Iniciante

Gravidez precoce e implicações na sociedade. (Corrijam de acordo com o enem, por favor!!!)

  • 0

Em 1516, o escritor humanista Thomas More publicou uma importante obra, a qual relata uma sociedade harmônica e livre de problemas, chamada “Utopia”. Fora da ficção, é evidente que no contexto hodierno, o Brasil diverge desses ideais, posto que a gravidez precoce causa implicações na sociedade. Logo, entende-se que o silenciamento familiar e o déficit de escolaridade na vida dos jovens corroboram, gradativamente, para a persistência dessa problemática.

Em primeira análise, é coerente apontar que a omissão das famílias fomenta com a perpetuação do impasse. Sob esse viés, Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado por parte dos pais/responsáveis para falar abertamente sobre a gravidez na adolescência, os riscos e como pode ser evitada na vida dos jovens, os quais, sem acesso às informações, tomam atitudes irresponsáveis. Assim, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.

Além disso, evidencia-se que o déficit de escolaridade contribui com o agravamento da gravidez precoce. De acordo com Aristoteles, o exercício de cidadania, extremamente necessário para a fundamentação moral do indivíduo, só é efetivo quando atinge a totalidade do corpo social, isto é, na medida em que os direitos e deveres são cumpridos e desfrutados por todo cidadão. No entanto, ao analisar a gravidez cada vez mais presente na vida dos jovens, nota-se a escassez das escolas na vida dos adolescentes, no qual é auxiliadora e portadora de informações necessárias para a vida adulta dos discentes desde a tenra idade, quando ingressados no maternal.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham atenuar a gravidez precoce. Para tanto, cabe ao Ministério da  Saúde, órgão responsável pelo bem-estar social, disponibilizar profissionais da saúde para realizar ações de orientação sexual, por meio de vídeos nas redes sociais e seminários abertos ao público jovem com a temática: “Gravidez na adolescência: riscos e consequências”, com a finalidade de alertar a juventude que não tem acesso a essas informações em casa ou na escola. Assim, o corpo social se encaminhará para o panorama vivenciado na obra Utopia.

Compartilhar

2 Correções

  1. Ficou bem estruturada, porém acho que você poderia ter explorado mais algumas temáticas descritas no texto como por ex: a omissão das famílias fomenta com a perpetuação do impasse; déficit de escolaridade contribui com o agravamento da gravidez precoce.
    conclusão ficou boa…
    conectivos tbm.

    • 0
  2. Senti falta de algumas palavras chaves na sua redação. Fora isso gostei bastante, poderia ter detalhado melhor os argumentos, ficaram um pouco vagos na minha opinião.
    Gostei da sua conclusão mas me vem muito a ideia de redação pronta, pra desenvolver melhor suas habilidades aconselho dar mais suavidade

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.