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Gravidez na adolescência (Modelo ENEM)

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O documentário “Meninas”, disponível no youtube, retrata a vida de garotas que vivem na periferia e se tornam mães na adolescência devido a falta de conhecimento e a naturalização da gravidez precoce. Em paralelo a isso, é perceptível a grande evidência da gravidez na adolescência, no Brasil, tendo em vista como os principais obstáculos do impasse a negligência governamental e a dificuldade da população, especificamente a mais carente, de acessar informações. Desse modo, faz-se imperiosa a análise dos fatores que agravam esse quadro. 

A princípio, é notório que o desserviço estatal é um dos principais motivadores para o aumento da gravidez na adolescência no território brasileiro. Nesse sentido, é evidente a existência do Sistema Único de Saúde (SUS), um programa de saúde gratuito que englobaria, na teoria, todos os cidadãos brasileiros, entretanto, este não alcança de maneira efetiva todas as parcelas da população em razão da falta de investimentos do Estado em unidades básicas de saúde. Esse fator é afirmado pelo Conselho Nacional de Saúde, em que aponta a perda de 20 bilhões de reais que seriam investidos na área da saúde, em 2019. Dessa forma, a população mais pobre não tem acesso aos métodos contraceptivos, consequentemente, aumentando os casos de gravidez na adolescência e, também, de doenças sexualmente transmissíveis. 

Ademais, a carência de conhecimentos e a falta de debates sobre a gravidez na adolescência é outro impulsionador do impasse. Nessa ótica, as instituições de ensino e o âmbito familiar não conscientizam as crianças e adolescentes de como se prevenir da gravidez e as consequências dela acontecer na adolescência, ressaltando que a cultura periférica naturaliza mães muito jovens. Sob esse viés, o sociólogo Karl Marx, em sua teoria “Silenciamento de discursos”, afirma que alguns assuntos são omitidos da sociedade para ocultar as mazelas sociais. Assim, a falta de visibilidade sobre os problemas da gravidez precoce, a qual ocorre com mais frequência em famílias carentes, impede que muitos meninos e meninas terminem sua educação e consigam oferecer um futuro confortável para seus filhos. 

Portanto, medidas são necessárias para resolução desse problema. É dever do Ministério da Saúde, por meio de investimentos em unidades básicas de saúde, principalmente aquelas localizadas em locais mais afastados, garantir que toda população brasileira tenha acesso a métodos conceptivos adequados, a fim de que diminuam os casos de gravidez na adolescência. Junto disso, cabe ao Ministério da Educação, por intermédio de palestras e aulas, introduzir a educação sexual nas escolas, para que os estudantes se conscientizem sobre seu corpo e as consequências dos seus atos. Somente assim, a sociedade poderá se distanciar do documentário “Meninas”. 

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3 Correções

  1. ótima redação, você citar Karl Marx , trazer dados e citar um documentário foi uma boa aposta deixando assim os seu texto mais convincente ao leitor .
    seu desenvolvimento foi ótimo e sua conclusão também pois vc conseguiu utilizar os cinco agentes.
    você so errou algumas vezes na hora de utilização das vírgulas e alguns outros pequenos erros de pontuação.
    se me permite um conselho tente utiliza outro termo em vez de Desserviço estatal .
    tente ir um pouco mais fundo nos seus argumentos.
    tirando isso foi uma ótima redação , parabéns.

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  2. Olá,boa tarde!
    Vamos analisar passo a passo:
    C1- de muito domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de Convenções de escrita e de estruturação frasal
    C2- desenvolve o tema por meio de uma argumentação consistente a partir de repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio no texto dissertativo argumentativo
    C3- apresente informações fatos autoridades e opiniões relacionadas ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando na autoria, em defesa de um ponto de vista
    C4- articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos
    C5- elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articula a discussão desenvolvida no texto, porém com uma intervenção incompleta e/ou sem detalhamento

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  3. Olá Giovana, tudo bem?
    Vamos lá.
    Inicialmente, parabéns pela redação. Seu texto apresenta argumentos bem consistentes, utilizou argumentos de autoridade ao trazer o sociólogo Karl Marx para embasamento, bem como trouxe dados estatísticos para reforçar seus argumentos.
    Entretanto, encontro alguns erros de pontuação, principalmente vírgulas
    No segundo parágrafo, sugiro a mudança do termo “Desserviço estatal”.
    Texto conciso, argumentos consistentes, trouxe diversas áreas do conhecimento e no final apresenta uma proposta de intervenção, no entanto, busque aprofundar a proposta de intervenção, respondendo as perguntas o que será feito, quem irá fazer, como será feito, com quais objetivos, o que se pretende alcançar através disso. Como será a introduzida a educação sexual nas escolas? Como isso será feito? Etc.
    Quanto as notas de acordo com as competências exigidas no ENEM:
    Competência 1 nota = 120
    Competência 2 nota = 200
    Competência 3 nota= 200
    Competência 4 nota = 200
    Competência 5 nota= 160
    Média= 880
    No mais, parabéns pela redação. Se atentando a esses errinhos tem chances de garantir 1000 na redação, boa sorte❤️

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