Doutor

Gravidez precoce! : [

  • 4

ARTIGO DE OPINIÃO*

Nos dias atuais, é bem comum vermos adolescentes grávidas. Esse é um problema que cresce cada vez mais em nossa sociedade, e que geralmente é consequente da falta de atenção dos pais para com os filhos ou até da ausência da educação.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a taxa de gravidez precoce do Brasil já ultrapassou o percentual latino-americano. Nesse viés, acredito que o investimento na educação apresentaria uma melhora gradativa e eficaz para esse embaraço,pois assim como disse Johann Seume: ”A ociosidade é a estupidez do corpo e a estupidez é a ociosidade da mente”,  entendo, de forma análoga, que qualquer jovem que estiver de mente vazia sempre procurará ocupá-la, e como já é notório,nesses tempos de tanta tecnologia e informação tudo acaba se tornando precoce, e a gravidez antes da fase adulta cresce progressivamente.

Por outra perspectiva, acredito que as famílias também devem atuar nesse problema,pois a escola é apenas um canal que desenvolve a personalidade junto com a afetividade dos alunos e logicamente que age na educação formal. Já a família, tem a obrigação de instruir os jovens a serem bons cidadãos e de encaminharem a formação do caráter deles. Todavia, a relação da escola com a família é fundamental para a redução do problema supracitado.

Dessarte, concluo que é necessário intervir nesse problema urgentemente. Além da parceria do colégio com o círculo familiar, é imprescindível que  a sociedade atue por meio da criação de atividades gratuitas para os adolescentes, as quais deverão proporcionar psicólogos que incentivem a etapa da adolescência prioritariamente e que ajudem esses jovens a conciliar seus paradoxos. Assim sendo, poderemos emergir do óbice trazido pela gravidez precoce.

Compartilhar

17 Correções

  1. Bom Melissa, eu não tenho muita experiência com artigo de opinião, mas pude observar que você usa utiliza muito bem o padrão formal da língua. O seu texto teve uma desenvoltura muito boa, soube conectar bem os parágrafos.
    Somente faltou algumas vírgulas e tem alguns errinhos de gramática, mas nada que não possa melhorar. Muito boa sua redação, parabéns.

    • 1
  2. Olá Melissa, em relação a sua redação: está muito boa, mas alguns pequenos detalhes podem fazer a diferença e melhorá-la, como por exemplo:
    1) Pontuação, acredito que esteja faltando algumas vírgulas no decorrer do texto que são essenciais para fazer as separações das frases. É como se seu texto fluisse sem parar, somente com alguns poucos pontos.
    2) Estrutura, o conteúdo e o tema que você escolheu realmente estão muito bons, mas, o parágrafo inicial é muito curto em relação ao restante do texto, o mesmo serve para o último parágrafo (a proposta de intervenção) essa é uma observação.

    • 1
    • Muito obrigada por corrigir a redação! Vou tentar melhorar.
      ==============================================================================================================================================================================================================================
      Ps: Como vc chegou até minha redação? Faz tempo que publiquei aqui…
      ———————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————´—————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

      • 0
  3. Opa, eu disse que viria né? ahjakak. Bom, eu não tenho noção da estrutura de um artigo de opinião, mas o que posso dizer que pra alguém jovem você segue muito bem o padrão formal de língua, além de desenvolver ideias interessantíssimas e relacionar repertórios com o assunto tratado. Parabéns, continue treinando que você vai longe rs.

    • 1
  4. Apesar de eu não entender muito sobre artigo de opinião, li o seu texto e percebi:
    Que está além do bom, só errou em parte gramatical, fora isso está excelente, ideias bem explícitas, mas acredito que você só tem a ganhar, não desista, continue.
    Introdução, desenvolvimentos e conclusão ✔️

    • 1
  5. Achei seu artigo excelente, o tema tratado é muito interessante e como você mesma disse, não precisa-se apenas da participação dos pais e escola, mas de toda sociedade!
    Como uma forma para melhorar, você pode crescer um pouco mais a sua introdução, umas 6 linhas, por exemplo, estaria ótimo!
    Também não se esqueça de colocar o título, pois ele irá despertar uma curiosidade no leitor.
    Use dados que sejam comprovados, e não esqueça de colocar a fonte.
    A sua conclusão está boa, mas você consegue melhorá-la.
    O que pode despertar mais seu conhecimento sobre o assunto e te ajudar, seria você ver outros artigos sobre este assunto,notícias, isso enriqueceria mais seu artigo! Espero ter ajudado!

