Gravidez na adolescência no Brasil

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a gravidez durante a adolescência apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto das negligências familiares quanto da negligência governamental. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeiro lugar, é vultoso enfatizar que a negligência da família atua como impulsionador do problema. Tendo em vista, que a educação é repassada de pais para filhos. De acordo com Émile Durkheim, sociólogo francês, o ser humano é moldado pelo meio social em que vive. Visto que, a falta de diálogo e conselhos dos pais, faça com que seus filhos tomem decisões erradas. Dessarte, gravidezes não desejadas venham a acontecer.
Ademais, é importante ressaltar que, em função da negligência do Governo, a gravidez na adolescência vem sendo cada vez mais reprimida. Nesse sentido, segundo o Contrato Social – o proposto pelo contratualista John Locke -, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Uma vez que, a estrutura em hospitais proposta para mulheres grávidas é de baixíssima qualidade. Com isso, a taxa de mortalidade de adolescentes e de bebes aumentam consequentemente.
Diante dos argumentos supracitados, é mister que o Estado tome providências para atenuar o quadro atual. Para isso, compete ao Ministério da educação (MEC), responsável por garantir a observância dos sistemas educacionais e influenciar os jovens. Promover palestras em escolas. Essa ação deve ser feita por meio de verbas governamentais, uma vez que é dever do Governo promover melhorias para a qualidade de vida. Somente assim, será possível atenuar os problemas apresentados pela gravidez na adolescência no Brasil e tanger o corpo social idealizado por More.

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5 Correções

  1. Muito bom! Sugiro que procure outras citações coringas para reforçar seu desenvolvimento, como Nelson Mandela: ” a educação é a maior arma para se mudar o mundo”.
    Por exemplo, que aplicado ao desenvolvimento, combinaria com a conclusão, nos critérios do enem, você tiraria por volta de 700…

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  2. Competência 1: Há um sério problema de pontuação dentro da redação. Ao longo da construção, torna-se perceptível a presença de orações fragmentadas devido ao uso inadequado do ponto final e/ou vírgulas, o que impede, por vezes, a fluidez esperada do texto .
    Nota: 120
    Competência 2: O uso da estrutura da redação foi respeitado , a argumentação foi um pouco previsível e, principalmente a primeira, mistura um pouco noções de senso comum, mas ela está presente e expressa o seu ponto de vista.
    Nota: 120
    Competência 3: As informações apresentadas estão de acordo com a temática, não apresentam contradições entre si. Tome cuidado no momento da construção argumentativa, a fim de priorizar a organização das informações e não gerar incoerências.
    Nota: 120
    Competência 4: Apesar de diversificados , alguns dos recursos coesivos foram empregados na redação de forma incoerente. Estude a função dos conectivos dentro da construção de sentido, visto que uma escolha errada já conta muito no momento da construção.
    Nota: 140
    Competência 5: Apesar de apresentar uma “solução” para o problema, a proposta não está completa e se distancia da argumentação. Como ajudar com o descaso da família? Com a ocorrência dessas palestras? Se sim, como elas vão ser realizadas, qual efeito elas vão trazer à sociedade.
    Outro ponto, no segundo parágrafo de argumentação, falaste das precárias condições em que se encontram as unidades hospitalares. Como o Estado vai mudar isso?
    Tente detalhar mais a sua proposta de intervenção e torná-la mais tangível. Último detalhe, não coloque que a sua proposta é a única forma de solucionar o problema; é evidente que existem outras formas.
    Nota: 80
    Nota final: 580

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  3. Olá, tudo bem?
    Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
    Esse modelo de redação é MUITO eficiente, entretanto, muito cuidado ao usa-lo, algumas vezes ficamos na “zona de conforto” e cometemos pequenas interferências que ocasionam na pontuação.
    INTRODUÇÃO:
    —>Obs.1: cuidado com a repetição de palavras, por exemplo: na introdução você usa “negligência” duas vezes em um mesmo período.
    -Sugiro substituir por: Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência familiar quanto governamental.
    -Essa elipse da segunda palavra permite fluidez ao texto.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    —>Obs.2: Atente-se ao uso dos verbos e a concordância deles.
    -No fragmento:” Visto que, a falta de diálogo e conselhos dos pais, faça com que seus filhos tomem decisões erradas. “
    -Pode ser aprimorada: “Visto que, devido à falta de diálogo e conselhos dos pais, os filhos possuem mais chances de tomarem decisões erradas.”
    —>Obs.2.1: Cuidado para não entrar em conflito com seus próprios argumentos, visto que você defende que a educação familiar (dos pais para os filhos) impulsiona o problema, no entanto, esses pais podem também não acesso a uma educação, que permite gerar que você avalia como “correto”.
    –Dica: Aborde a negligencia do acesso a educação (no geral) como facilitadora do impasse.
     DESENVOLVIMENTO 2:
    —>Obs.3: Há um conflito entre seu argumento e a palavra que você usa para aborda-lo. Observe: Repudiar, segundo dicionários, significa “Que se conseguiu reprimir; que foi alvo de repressão; que foi detido ou contido; moderado.”
    -Ou seja, permite compreender que o Governo, segundo seu argumento , é negligente porque está conseguindo deter a gravidez na adolescência. Percebe a incongruência?
    -Portanto, sugiro substituir a palavra por outra que atribua o sentido que realmente é necessário.
    —>Obs.4: É muito interessante a alusão filosófica, no entanto, procure estudar conjunções para conecta-la melhor ao seu argumento.
    – no fragmento:” Nesse sentido, segundo o Contrato Social – o proposto pelo contratualista John Locke -, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Uma vez que, a estrutura em hospitais proposta para mulheres grávidas é de baixíssima qualidade. “
    -pode ser aprimorada: Nesse sentido, segundo o Contrato Social – o proposto pelo contratualista John Locke -, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. No entanto, ao avaliar a estrutura em hospitais, observa-se que o atendimento voltado para mulheres grávidas é de baixíssima qualidade. Com isso, a taxa de mortalidade de adolescentes e de bebes aumenta(concordância verbal)*,* (uso da vírgula) consequentemente.
    CONCLUSÃO:
    —> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são inseridas, é um grande passo. Assim como, utiliza os elementos para evitar que ela fique incompleta. São eles:
    — Agente (Quem vai fazer?);
    — Ação (O que vai fazer?);
    — Modo (Como vai fazer?);
    — Finalidade (Para quê vai fazer?).
    —> Entretanto, sugiro que você organize-os melhor, não só por uma questão estética, como também para facilitar a compreensão.
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA SEU APRENDIZADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS!
    :)

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  4. Oii
    Você está de parabéns,gostei bastante da sua redação e esse tema apresenta muitos argumentose e vocês soube colocar e defender sua tese.
    Passou super bem a sua mensagem e deu soluções inteligentes sem fugir do tema proposto e com começo,meio e fim.
    Cotinue assim que terá um resultado maravilhoso na hora da redação
    Boa sorte.

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  5. Olá!
    Parabéns sua redação ficou espetacular, de fácil entendimento, muito bem introduzida ,desenvolvida e concluída!
    Você expandiu sua criatividade, e sua escrita é excelente,utilizou palavras no contexto correto!
    Além do mais você falou muito bem do tema e passou a mensagem muito compreensiva.
    Parabéns, gostei muito da sua redação!
    Você vai longe, continue assim.

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