Redação para concurso. Tema: Os limites do humor e o abuso do direito à liberdade de expressão
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/1988) todo ser humano tem direitos fundamentais, dentre eles está o direito a se expressar e opinar livremente. Dessa forma, é evidente que a Carta Magna possibilita aos indivíduos uma série de prerrogativas inerentes a condição de viver, da forma que os achem melhor. É necessário, porém, destacar que com direitos vem deveres, dos quais a liberdade de expressão, em particular, exige uma análise social e uma delimitação da liberdade individual sobre a coletiva.
Inicialmente, a vida em sociedade exige uma análise racional de cada caso. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, padrões sociais são, inerentemente, criados para possibilitar a harmonia da convivência social. Desse modo, é evidente no Brasil, país democrático, que os políticos são ícones, representantes do povo, logo, é consenso, entre a doutrina, o pensamento desses indivíduos significarem uma peça fundamental e não passível de chacota ou piada para efetivação da democracia.
Além disso, a Constituição Cidadã expressamente prevê um dispositivo legal, cujo artigo restringe a liberdade individual de expressão, a partir do momento desta afetar os direitos fundamentais inerentes do próximo. Diante disso, o poder de agir, da forma que bem entender, não pode sobrepujar a liberdade coletiva, por exemplo, ao denegrir a imagem de uma figura social importante, mediante o ato de humorizá-la, pois essa atitude tem implicações diferentes de praticá-la com alguém íntimo, possivelmente considerado, no primeiro caso, crime segundo a Constituição Brasileira atual.
Por fim, a exigência de limites ao direito de liberdade de expressão, coletiva sobre o individual, põe em questão a aplicação da lei, pelo Estado, da analise social mais abrangente. Portanto, é necessário, por parte do Poder Executivo, fiscalizar e decretar, localmente, as situações, aonde haja limite à liberdade individual, como também, cabe a sociedade civil participar mais através das ouvidorias e dos disques denúncias dos órgãos, possibilitando localizar os pontos deficientes do país de forma mais regionalizada.
mylle3008
===Introdução: olha, sua introdução não fez uma citação direta ao tema, sugiro que coloque as palavras referentes ao tema nela, já que ela é a porta de entrada para seu texto, isso te prejudica na C3.
Desenvolvimento 1: mesma problemática da sua introdução, não fizesse nenhuma relação com o tema , faltou também um fechamento nesse parágrafo (CUIDADO! ao não falar sobre o tema, corre um risco imenso de tangenciar)
===Desenvolvimento 2: agora comecei a perceber algumas partes que identificavam que vc realmente estava argumentando sobre o tema: ” imagem de uma figura social importante, mediante o ato de humorizá-la, pois essa atitude tem implicações diferentes de praticá-la com alguém íntimo, possivelmente considerado, no primeiro caso, crime segundo a Constituição Brasileira atual.” Porém, assim como no D1, faltou um fechamento.
===Conclusão: sua conclusão está incompleta, lembre de responder: quem? fará oque? como fará? para quê? e o detalhamento; essas perguntas devem ser respondidas a pelo menos uma proposta de intervenção. No seu caso foram duas incompletas, o que compromete sua nota na C5.
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 200
C5: 120
NOTA: 800