,mas não tem base. Não tem algo que diga: “esse argumento está certo”. Ainda muito expositivo.

    Conclusão:

    Senti que os fatores da conclusão não conversam muito entre si.
    quem: Ministério da educação
    vai fazer o que: Incentivar a leitura.
    Por meio de: deixar o preço mais barato? (vai deixar o preço mais barato,mas como as pessoas vão saber disso se elas normalmente não consomem livros? abaixar o preço seria mais para quem já os consome)
    Da forma:? (não há detalhamento)
    Para o resultado : haver uma mudança?(não está completa)

    Observações finais:
    Na introdução deve haver: Uma forma de iniciar,problematização do tema e a tese(dois argumentos que serão defendidos que serão defendidos nos parágrafos de desenvolvimento) Nos desenvolvimentos há muita exposição e apresentação dos fatos(sem embasamento) e sem indicar o real problema do tema e sem desenvolver o problema com a juventude. Ou seja,foge um pouco do tema. E sem seu posicionamento.
    Na conclusão é recomendado que seja solucionado pelo menos uma das causas apresentadas nos desenvolvimentos.Por não haver indicação do problema diretamente,houve uma confusão na escolha da proposta de intervenção.

    Notas:
    C1: 160
    Não há erros graves,apenas alguns leves. Recursos coesivos bem encaixados

    C2: 120
    Estrutura do texto certa,porém com argumentos previsíveis e expositivos.

    C3: 80
    Não aparece repertórios para convencer o leitor de seu posicionamento.Repertório insuficiente.

    C4: 120
    Não explora o problema acontecendo principalmente na juventude e nas escolas,não deixa claro seu posicionamento. foge um pouco do tema

    C5: 120

    Não há uma resolução muito organizada,a proposta é boa,mas deveria ser mais explorada e detalhada. Parece realmente não solucionar o problema.

    Nota final: 600

    Dicas:
    Poderia ter usado uma das citações do primeiro parágrafo no desenvolvimento,aumentaria a nota no repertório. Os problemas principais poderiam ser: Por que os jovens não se interessar pela leitura é tão ruim?
    É ruim porque eles se limitam ao conhecimento digital o qual é nos dado de bandeja? fazendo com que não haja o exercício do pensamento que os livros nos forçam a ter?) ou o pouco domínio da língua portuguesa devido ao uso da linguagem coloquial na internet. E os livros nos fazem aprender a escrever melhor? pode ser também Os malefícios trazidos pela era digital que os livros não ocasionam?
    Por que a idade mídia para o conhecimento é um problema? (isso deveria ter sido desenvolvido)

    Para a conclusão,além de abaixar os preços,poderia haver mais feiras literárias organizadas para os alunos. Atividades de leituras mais frequentes, reformas nas bibliotecas para chamar mais a atenção dos jovens. Por aí vai. Usar o Ministério da educação em parceira com as escolas,seria uma boa tática de apresentar a proposta de intervenção .
    Há umas formas na internet que te ajudam a organizar a ordem dos fatores principais da conclusão,para o parágrafo ficar mais claro e organizada.

    Espero que eu tenha ajudado,vai firme,você escreve bem. Mas esse tipo de texto tem que estudar e praticar bastante.

    Boa sorte!

    • 1
  2. Introdução:
    – Bom uso de recursos coesivos.
    – Boa contextualização.
    – Sua tese ficou clara, mas acredito que expor os argumentos que você vai desenvolver no D1 e D2 iria ajudar a interligar os parágrafos.

    D1:
    – Atlas e enciclopédia não se escrevem com letra maiúscula.
    – Eu achei o paragrafo muito expositivo, você não desenvolveu a sua opinião, apenas apresentou alguns fatos.

    D2:
    – Você não apresentou nenhum argumento de autoridade para afirmar suas opiniões, que também não ficou muito exposta.
    – “Período de tempo” é pleonasmo, você poderia ter dito apenas período ou em tempos.
    – No geral eu achei seus dois parágrafos de desenvolvimento bem vagos, pois além de não se basearem em nenhuma repertorio sociocultural, você não deixou a suas opiniões claras.

    Conclusão:
    – Você citou três ações e não detalhou nenhuma, o melhor seria focar em uma e desenvolvê-la por completo, com todos os tópicos necessários para a conclusão.
    – A conjunção “dessa maneira” necessita de vírgula.

    Nota:
    C1: 160 – você escreve bem, mas os erros que eu apontei durante a correção não permitem pontuar 200.
    C2: 120 – mesmo que você traga dois repertórios socioculturais no início, você precisa comprovar seus argumentos com outros ao longo do desenvolvimento, e isso não aconteceu.
    C3: 80 – Texto muito expositivo.
    C4: 160 – Você usou bem os recursos coesivos, porém estavam quase ausentes no D2.
    C5: 160 – Explicado acima.
    Total: 680

    Bom essa é minha opinião, acho que você está no caminho certo, só precisa aprender a organizar seus argumentos e montar um projeto de texto com repertórios legítimos. Espero ter ajudado.

    • 1
  3. BOA NOITE .

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO.

    MAIS DE INICIO GOSTEI DA SUA REDAÇÃO.

    Competências:
    Nota 1 – 180 – demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 180 – demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
    Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

    No mais, gostei de sua redação, sucesso na próxima…. PARABÉNS.

    ESPERO TER AJUDADO

    =) BOA NOITE.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.