Iniciante

Humor, preconceito vs denuncia dos males sociais

  • 1

No filme “O Grande Ditador” o diretor, ator e humorista Charlie Chaplin utiliza o humor, para opor-se aos regimes totalitários de países como Alemanha, Itália, entre outros. Através disto Chaplin mostra que o humor teve e sempre terá grande importância na cultura ocidental. No entanto, atualmente muitos comediantes usam as piadas para ofender à pessoas ou à segmentos da sociedade. Em contrapartida, grandes humoristas retratam com suas piadas os nossos problemas, servindo de alívio para os mesmos.

Inicialmente, convém citar atitudes deploráveis, como a do humorista Danilo Gentili, onde em um vídeo ele  faz injúria contra a deputada Maria do Rosário, ao exibir um cartaz com a palavra “deputada” encobrindo a primeira e a ultima silaba. De forma análoga, muitos humoristas difamam com suas piadas à mulheres, LGBT´s, pobres e outros grupos. Com efeito reforçam velhos preconceitos que a muito deveriam ter sido removidos de nossa sociedade.

Contrário a isto, cabe ressaltar a importância de nomes como Chico Anysio, Renato Aragão, e inúmeros outros mestres da comédia, que fizeram os brasileiros rir em tempos turbulentos, como a redemocratização e a hiperinflação. Por meio deles podemos ver como o humor é importante no entretenimento. Visto que, em momentos complicados da vida cotidiana, a piada é um alento, principalmente quando essa piada vem acompanhada de criticas sociais importantes, a exemplo dos humoristas citados.

Portanto, é necessário que o público espectador filtre o que pertente acompanhar, ou seja, evitar dar audiência a aqueles que fazem piadas preconceituosas. E prefiram conferir os trabalhos daqueles que através do riso fazem criticas aos problemas da sociedade, para que o humor seja simbolo de alegria, esperança e denuncia social, assim como Charlie Chaplin fez em sua carreira.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Seu texto é bem organizado! Parabéns. Entretanto.percebi alguns erros ortográficos e de pontuação…
    “No filme “O Grande Ditador” o diretor, ator e humorista Charlie Chaplin utiliza o humor” AQUI VOCÊ DEVERIA TER COLOCADO UMA VÍRGULA APÓS O CHAPLIN (PARA DIVIDIR O APOSTO EXPLICATIVO DO RESTANTE DA ORAÇÃO)
    “No entanto, atualmente muitos comediantes usam as piadas para ofender à minorias ou à indivíduos.” ESSA EXPRESSÃO ‘MINORIAS OU INDIVÍDUOS’ É CONFUSA… VC PODERIA SUBSTITUI-LA POR ‘AS PESSOAS’ OU ‘A SOCIEDADE’
    “Inicialmente, convém citar atitudes deploráveis, como a do humorista Danilo Gentili, na qual em um vídeo ele faz injúria contra a deputada Maria do Rosário, ao exibir um cartaz com a palavra “deputada” encobrindo a primeira e a ultima silaba. De forma análoga, muitos humoristas difamam com suas piada à mulheres”, PRIMEIRAMENTE TROQUE A EXPRESSÃO ‘NA QUAL’ ( CITADA NO INÍCIO DO PARÁGRAFO) POR ‘ONDE’ ADEMAIS SÓ UM ERRO NA PALAVRA PIADA ( COLOQUE-A NO PLURAL)
    “que o humor seja simbolo de alegria, esperança e denuncia social, assim como Charle Chaplin fez em sua carreira.” Não é coeso vc escrever ‘CHARLIE’ no início to texto e no final de forma diferente!!!
    Bjo,espero ter ajudado

    • 1
  2. Olá
    A Redação é boa, com um ótimo assunto, porém percebi que teve vários erros ortográficos, pontuação, vírgulas etc.
    Também, dei uma analisada que teve palavras repetidas.
    Mas fora isso gostei, é só praticar mais.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • 0
  3. Seu texto é bem organizado, o que falta é o uso correto das pontuações, em destaque, da vírgula. No começo da sua introdução, onde refere-se a Charlie Chaplin, vc deveria colocar a vírgula. Nos desenvolvimentos também. Vc tbm repetiu o conectivo “a contrário disso” msm mudando coisa ou outra, é bom variar.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.