    • 1
  6. oii
    eu achei seu artigo muito bom e fluído, pois, consegue conectar bem as ideias apesentadas, fazendo uma ligação; e isso consta muito numa correção deste tipo.
    “Todavia a relação da escola” nesta parte faltou apenas um uso da vírgula depois do conectivo.
    Você é bem nova e já possui um grande poder de dissertação. Parabéns.

    • 1
    • Obrigada,vou melhorar no uso da vírgula—————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————

      • 1
  7. Olá!
    1. Tente começar a redação apresentando o título. Ex: Observa-se que nos dias atuais, a gravidez precoce tornou-se algo recorrente no Brasil.
    1.1 Não afirme sem ter dados que comprovem, deixe claro que ”geralmente, ocasionalmente, muitas vezes”. Ex: ”Esse é um problema que cresce cada vez mais em nossa sociedade, e que geralmente é consequência da falta de atenção dos pais com os filhos ou até da ausência da educação.”
    2. Não dê a sua opinião de cara, você PRECISA se basear em fatos que levem á sua opinião. Palavras como ”Acredito” não devem ser usadas, o correto seria ”acredita-se”.
    3. Na conclusão tente começar de forma um pouco mais formal. Ex: Dessa forma, conclui-se”, ”Portanto, conclui-se”, ”Com base em todas as informações á cima, conclui-se”
    3.1. Na conclusão você precisa dizer quem deve ser o agente, a atitude, de que forma e por que deve ser feito e as consequências que traria diante a sociedade.
    Espero q tenha ajudado!!!

    • 1
  8. Gostei muito do seu artigo, só senti falta de algumas vírgulas, notei um erro de acentuação e achei que repetiu a palavra “família” demais. Não sou expert para dizer se realmente estou certa.
    “(…) porque assim (,) como disse Johann Seume (:) ”A ociosidade é a estupidez do corpo e a estupidez é a ociosidade da mente”(,) qualquer jovem que estiver de mente vazia sempre procurará ocupa-la.”
    Nessa parte do texto, eu colocaria uma vírgula após as palavras “assim” e “mente”, e dois pontos após o “Johann Seume”. Faltou o acento na palavra ocupá-la também.
    Bom, é isso! Sugiro que dê uma verificada, pois não sou expert em redação.
    Espero ter ajudado!

