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HIV e AIDS: desafios para a erradicação na população brasileira (ENEM)

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São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, os desafios encontrados para a erradicação do HIV e AIDS contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de discriminação. Esse cenário é fruto de uma falta de mentalidade social, bem como uma insuficiência midiática.

É indubitável, nesse contexto, que a mentalidade social esteja entre as causas do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a alta transmissão do HIV é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, sendo que, se as pessoas crescem em um contexto social ignorante, a tendência é adotar o mesmo comportamento também. A sociedade tem a equivocada impressão que essa doença atinge apenas homossexuais e acabam perpetuando essa ideia.

Outrossim, a má insuficiência midiática é um grande empecilho para a resolução da problemática. De acordo com Pierre Bourdieu, o que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nesse sentido, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema, como: não difundir a ideia do uso de preservativos, não falam de maneira clara e objetiva como contrair o vírus ou de como tratar a síndrome. Ou seja, é um assunto silenciado.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, os meios midiáticos juntamente com o Ministério da Saúde devem desenvolver palestras sobre a prevenção e o incentivo do uso de coquetel para quem já apresenta a AIDS. Essas palestras devem ocorrer por meio de entrevistas com pessoas que sofrem com o problema, bem como especialistas no assunto. Adicionalmente, essas ações devem ser webconferenciadas nas redes sociais dos ministérios, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre os desafios enfrentados para a erradicação do HIV e AIDS e atingir um público maior.

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3 Correções

  1. 1 Parágrafo: Você desenvolveu bem o seu Texto. Apresentou repertório, Problematizou e construiu uma tese em uma frase própria. 200 pontos
    2 Parágrafo: Fez o tópico frasal, anunciou o primeiro problema, Fez uma boa alusão e discutiu sobre ela relacionando-se ao tema. 200 pontos
    3 Parágrafo: Fez o tópico frasal, anunciou o primeiro problema, Fez uma boa alusão e discutiu sobre ela relacionando-se ao tema. 200 pontos
    4 Parágrafo: Apresentou a proposta, exemplificou o agente, a ação, finalidade, detalhamento.
    Porém, faltou usar um conectivo no Segundo Parágrafo, e vc usou um ponto na ultima linha do 3 Parágrafo, poderia ter colocado uma virgula, em minha concepção.
    nota Final : 980

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  2. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 200
    Preste certa atenção na quantidade de “esse/essa/nesse” que você usou. Pode ficar cansativo para se ler.

    Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 200

    Competência 3 – coerência do texto – nota 160
    No primeiro desenvolvimento, já no fim do parágrafo você mencionou sobre as pessoas serem preconceituosas com as doenças mencionadas porque as ligavam aos homossexuais. Esse tema já parece ser outro, o que poderia ser uma fuga, já que você não o desenvolveu após essa menção.

    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 200

    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 160
    É bom que você tenha detalhado sua proposta, mas ao mesmo tempo ela não apresenta muita coisa nova, e é mais como uma extensão do que o que ocorre atualmente.

    Nota final: 920

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  3. Competência 1: Utilizou bem a norma culta padrão, precisa apenas tomar cuidado com as repeticões, tenta expandir mais seu vocabulário com palavras simples porque serve como diferencial. 190 pontos

    Competência 2: Compreendeu bem a proposta de redação e discorreu com criatividade. 200 pontos.

    Competência 3: Coerência no texto ficou expresso, mas acho que precisa tomar cuidado pra não fugir do tema. 180 pontos

    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos línguisticos 200 pontos

    Competência 5: Proposta de intervenção. Ficou boa, mas acho que você poderia ter detalhado mais e explorado um pouco mais sua criatividade. 190 pontos.

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