Mestre

Gravidez na Adolescência em Evidência no Brasil (deixem nota por favor)

  • 0

No filme britânico ”Simplesmente Acontece”, a personagem Rosie se vê obrigada a desistir da faculdade dos seus sonhos por causa de uma gestação inesperada. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada ao problema da gravidez na adolescência em evidência no Brasil. A princípio, é de se salientar que este empecilho interfere violentamente no futuro dos jovens que, em sua maioria, se veem obrigados a sair da escola e começar a trabalhar para se manter e cuidar da criança. Logo, convém ressaltar que a problemática se dá, principalmente, pela falta da educação sexual das instituições escolares e da família, além da criminalização do aborto, o qual obriga a mulher a gerir essa maternidade antecipada.

Em primeira análise, é válido destacar que a pouca ou nenhuma discussão sobre sexualidade entre as escolas, parentes e estudantes contribui para esse cenário. Antes de tudo, na Idade Média, o sexo era um tabu, sendo visto como pecado pela Igreja Católica, no qual era feito em poucos dias durante o ano e apenas como um método de reprodução, no entanto, este ato é considerado normal na contemporaneidade. Sob esse viés, é possível depreender que a herança cultural influenciou o pensamento moderno como outro tabu, oque induziu não só os agentes responsáveis a pensarem que esse ensino influenciará na vida sexual do indivíduo como também instigou a sociedade com o preconceito contra a gravidez precoce.

Ademais, é fundamental apontar a criminalização do aborto como impulsionador do problema, uma vez que a mulher não tem escolha a não ser parir o filho. Em vista, em países como a China, a superlotação e a disseminação de doenças são controlados pela legalização do aborto, porém, no Brasil, essas considerações não são relevadas, ao passo que várias adolescentes buscam o método abortivo ilegal. Diante de tal exposto, é inegável afirmar que a criminalização do aborto contribui para a saúde pública, coisa que causa uma rachadura na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6°, que prevê o direito à saúde pública a todo cidadão brasileiro, além do fator de contribuir no problema do abandono escolar na nação.

Portanto, é mister que o Estado tome previdências para amenizar o quadro atual. Para isso, urge que o Poder Legislativo, em parceria com o Poder Judiciário, por meio de uma nova lei efetiva, faça a legalização do aborto para jovens de até 19 anos, além da obrigatoriedade do ensino sexual em escolas públicas, a fim de amenizar a gravidez precoce entre os adolescentes brasileiros. Somente assim será possível diminuir essa problemática na contemporaneidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: está ótima! Apresenta tudo que precisa ter nesse parágrafo (que não vou especificar, porque pela redação é evidente que você já sabe).

    Desenvolvimentos: estão ótimos também. Inclusive os repertórios, eles estão bem desenvolvidos e produtivos.

    Conclusão: mesmo com poucas linhas de conclusão, a sua proposta de intervenção está completa!

    Na introdução, o correto seria “…, a qual obriga a mulher…”, porque se refere a criminalização.
    No desenvolvimento 1, você escreve “oque” junto, quando essa expressão é escrita separadamente, “o que”.
    No segundo desenvolvimento acho que você engoliu uma palavra na digitação, ” Em vista”, percebe-se que falta uma continuação… em vista do que? Então uma sugestão é utilizar “Em vista disso”.

    C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: 960
    Parabéns! Você escreve muito bem!
    Continue assim que você irá bem no Enem.

    • 1
  2. Percebi alguns trechos com uso inadequado e até mesmo falta de vírgulas. Se atente a isso.
    O argumento da criminalização do aborto poderia ter sido melhor explorado, bem como a legalização do aborto, talvez trazendo soluções de como aconteceria essa legalização para que fosse assegurado todos os direitos da jovem que se encontraria naquela situação. No mais, achei boa sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.