Habilidades e competências para as profissões do futuro

  • 1

Segundo o empresário americano Steve Jobs, a tecnologia move o mundo. Dado o exposto, infere-se a exigência profissional voltada às especializações nas áreas de conhecimento e habilidades lógicas para adequar-se ao mercado de trabalho do futuro. Assim, torna-se discutível a formação escolar inadequada do possível trabalhador, que deverá restringir-se ao entendimento tecnológico, bem como a competitividade acirrada em mercados globais.

Em primeiro lugar, vale mencionar que, com os amplos investimentos direcionados aos setores informacionais, durante a revolução científico-tecnológica no século XX, o uso de máquinas para agilizar e suportar ofícios pesados foi amplamente empregado. Dessa forma, a atividade humana foi reduzida à operação e coordenação das tecnologias utilizadas na produção. Contraditóriamente, ainda que necessária a presença de conhecimentos, a formação escolar de grande parte dos indivíduos não atende as necessidades do mercado tecnológico em trânsito, comprometendo e dificultando a obtenção de vagas.

Ademais, evidência-se, atualmente, a forte expressão da globalização pelo mundo. Tal fenômeno, iniciado desde as grandes navegações, requer primordialmente de um aparato altamente tecnológico para que mantenha as relações mundiais em constante fluxo. Logo, nota-se que, a contratação dos empregados é feita de modo rigorosamente seletivo, tendo em vista as necessidades de mercado e as inúmeras competências e requisitos, acarretando em competitividade dos cargos.

Em suma, as habilidades e competências para as profissões do futuro, mostram-se ainda singulares a sociedade globalizada. Desse modo, compete ao ministério da educação, por meio da elaboração de um projeto de lei enviado à Câmara dos Deputados, estabelecer a incorporação obrigatória do ensino de informática aos currículos escolares, afim de que todo estudante tenha, antecipadamente, preparação para as profissões do futuro.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom, sua redação foi bem abordada e estruturada com conhecimentos irrevogáveis, a sua nota ficaria entre 900 a 960 pontos.
    obs: Na conclusão busque sempre trazer uma solução que ira demora ou que seja de real alcance nacional, pois sem isso sua redação acaba perdendo pontos.
    Parabéns pela redação, ficou ótima !!!!

    • 0
  2. Oie, bom dia!
    Concordo que sua redação está muito boa. Sua escrita é bem rica e fácil de entender, você citou argumentos que conseguio defender sua tese, logo sua solução foi bem proposta para o problema. Pode ter erros leves de pontuação, mas a estrutura está certa!
    Continue praticando e terá sucesso, parabéns pela redação!

    • 0
  3. Redação redigida de forma fluida e de fácil leitura, facilmente sua nota passaria 900 pontos.
    Vejo sua conclusão um pouco rígida, em função de muitas escolas não terem estrutura básica para tal plano de intervenção. Lembrando sempre que o problema proposto não terá tal solução fácil ou rápida, a melhor estratégia sempre será reduzir os números negativos, para que assim, possamos ter os resultados que esperamos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.