Para exercer o controle sobre suas ações, conhecer a si mesmo, e possuir a capacidade de lidar com as próprias emoções é preciso tempo, e a socialização é uma parte importante para esse desenvolvimento. Viver em sociedade é interagir com o outro. Na escola estamos a todo tempo em convívio, com isso podemos aprender a lidar com as emoções e atitudes do próximo. A nossa reação sobre determinada situação é quem diz quem somos, por isso, a escola é um local de autoconhecimento.
A amizade é de fundamental importancia no ambiente escolar. Nela compartilhamos hábitos e interesses em comum, em consequência disso conseguimos definir quais são as nossas preferencias individuais, e também, os tipos de pessoas que mais nos agrada a companhia. Em uma relação de amizade acabamos nos colocando no lugar do outro, desse modo tentamos não machucar o próximo emocionalmente. Aliás o amigo ainda nos ajuda gerando momentos de descontração, assim a preocupação em manter notas altas, por exemplo, pode ser deixada de lado, diminuindo o estresse que a escola proporciona. Contúdo é necessário avaliar como o outro nos afeta.
Pois por vezes é natural nos sentirmos tristes e com raiva devido a ações cometidas por outro indivíduo, entretanto é bom tomar cuidado, afim de que esses sentimentos não se agravem, por que podem ocasionar na depressão e consequentemente no suicídio. A série 13 reasons why “Os 13 porquês”, exemplifica bem essa situação, a protagonista Hanna sofre diversos abusos emocionais como o bullyng, preconceito e machismo, em reação aos ataques cometidos por colegas de classe ela acaba se suicidando. Agregado ao fato de os pais não notarem o distanciamento social, e a falta de comunicação da filha, alegando que são comportamentos referentes a sua idade, esses casos tendem a piorar.
Portando medidas devem ser adotadas nas escolas. Seria viável que o Ministério da Educação permita a contratação de psicólogos dentro das escolas, para que uma vez ao mês os alunos recebam uma consulta psicológica. A direção poderia criar reuniões e palestras com a participação dos professores e responsáveis, para assim debaterem como anda o comportamento do aluno em casa e em meio escolar. Atualmente com o vírus COVID 19 os jovens estudam em domicílio, por plataformas de estudo online. Nesse período os pais possuem uma boa oportunidade para conversar com os filhos e descobrir o que se passa em suas cabeças.
Joaof48
Competência 1: 100
Demonstra domínio da modalidade escrita formal da
língua portuguesa insuficiente.
Competência 2: 80
Não demostra Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: 40
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações,
fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista está insuficiente para uma boa coerência do tipo textual exigido.
Competencia 4: 60
Demonstra poucos conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
para a construção da argumentação.
Competência 5: 80
Elaborou a proposta de intervenção para o problema abordado que
respeitanto os direitos humanos, mas não tão corborativa com a tese inicialmente.
Alanishs
Olá
Gostei muito da sua redação principalmente por citar uma série que fala muito sobre bullying ,13 Reasons why, porém eu senti falta de dados , isso é muito cobrado no Enem , você podia citar coisas como: citar dados sobre bullying nas escolas, o número de jovens que cometem suicidou por ano, estudos falando sobre as emoções mais afloradas durante a puberdade , etc .
Espero ter ajudado
Gisella
Oii, tudo bem?
Gostei muito do teu texto, tua estrutura está boa e teus argumentos bem e estruturados.
Te aconselho a não usar “nós “, “estamos ” ou qualquer outra forma de tratamento q seja pessoal , pois as redações cobradas pelo Enem , exijem q seja inpessoal . De resto só precisa de mais treino para aprimorar suas qualidades !!
Não desista , continua firme , vc é demais . BEIJÃOO , Até mais …