Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a gravidez na adolescência no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática. Dessa forma, é notório que o problema persiste intrinsecamente ligada à realidade no país, e desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
Em uma primeira análise, é evidente que um dos principais fatores que contribuem para a gravidez na adolescência seria a má utilização de preservativos. Nessa perspectiva, segundo o educador Paulo Freire, “se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, paralelo à um cenário contemporâneo no Brasil, cujo possui uma educação deficitária, mas ainda se caracteriza como principal instrumento para a formação de um indivíduo, tendo como foco o conhecimento sobre educação sexual nas escolas de nível médio.
Outro importante aspecto a ser considerado é a falta de profissionais da área em âmbito escolar, cujo sua importância tem grande valor para o conhecimento sexual dos adolescentes. Logo, na série Sex Education, o ator Asa Butterfield representa o personagem Otis, um garoto virgem, mas que entende muito bem sobre sexo na teoria, por causa da sua mãe Jean – uma terapeuta sexual. Dessa forma, na primeira temporada urge uma ideia de Otis para ganhar dinheiro dando conselhos sexuais para alunos dentro da escola. Diante do exposto, tudo isso acelera o empecilho, já que a orientação partindo de um adolescente não qualificado contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir que tais problemas sejam corrigidos. Para que isso ocorra, é necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, juntamente ao fortalecimento de ONGs para que tenha uma quantidade maior de concursos públicos na área da saúde com o intuito de diminuir o índice de gravidez na adolescência no Brasil. Desse modo, todos serão beneficiados, pois haverá orientação no momento do ato e não ocorrerá uma gravidez indesejada.
Valeria_Milhomes
Olá, bom dia, primeiramente lembrando que sou apenas uma estudante irei tentar te ajudar,
1. notasse boom domínio da língua portuguesa, uso correto de pontos e virgulas,
2. sua introdução esta boa, explicação clara do tema, e conexão entre os parágrafos
3. seus desenvolvimentos estão bons também, ótimo repertorio sociocultural
4. sua conclusão, sua proposta esta boa, mas muito rasa, seria melhor explicar mais como que será feito, por meio legais, com campanhas e etc.
sua redação esta muito boa. continue estudando, que tirara uma otima nota
NOTA: 700