Aristóteles nos trouxe a afirmação de que “o riso é uma dádiva à humanidade e nos aproxima dos deuses”. Em um mundo onde somos constantemente expostos à barbaridade e sensações ruins, o humor consequentemente se torna um “bálsamo” para curar as feridas deixadas pela convivência diária com acontecimentos infelizes. Devemos nos questionar em quais momentos o humor deixa de ser este bálsamo para virar a adaga que fere o próximo.
Dentre sua versatilidade de utilizações, o humor toma forma de causador da dor quando é utilizado para atacar minorias. Isto é observado em humoristas atuais, que utilizam como objeto e alvo de humor ácido alguns grupos como negros, mulheres, deficientes, homossexuais e demais grupos, realizando piadas de cunho racista, homofóbico e machista e então justificando seu ódio com humor.
As bordas que limitam o humor também se tornam perigosas quando o utilizam como máscara para ocultar problemas sociais, pessoais e dores intrínsecas na alma do indivíduo, onde torna-se quase impossível identificar problemas como depressão, ansiedade e outras condições psicológicas, tristemente exemplificado pelo ator Robin Williams, que utilizando do humor, jamais levantou qualquer suspeita de suas condições psicológicas.
Portanto, deve-se ter senso crítico aguçado para compreender os limites do humor. E para que se possa evidenciar estes limites, palestras e cartilhas devem ser oferecidas para crianças no ambiente escolar como forma de conscientização e aprendizado sobre piadas de mau gosto para com o próximo; e para quem utilizar de piadas do gênero, penas severas que vão desde processos até reclusão se fazem necessárias. Desta forma, se plantará a semente da empatia com o próximo.
ariele22
COMPETÊNCIA 1: 120/200
Cuidado com a repetição de termos, ao longo do texto você repetiu muitas vezes o termo “humor”. Tente explorar mais o uso de sinônimos no seu texto, isso é essencial!
Faltou vírgulas em muitas ocasiões. Vou trazer trechos de algumas:
“(…) cunho racista, homofóbico e machista e então justificando seu ódio com humor”
o certo seria: “cunho racista, homofóbico e machista e, então, justificando seu ódio com humor.”
“(…) tristemente exemplificado pelo ator Robin Williams, que utilizando do humor, jamais levantou qualquer suspeita de suas condições psicológicas”
” tristemente exemplificado pelo ator Robin Williams, que, utilizando do humor, jamais levantou qualquer suspeita de suas condições psicológicas.”
Revise aposto restritivo e aposto explicativo, como também conjunções
COMPETÊNCIA 2: 180/200
Você apresentou uma excelente abordagem do tema. Tirei 20 pontos nessa competência porque a estrutura dos seus parágrafos fogem do modelo do dissertativo-argumentativo. Dica: a estrutura visual da redação é muito importante, a distribuição de linhas tem que ser coerente. Ou seja, o D1 e o D2 tem que ser obrigatoriamente maior que a introdução.
COMPETÊNCIA 3: 180/200
A ideia do seu D1, bem como do seu D2, poderia ser melhor desenvolvida. Você poderia ter problematizado mais os problemas que abordou
COMPETÊNCIA 4: 120/200
Essa competência é voltada ao uso diversificado das conjunções, só aí a gente ver o quanto elas são importantes kkkk. Você por vezes não usou recursos coesivos entre um parágrafo e outro, busque conjunções além dos mais comuns “e”, “mas” e etc.
“Mormente”, “todavia”, “de posse de”, “logo”, “Portanto”, “Outrossim” , “Ademais” Use-os sem dó, e aproveite para pesquisar outros. Existem muuuuitos
COMPETÊNCIA 5: 80/200 (apresenta apenas 2 dos 4 elementos obrigatórios)
Toda proposta de intervenção deve ter, obrigatoriamente, esse elementos:
-Agente (Quem irá aplicar as ações? O Estado? As escolas? O legislativo? O judiciário?)
Meios (Quais serão as atitudes tomadas?)
Finalidade (Para qual objetivo as atitudes serão tomadas?)
Detalhamento (Esse é o último mais MUITO importante também, deve-se detalhar as ações)
De posse disso, você não colocou quem é o agente de cada uma das suas duas propostas.
Finalidade Ok.
Porém seu detalhamento foi pouco desenvolvido.
Dica: Ao ter escrito sobre as palestras e cartilhas, você deveria ter explicado qual seria conteúdo abordado nelas e de que forma.
Espero ter ajudado :)
rejanesouza
O tema está muito bem abordado, minha contribuição é na verdade um lembrete, ao redigir sua redação para a folha oficial, não esqueça de respeitar as margens, se for necessário faça a separação das vírgulas, quando se deixa um espaçamento relativamente grande, o examinador pode entender que o candidato não sabe separar virgulas, o ideal é que o texto fique bem ajustado, como na opção “justificar” do word. Boa sorte.
Juliaisabellajesus
Sua redação está muito boa, mais senti falta de falar mas sobre o assunto ao decorrer do texto,teve bastante citação e teve a intervenção.No final dava mas por ela, não achei o final tão bom fiquei esperando por mas.No geral esta ótimo provavelmente menos de 800 você não tirava espero ter ajudado…
alisongms96
Aristóteles nos trouxe a afirmação de que “o riso é uma dádiva à humanidade e nos aproxima dos deuses”. Em um mundo onde somos constantemente expostos à barbaridade e sensações ruins, o humor(,)consequentemente(,) torna(-se) um “bálsamo” para curar as feridas deixadas pela convivência diária com acontecimentos infelizes. Devemos nos questionar em quais momentos o humor deixa de ser este bálsamo para virar a adaga que fere o próximo. (Faltou expor o que você, de fato, irá defender)
(Em primeira análise,) dentre sua versatilidade de utilizações, o humor toma forma de causador da dor quando é utilizado para atacar minorias(,) Isto é(,) observado em humoristas atuais, que utilizam como objeto e alvo de humor ácido alguns grupos como negros, mulheres, deficientes, homossexuais e demais grupos, realizando piadas de cunho racista, homofóbico e machista e(,) então(,) justificando seu ódio com humor. (Aprofunde, dê sua opinião. Você apenas expôs fatos)
(Além disso,) as bordas que limitam o humor também se tornam perigosas quando o utilizam como máscara para ocultar problemas sociais, pessoais e dores intrínsecas (à) alma do indivíduo, tornando-se(,)(dessa forma)(,) quase impossível identificar problemas como depressão, ansiedade e outras condições psicológicas, tristemente exemplificado pelo ator Robin Williams que(,) utilizando do humor, jamais levantou qualquer suspeita de suas condições psicológicas. (Aprofunde a temática)
Portanto, deve-se ter senso crítico aguçado para compreender os limites do humor. E para que se possa evidenciar estes limites, palestras e cartilhas devem ser oferecidas para crianças no ambiente escolar como forma de conscientização e aprendizado sobre piadas de mau gosto para com o próximo; e para quem utilizar de piadas do gênero, penas severas que vão desde processos até reclusão se fazem necessárias. Desta forma, se plantará a semente da empatia com o próximo.
(Faltou responder algumas das 5 perguntas: ação, agente, meio, finalidade e detalhamento)
jhenicps
Boa tarde.
Gostei muito da redação, achei sua forma de escrever confortável… da vontade de continuar lendo e ver onde a redação vai nos levar. Senti falta de conectivos do 3 parágrafo em diante para iniciar os parágrafos e como a redação toda foi muito boa, talvez o final precisasse ser mais surpreendente.
Obrigada!