Atualmente, a gravidez na adolescência está cada vez mais evidenciada no contexto sociocultural da população,não somente brasileira, como também mundial. Não à toa, a série da plataforma de streaming Netflix, Sex Education, tem se tornado um sucesso no país. O que garante essa recepção, é justamente, a ousadia ao se falar de temas tidos como tabus sociais e que também não ganham devida atenção nas escolas.
Inicialmente, é válido ressaltar, o pensamento análogo do médico neurologista e estudioso do campo da psicanálise, Sigmund Freud, que ainda no século XIX já colocava o tabu a respeito do sexo como prejudicial, e dizia ser necessário o diálogo como forma de resolução a problemáticas da época. Nessa perspectiva, é possível afirmar, que a falta da presença familiar em discussões voltadas à saúde sexual e gravidez, contribuem para a perpetuação da prática sexual entre adolescentes e, destarte, a contribuição de forma indireta nos casos de gravidez na adolescência que continuam surgindo.
Igualmente importante na hodiernidade, as ações de conscientização realizadas por parte das instituições de ensino, têm se mostrado inexistentes ou ineficazes. Uma pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde em parceria com a OMS, divulgou que cerca de 7% das adolescentes, terá um filho antes de completar 19 anos. Por conseguinte, este cenário evidencia o despreparo a nível escolar e familiar para lidar com um assunto de tal importância.
Portanto, faz-se necessário, a intervenção, seja do governo federal – junto ao ministério da educação, por meio de campanhas televisivas ou em suas mídias sociais – ou mesmo de iniciativas privadas, a exemplo da netflix, como foma de incentivar pais e educadores a buscarem, no âmbito de reduzir esses números preocupantes, conversas mais francas com os jovens.
lah
introdução – sua introdução está boa porém falta os argumentos 1 e 2 , por mais que você tenha colocado ´´tabus social´´ a frase está mais para tese, eu recomendo que você coloque os argumentos que você utilizou de forma mais evidente na introdução , exemplo ´´tais fatores derivam dos tabus impostos pela sociedade e a falta de interesse institucional em resolver tal problemática´´ por mais que você tenha utilizado esse dois fatores na introdução , faltou um pouquinho de clareza. Desenvolvimento – seus 2 desenvolvimentos ficaram excelentes sinceramente ,já a conclusão faltou concluir a frase ´´como forma de pais e educadores buscarem ´´ buscarem o que ?, tirando essa parte e a ultima frase que eu acho que faltou ´´com´´ , sua conclusão ficou boa, só melhore isso que você conseguirá seus mil pontos
Angel Marcela
Boa noite!
Introdução: Muito boa, porém – algo não muito grave – mas você pecou na parte em que diz que a gravidez na adolescência não acontece somente no Brasil, uma vez que o tema pede que a problemática tenha a devida ênfase do problema no Brasil.
1 desenvolvimento: Quase perfeito, apenas dê uma revisada nos conectivos;
2 desenvolvimento: Ótimo;
Conclusão: Boa.
Resumindo: Sua redação é digna de uma nota muito alta, pois contém todas as competências exigidas. Parabéns!!
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
5.Respeito aos direitos humanos: 200
NOTA TOTAL: 920
juliachericoni6622
————————————————-PARABÉNS———————————————————-
SUA REDAÇÃO É BEM ABRANGENTE , ALGUNS ERROS FORAM COMETIDOS , AS COLOCAÇÕES O SALVOU , DANDO O SENTIDO EM QUE REALMENTE VC QUERIA DAR , CAUSOU AMBIGUIDADE , MAS COMPARANDO COM O CONTEXTO , ELE RELEVA A AMBIGUIDADE ,
/PARABÉNS NOVAMENTE , O TEMA É BEM ABRANGENTE /
NOTA FINAL : 799