    • 1
  9. Olá, Melissa, tudo bem?
    Vi o seu apelo e que bom que você gritou por socorro, afinal, o seu caso é bem particular.
    A sua redação está muito boa mesmo, como a galera comentou, estão você já sai com larga vantagem. Independente de nota, seu texto e organização de ideias está bem acima da média nesta redação.
    Estava dando uma olhada nos critérios de correção da redação do IFRN de 2019, parece que é o documento mais atualizado que há. Vou me basear por ele para tentar te ajudar com mais, digamos, praticidade.
    Para o IFRN, você tem que atender a três critérios, que são:
    1. Estrutura> me parece que seu texto está na estrutura discursiva sim, e tem os elementos obrigatórios requeridos, como título e assinatura (suponhamos que você não se esquecesse de assinar no dia da prova, certo?), tem ponto de vista, tem argumentos e tem conclusão.
    2. Organização linguístico-textual> sua escrita está adequada e não há nenhum erro de ortografia ou uso de maiúsculas. Porém, você se esqueceu do acento em: “ocupa-la”.
    Sobre pontuação:
    “Acredito que o investimento na educação apresentaria uma melhoria gradativa e eficaz para esse embaraço, porque assim como disse Johann Seume ”A ociosidade é a estupidez do corpo e a estupidez é a ociosidade da mente” qualquer jovem que estiver de mente vazia sempre procurará ocupa-la”
    Aqui faltou um ponto final para introduzir a sentença “qualquer jovem…”. Isso dá uma pausa para o leitor apreender a conexão que você traz.
    Um errinho de crase:
    “(…) instruir os jovens à serem bons cidadãos(…)”.
    Aqui não tem crase por que você usou verbo (ser bons cidadãos), então é só a preposição mesmo que aparece. Lembrando que antes de verbo não usamos crase!
    A sua conclusão tem pontos a melhorar:
    “Então, conclui-se que é necessário intervir nesse problema urgentemente,mas não apenas com a ação da família em parceria com a escola,também urge-se que a sociedade atue por exemplo, na criação de atividades gratuitas para os adolescentes,onde deverá existir psicólogos e meios que incentivem a etapa da adolescência prioritariamente sem que hajam avanços desnecessários.”
    Prefira um ponto final depois de “escola” para separar melhor as ideias e evitar uma frase tão longa.
    E lembrando que o verbo haver é impessoal neste caso pois não está como verbo composto e sim como sinônimo de existir.
    Em relação à concordância nominal, verbal e à regência, está tudo certinho.
    3. Textualidade> sua redação certamente tem coerência (é lógica) e coesão. Tem boa progressão e tem informação, considerando-se seu repertório cultural e visão de mundo. Você trouxe duas citações interessantes. A construção de argumentação pode sempre melhorar: o seu argumento de ociosidade é provocativo, mas sua citação não foi produtiva, você só a utilizou e não explorou bem a ideia. Este é um ponto que pode ser re-escrito.
    No geral, está muito bom. Tente praticar outros temas e poste aqui! Persevere, e bons treinos!

    • 1
  10. Essa correção foi editada.

    nossa, parabéns! ficou muito boa.
    a linguagem ficou clara, objetiva e culta você deu sua opinião respeitando o direito dos outros, alem disso a argumentação ficou incrivel.
    oque me incomodou so um pouco foi a introdução acho que poderia melhorar um pouco mais, porem ao todo esta muito bom, pouquíssimos erros gramaticais/acjo que nenhum kkkk
    continue assim…
    Eu lhe desejo boa sorte!

    • 1
  11. Em suma, o artigo de opinião foi ótimo. Alguns dos erros que percebi foram erros de crase e um erro gramatical apenas. Seu desenvolvimento da ideia foi excelente. Trocaria apenas uma frase, na qual aponta que tudo é “precoce”. Suas citações e conhecimento de mundo foram ok. A conclusão foi boa mas apresentou erros na ideia, já contando que a escola e a família integram a sociedade. Deveria reformulá-la.
    Ressaltando, que não é esse o modelo proposto pelo ENEM, acredito que a nota seria algo aproximado 880 ou 920, caso mantesse o texto íntegro e o passa-se para o argumentativo-dissertativo.

    • 1
  12. Bem Melissa, pelo oque pude ver, você teve um desempenho muito bom em relação a essa redação. Só reparei em alguns erros de pontuação, por exemplo no trecho ”embaraço” logo depois voce coloca a vírgula, que foi correto, mas esqueceu de organizar. Sou nova por aqui, tambem estou a procura de melhoras… Boa sorte!

    • 0
  13. Durante muitos anos jovens e adolescentes acabam se tornando mães muito cedo isso por que não usam anti-concepcionais e muitas dessas meninas deixam de estudar para cuidar de seus filhos.
    A jovem passa por mudanças durante e depois da gestação e com isso ela aprende a ser mãe e pai dessa criança outras acabam deixando para os próprios avós cuidarem já que não tem capacidade de cuidarem de uma criança pequena sozinha sem ter um estudo ou até mesmo como se sustentar ela e o bebê.
    Hoje as adolescentes entre 15 e 19 anos engravidam cedo e a criança e a que mais sofre por não ter uma condição de vida para conseguir viver

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.