Iniciante

Gravidez na Adolescência em Questão no Brasil

  • 2

No filme Mais ou Menos Grávida, a jovem protagonista cria planos para depois que terminar o Ensino Médio, porém ocorre um incidente e ela engravida, fato que alterou todos os seus planos e trouxe muitas complicações antes e depois do nascimento do bebê, como o planejamento financeiro e a depressão pós-parto respectivamente. No Brasil, essa é uma realidade bastante presente e é nítido a ineficiência de políticas públicas tendo em vista o número de casos segundo pesquisas.

Ser mãe é uma grande responsabilidade, se tornar uma na adolescência, dependendo de sua condição física, emocional e socioeconômica, pode ser ainda mais difícil, pois antes do parto é preciso ter um planejamento financeiro, e a maioria dessas gravidezes são indesejadas e as jovens não têm emprego. Durante o parto pode ocorrer risco de vida à mãe e ao bebê devido a condição física. Depois do parto pode haver complicações psíquicas, como a depressão pós-parto em pacientes com o emocional frágil e inseguro.

Segundo o site “nacoesunidas” a taxa de gravidez adolescente no Brasil é de 68,4, esse é um dado bastante significativo e pode até revelar como está a pirâmide etária de um país em relação a taxa de natalidade e nessa situação pode-se apontar diversos fatores motivadores para ocorrer esse fato, como a falta de informação acerca de métodos contraceptivos e até mesmo casamentos forçados antes dos 18 anos.

Portanto, compete ao Ministério da Saúde em parceria com Ministério da Educação, promover campanhas de comunicação com ações socioeducativas, como a criação de propagandas, gincanas nas escolas juntamente com palestras aos alunos com profissionais da área da saúde, essas ações serão financiados por Organizações Governamentais e espera-se com isso reduzir os índices de gravidez na adolescência no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, Thais! Vou corrigir sua redação e se eu errar, você me corrige, pode ser? 😁

    |INTRO|
    • se vc for citar algo, deve vir entre aspas, assim, coloque as aspas no nome do filme
    • sua contextualização ficou muito grande, quase não sobrou espaço para linkar sua tese, cuidado.
    • “porem” (L.3) vem entre virgulas
    • ates de “respectivamente” tem virgula
    • “ tendo em vista o número de casos” deve vir entre virgulas

    |D1|
    • sempre comece seus desenvolvimentos com um conectivo
    • sempre explore outra áreas do conhecimento
    • repetição (parto)
    • ausência de vírgula: “ Durante o parto, pode ocorrer” e “Depois do parto, …”

    |D2|
    • ausência de vírgula: “ Segundo o site “nacoesunidas”, a taxa…”
    • repetição (taxa)
    • parágrafo em tópico frasal (sem pontos finais, como se fosse uma frase gigante)

    |CONCLUSÃO|
    •ação: promover campanhas de comunicação com ações socioeducativas
    •agente: Ministério da Saúde em parceria com Ministério da Educação
    •meio: financiados por Organizações Governamentais
    •finalidade: reduzir os índices de gravidez na adolescência no Brasil.
    •detalhamento: como a criação de propagandas, gincanas nas escolas juntamente com palestras aos alunos com profissionais da área da saúde

    •novamente, topico frasal
    •sempre faça uma retomada às passagens do seu texto, a fim de se criar uma linha de raciocínio

    |FEEDBACK|
    Thais, sua argumentação/problematização é ótima, você so precisa conhecer a estrutura que o enem cobra, se este for seu objetivo. Além disso, sempre traga 1 repertório em cada desenvolvimento, para dar embasamento ao que esta sendo trabalhado, é muito importante isso. Continue treinando, você vai muito além. Parabéns! ❤️❤️❤️

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    NOTA: 760

    Nota representativa!

    • 4
  2. Vou citar alguns pontos principais. A Thamyris já falou de muitas coisas que também percebi no seu texto.

    Competência 1: 160
    Você sabe bem a escrita das palavras. Só precisa ficar mais atenta na parte da sintaxe. Sugiro que, em vez de escrever um períodos enorme, vá apresentando suas ideias progressivamente. Isso vai ajudar também na coerência.

    Competência 2: 160
    Sua argumentação é consistente, mas peca na estrutura textual.

    Competência 3: 120
    As informações e fatos são apresentados, mas falta organização. Se você conseguir apresentar as ideias progressivamente, seu texto vai ficar excelente.

    Competência 4: 120
    Como já disse, a falta de mecanismos de ligação entre as partes e ideias prejudicou seu texto. Busque utilizar conectivos.

    Competência 5: 120
    Achei muito boa a ideia da proposta que você pensou. No entanto, a forma como você apresentou ficou falha, com erros sintáticos que podem prejudicar o entendimento para o corretor. Além do mais, quando você diz que o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde que irão realizar a intervenção, fica desnecessário repetir que as ações são financiadas por organizações governamentais.

    Total: 680

    Não sou corretor profissional, mas acho que podemos se ajudar. Vai lá no meu perfil e corrige minhas redações, por favor.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.