Em um trecho do livro “O Mercador de Sonhos”, o autor M. M. Schwitzer enaltece que a cultura é uma arma do cidadão educado em busca por reconhecimento. Reconhecimento esse, que muitas vezes não é adquirido por muitos jovens brasileiros e que por esse fator, os mesmos acabam traçando caminhos adversos aos que os tornariam cidadãos de bem. Esse cenário se dá, entre outros, por dois fatores: A falta de orientação vinda de pais e responsáveis e pela baixa atuação dos meios governamentais em relação á educação.
Primeiramente, é importante ressaltar a baixa atuação dos sistemas de governo como percussora do problema, uma vez que não investindo como deveria na educação não abrem portas para atividades complementares fora do “quadro e giz”. Essa falta de atividades alternativas faz com que muitos jovens não se interessem por ficar na escola, acabem saindo e conhecendo o mundo do crime, que mais tarde pode matá-los.
Ademais, é importante ressaltar a falta de diálogo de pais e responsáveis dentro de casa para com seus filhos. Segundo o poeta J.Petit Senn, “Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo”. A ideia de Senn pode ser absorvida tanto pelos pais da atualidade quanto pelos mais antigos, já que esse é um fator que passa de geração para geração.
Em suma, medidas são necessárias para conter o avanço dessa problemática. É mister que o Tribunal de Contas da União direcione capital para o MEC (Ministério da educação), acrescente mais metodologias de ensino que despertem mais interesse nos alunos de todas as fases de ensino, e também atividades motivadores no horário contrário ás aulas. Além disso, pais de adolescentes em formação devem se manter mais próximos de seus filhos. Dessa forma, a ideia de cultura e educação de Schwitzer será posta em prática e cada vez menos jovens irão ás ruas cometer crimes.
GabrielF21Iniciante
Homicídios entre jovens brasileiros e seus fatores causadores
Compartilhar
Letícia.F
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Nota:160
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Nota:80
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:120
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:80
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota:120
Considerações gerais – sua tese não está clara o suficiente, a estrutura me parece um pouco mal organizada.
kaio323
Oi, tudo bem?
1 – Gramática dalíngua escrita (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa) =160–> Você demonstrou alguns erros de concordância (A falta de orientação vinda de pais e responsáveis) e de vírgulas.
2 -Abordagemdotema e tipo Textual (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumenta tivo em prosa= 0—> Você apresentou uma argumentação previsível e refutável. Além disso, você mostrou domínio mediano sobre o texto dissertativo- argumetnativo. Mas eu te dei zero pq você tangenciou o tema por inteiro.
3 – Autoria e projeto de texto (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões eargumentos em defesa de um ponto de vista)=120–>
No seu D1, depois do seu tópico frasal, você não mostrou uma autoria sobre o caso, apenas jogou o problema e mais nada.
No seu D2, você não usou da argumentação pra relacionar isso com o tema… apenas relacionou uma ideia com a citação.
Portanto, você apresenta um texto mal planejado e poucous indícios de autoria.
4 – Coesão Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.) = 120 –> Pois –> Você articulou muito mal o seu texto.
5 -Proposta de intervenção (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. = 0 Pois –> Ministério da Ecucação e Cultura*. Ação/Agente/Modo/Finalidade e detalhamento, você apresentou apenas modo ,Ação e agente
Sua proposta não tem nada a ver com o tema.