Homofobia no Brasil

  • 1

Na novela “Amor a vida”, produzida pela rede Globo, conta a história de Félix, um homem gay que possuí muita dificuldade de se aceitar por conta do preconceito do seu pai que jamais aceitaria do jeito que ele é. Este é o cenário de muitos brasileiros que se assumem homossexuais ou bissexuais. Os fatores que contribuem para o aumento desta problemática é o conservadorismo religioso e o bullying.

Deve-se pontuar de início, o conservadorismo religioso, de tal modo que em uma notícia publicada pelo G1, dizia que o Vaticano não aceitava o casamento homoafetivo, ou seja, duas pessoas do mesmo sexo. Este ponto de vista colabora para o aumento do preconceito e da homofobia e consequentemente a dificuldade de autoaceitação, pois muitas famílias religiosas acabam criando a visão de que o homem deve se casar com uma mulher e formar uma família conservadora. Dessa forma faz-se necessária a reformulação desta postura estatal urgente.

Em segundo lugar, pode-se citar, o bullying como outro fator referente a homofobia. Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais. Visto que, está realidade tem relação direta com falta de punições aos homofóbicos, de tal modo, que os agressores se sentem mais seguros de praticar tal ato. Destarte, tudo isso retardada a resolução do empecilho, já que o assédio moral contribui para a perpetuação desse cenário.

Em vista disso, percebe-se como casos de homofobia podem se aprofundar na dificuldade de autoaceitação. Para combater esses empecilhos, o governo federal deve atuar por meio das escolas, a partir do Ministério da educação, promover palestras e debates falando sobre o conservadorismo e preconceito diante da homossexualidade, com a finalidade de que estas crianças futuramente não pratiquem o mesmo erro desta geração. Ademais, o governo federal deve atuar por meio do Poder Legislativo, aumentando a pena para crimes motivados pela identidade de gênero, com o intuito de diminuir casos de morte e agressões por conta da orientação sexual. A partir disso, a obra supracitada não mais representará o comportamento marginalizado perante a preferência sexual.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vamos iniciar:
    Primeiro parágrafo = Repertório foi usado muito bem, legítimo, ligado ao tema, bem contextualizado. Os argumentos foram bem definidos. Temos alguns problemas gramaticais como “por conta” que traz maior formalidade em “devido ao”, “seu pai que jamais aceitaria do jeito que ele é” que falta o artigo “o’ , e ficaria melhor como “seu pai jamais aceitaria sua orientação sexual”.
    Segundo parágrafo = De gosto pessoal não foi um repertório que me agrada tanto mas acredito que tá bem embasado sim. Conectivos estão ok, autoria também.
    Terceiro parágrafo = Ótimo repertório e argumentação. Evitar a repetição do “tal”. Procure sinônimos.
    Conclusão = Todos os cinco elementos bem representados. E apresentou que teve um projeto de texto. Parabéns!
    C1 = 180
    C2 = 200
    C3 = 200
    C4 = 200
    C5 = 200
    Nota final = 980

    • 1
  2. Introdução boa, citar a novela “amor a vida” foi uma ótima escolha, mas poderia ser melhor se você citasse algum ativista ou filosofo que fala sobre a homofobia ou sobre preconceitos, pra deixar o texto com um repertorio sociocultural melhor, os dados usados são bons, e a proposta de intervenção com agente, meio, ação, finalidade, efeito e detalhamento estão incríveis, tem umas palavras difíceis que não são comuns pra uma pessoa qualquer entender, mas pros corretores deve estar tudo bem

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.