HOMESCHOLING (EDUCAÇÃO DOMICILIAR)

  • 0

No filme “O sol da Meia Noite”, a personagem Katie é educada por seu pai em sua própria casa devido a uma grave doença que a impede de frequentar uma escola normal como as outras crianças. Em uma das cenas do filme é possível ver Katie recebendo seu diploma de conclusão de grau. Num cenário real brasileiro a temática de “Homeschooling” traduzido como ensino domiciliar, ainda é palco de grandes discussões que cabem ressaltar os pontos positivos e negativos à cerca do tema.

Em primeiro lugar, é preciso discutir que uma das principais premissas do ensino domiciliar é não simplesmente garantir que a criança tenha acesso ao conhecimento de todas as áreas da matéria, mas apresentar o método autodidata em que o educando aprende com situações reais e cotidianas de sua vida e não de maneira simulada na escola. Logo após, segundo pesquisas, a pratica do ensino domiciliar não torna o educando inferior ao aluno da escola convencional. Ao contrário, muitos apresentam nível elevado, podendo até mesmo fazer vestibulares sem nenhum problema. Na sequência, destaca-se, como no filme “O Sol é a Meia Noite” muitos pais optam por não mandar seus filhos a uma instituição formal devido a problemas de saúde ou até mesmo problemas relacionados a bullying no qual dentro das escolas é um ato comum.

Em segundo lugar, de forma contrária muitos levantam a hipótese de que o ensino domiciliar não tem vantagens como diz a doutora em psicologia da Unicamp, Ângela Soligo. “O homeschooling tira a oportunidade de conviver com os outros e de aprender a lidar com as diferenças de estilo, cultura, comunidade”. Ademais, vê-se também a falta de recursos pedagógicos para tal prática e a dúvida da capacidade dos pais ensinarem seus filhos de maneira completa, já que os professores que licenciam passam anos em faculdades buscando a graduação.

Portanto, é necessário que a educação domiciliar seja discutida e que tenha todos os seus viés apontados de forma clara, para isso é preciso que o tema seja exposto nas mídias, para que a discussão chegue amplamente a toda a população. Em seguida, é preciso que o Ministério da Educação juntamente com o poder legislativo tornem a educação domiciliar legal fazendo com a mesma seja uma escolha dos pais. Para isso é mister, que tenha uma elaboração de projetos de leis e regras que cada família que optar por tal modelo seja obrigada a seguir. Garantido assim que os alunos gozem de uma educação saudável, seria e comprometida com seu desenvolvimento.

ps: Olá, por favor corrijam de acordo com as normas da redação do ENEM  e avaliem com nota pra eu saber meu nível. se for possível, desde já agradeço!

fala aí como é que tu tá! que curso pretende fazer?  e como não ta pirando com toda essa balburdia na educação?!

abraços!!!

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua redação esta muito boa nao sou nenhuma expert no assunto e nao sei corrigir nenhuma redação corretamente nem com as normas do Enem mas a sua redação tem um ótimo repertório traz uma visão ampla no assunto abrange vários temas e principalmente tem uma tese bem defendida tive uma ótima leitura. Seu texto está excelente adorei tudo meus parabéns. Seu eu fosse dar uma nota seria 100 respondendo sua pergunta estou ótima e pretendo cursar medicina veterinária ou até agronomia obrigado por perguntar.

    • 1
  2. olá, eu não me sinto apta a lhe corrigir através dos critérios do ENEM ,todavia é perceptível que você tem um repertorio amplo e significativo evidenciando conhecimentos externos necessários .Em questão de ortografia não vi nem um erro ,constatei também uma boa utilização de meios coesivos ,ou seja, a presença de conectivos que articulam muito bem sua redação . Enfim ,seu texto esta ótimo e meus parabéns por isso em relação a sua ultima pergunta eu almejo cursar medicina ou engenheira e nessa turbulenta jornada tenho feito roteiros de estudo e sou monitora de matemática em minha escola .

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.