Gravidez precoce em evidência no Brasil

  • 2

“Meninas” – documentário brasileiro dirigido por Sandra Werneck – retrata o cotidiano de quatro adolescentes durante seu período gestacional, demonstrando as principais dificuldades vivenciadas por uma mãe muito jovem. Semelhantemente, a gravidez na adolescência é uma realidade vivida no Brasil, a qual traz implicações que necessitam ser avaliadas com cuidado. Nesse sentido, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar essa situação, que possui como causas: o início precoce da vida sexual e a desinformação sobre saúde reprodutiva.

Deve-se pontuar, de início, que o princípio da vida sexual tem se iniciado cada vez mais cedo entre a juventude no país. Segundo estudo divulgado pelo portal de notícias UOL, os indivíduos têm começado a suas atividades sexuais a partir dos 13 anos de idade. No entanto, devido a inexperiência e ausência de uma orientação propícia para os adolescentes nessa faixa etária, os jovens usam de forma incorreta os métodos contraceptivos, o que representa um grande risco de contração de enfermidades sexualmente transmissíveis e, um perigo ainda maior após a gestação, como parto prematuro assim como atraso no desenvolvimento da criança. Deste modo, trazer a pauta esse tema e debatê-lo extensamente, aumentaria a chance de execução nele.

Outrossim, outro problema enfrentando é a ausência de informações relativamente à saúde reprodutiva na adolescência. A respeito disso, é notório que a incidência da maternidade precoce está associada à fragilidade da educação sexual, visto que a maioria das pessoas não têm conhecimento sobre os problemas fisiológicos que podem causar uma gravidez na fase juvenil – tanto para a mãe quanto para o bebê. Desta maneira, o filósofo Immanuel Kant traz uma contribuição indispensável ao dizer que, somente numa educação de qualidade há forma de transformar a humanidade, uma vez que é preciso elaborar políticas públicas voltadas para esse ramo.

Destarte, é necessário que haja medidas cabíveis para que tenha um avanço favorável contra esse impasse. Como resolução, é imprescindível que o Ministério da Saúde em parceria com o MDE , promovam campanhas acerca da sexualidade, por meio de palestras socioeducativas, nas quais os médicos e sexólogos ensinem os jovens à respeito da fisionomia do corpo humano assim como métodos contraceptivos. A fim de que toda adolescência compreenda questões relativas à gravidez precoce como também as relações sexuais sejam feitas de maneira protegida e responsável. Espera-se com isso, aperfeiçoar uma juventude com uma educação de qualidade, conforme o pensamento de Kant.

Se puder, corrija cada erro notado. Dê sua nota!!! Obrigada!!!!

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, por gentileza, corrija a minha redação sobre consumismo, desde já agradeço.
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela excelente redação, que com certeza foi fruto de muito trabalho e dedicação.
    Vou avaliar segundo às competências do ENEM:
    C1: Na frase “como parto prematuro assim ” caberia uma vírgula depois do prematuro, no entanto só consegui observar essa falta no texto, logo, não prejudicaria sua nota. Iria com 200 nessa competência. Se atente também ao uso correto da crase. Esse é um mal que pega muita gente, inclusive eu hahahaha
    C2: Há um presente domínio do texto Dissertativo argumentativo e você usa conhecimentos distintos para desenvolver os argumentos. O tema também está bem evidente. Nota 200
    C3: Seu repertório sociocultural é excelente, somete o ponto de vista não está bem claro nos finais dos parágrafos, sugiro fazer uma crítica a situação atual, problematizando tal cenário na conclusão dos desenvolvimentos, item presente na maioria das redações nota 1000. Nota 140.
    C4: Seu texto está muito bem articulado, você faz uso de muitos conectivos o que é um feito muito inteligente! Deu articulação e Circularidade para o texto. nota 200.
    C5: Sua Proposta de intervenção está excelente e a retomada da ideia de Kant é um artifício muito bem visto. Nota 200.
    Nota geral: 940 segundo a minha visão do texto.
    Um grande Abraço.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.