A adolescência é um período de desenvolvimento humano em que ocorrem grandes transformações físicas e, também, psicoemocionais. Dessa forma, sendo esse período marcado pela vulnerabilidade ele necessita, portanto, de um maior cuidado e atenção com esse jovens os quais estão entrando em um ciclo no qual as curiosidades relacionadas a assuntos considerados tabus no corpo social – como o sexo – aumentam de maneira considerável. Posto isso, esse indivíduos dotados de uma enorme curiosidade, que não é sanada pela família ou pelas escolas, acabam buscando as respostas sozinhos, o que é um perigo e, uma das causas do elevado índice de gravidez na adolescência.
Partindo desse pressuposto, é notório que a grande parcela da sociedade que compõe esses índices são indivíduos marginalizados, da periferia. Assim, ocorre similarmente ao retratado no livro “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, o qual aborda sobre uma menina negra, da periferia e adolescente que acaba engravidando de um jovem que a seduz, evidenciando, dessa maneira, Clara como um menina amorfa – termo trazido pelo próprio autor, como sinônimo de vulnerabilidade. Desse modo, a realidade não destoa tanto dessa obra literária, pois a conjuntura atual é dotada de “Clara’s dos Anjos modernas” que possuem a gravidez já como destino a ser enfrentado logo cedo, uma vez que é naturalizado, principalmente em seu meio social.
À vista disso, como afirma Pierre Bourdieu, essa forma de naturalizar a gravidez na adolescência, em específico com a sociedade marginalizada, é um Habitus, ou seja, algo que foi incorporado por um grupo e passado adiante por toda a sociedade. Além disso, o tabu ainda presente na contemporaneidade sobre o falar de sexo é bastante elevado – o que acaba se tornando uma outra forma de habitus -, assim, não existindo o diálogo sobre esse assunto importante para um indivíduo amorfo, potencializa-se o impasse. Logo, é evidente que esse desafio é cercado de habitus, em diversos setores sociais, os quais precisam ser minimizados.
Destarte, fica claro que essa problemática atinge diversos âmbitos. Desse modo, se faz necessário a criação de um projeto nas escolas – feito pelo MEC juntamente com o Ministério da Saúde – em que seja abordado assuntos considerados tabus, mas que são importantes para o indivíduo em formação, como: o sexo, cuidados e suas consequências, além de ter a participação dos alunos e familiares. Isso para que, assim, os habitus sejam minimizados gradativamente e os indivíduos amorfos fiquem mais instruídos e, uma vez que sua vulnerabilidade será perdida, as “Clara’s dos Anjos modernas” tenham seu aumento evitado.
Bruna_vianajs
Vey pra mim esse redacao tá muito maravilhosaaaaaaaaa mds
Ta de parabeeeeeeens♥️♥️♥️♥️
So tipo tem uns erros gramaticais da competência 1
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Vihhalves
Seu texto esta bom, facil a compreesao e os paragrafos se comprementam bem. So foi possivel notar duas virgulas colocadas em ocasioes que nao precisava. Nao sei se foi porwue esta digitado mas os paragrafos estao enormes, estao disproporcionais, semore tente fazer a estrutura do 7,8,8 e 7, vai ficar otimo. Se dedique e voce vai tirar uma nota otima
RodrigoMartins10
Introdução bem feita com boa contextualização e boa tese. Demonstrou ter um vasto conhecimento na produção das argumentações, porém ficaram um pouco desorganizadas. Alguns erros como o mau colocamento das palavras e pontuações comprometem a semântica da frase. Entretanto, apresenta bons mecanismos linguísticos e propôs uma ótima proposta de intervenção, relacionando com o que apresentou na tese e nas argumentações. Continue treinando e, assim, continue evoluindo!
PedroAiram
O seu texto está muito bom, boa apresentação do tema, fácil de se localizar a tese, apresenta um bom repertório literário, e um bom vocabulário. Porém dois pontos devem ser destacados
-o texto está muito longo
-localizei dois erros gramaticais no primeiro parágrafo: “…esse jovens…” e “esse indivíduos…”
Espero que tenha ajudado
alyce_m0
Achei seu texto bom, contudo, achei muito longo e acredito que as informações podem ser mais bem organizadas.
-Bons argumentos
-facilidade em encontrar a tese do texto.
-domínio da língua culta
-Coesão textual boa
-conexão entre os parágrafos
No mais, acredito que esteja tudo bom.
(Espero ter ajudado, continue assim)
Khadina
Acabo de ler seu texto ele está muito bom.Todavia,mesmo com uma quantidade significante de aspectos culturais,a estrutura de seu texto está muito grande,como por exemplo,parágrafos muito grandes para o Enem.Dessa forma tome mais cuidado nisso de resto está muito bom.Continue se dedicando,você está quase lá.Nunca desista!