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Gravidez na Adolescência

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Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando o percurso, a gravidez na adolescência é um problema que persiste na sociedade brasileira há algum tempo. Dessa forma, ao invés de funcionar com a força suficientemente capaz de mudar o percurso deste problema, da permanência, com a combinação de fatores da falta de iniciativa dos pais de tornar o diálogo sobre esse assunto viável e a ineficiência das estruturas familiares.
A cada ano, mais de 500 mil meninas entre 10 e 19 anos têm filhos no Brasil, segundo com o Sistema de Informações Nascidos Vivos( SINASC). Com isso, observa -se muitas dessas jovens que utilizam de métodos para engravidar que não têm uma boa porcentagem de eficiência, como a tabelinha ou o uso de pílulas do dia seguinte em excesso, por medo de seus familiares encontrarem camisinhas e anticoncepcional em seus pertences, em virtude que os pais não levam suas filhas em ginecologistas, não conversam sobre como se proteger adequadamente em uma relação sexual, levando ao uso de recursos improdutivos entre as moças e porventura uma gravidez precoce
Em consultórios psicológicos e médicos, frequentemente aparece casos de adolescentes que possuem um desejo de serem mães, de tal forma que não têm consciência da real dificuldade de uma gravidez precoce. A maioria das jovens que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, e aumenta a dificuldade das mesmas conseguir um emprego, por conseguinte diminuem a possibilidade de evoluir profissionalmente, logo criam dependência econômica dos familiares. Esse desejo de serem mães é desencadeado pela falta de orientação dos pais sob essas moças, de realmente dar uma direção, incentivar objetivos, mas infelizmente essas meninas não tem uma boa estruturação familiar.
Portanto, os pais em conjunto com políticas públicas ensinem como as adolescentes devem se proteger adequadamente de uma relação sexual e expliquem os desafios de ser mãe jovem e o que possivelmente vão a prejudica-las, com isso indiquem o melhor método contraceptivo para cada situação, através de campanhas e diálogo e disponibilizando especialistas sobre o combate da gravidez precoce em todos hospitais do SUS, para que essa orientação seja a mais eficiente possível. Só assim, a família e políticas públicas funcionarão como a força descrita por Newton e mudará a presença de gravidez na adolescência, da persistência para a extinção.

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6 Correções

  1. Entendo sua analogia sobre a lei da inércia, até vi um vídeo de uma moça falando sobre a estrutura que ela usou no Enem esses dias e começava assim, mas eu acho um pouco arriscado esse tipo de abordagem, sendo que como vc mesma pode ter visto, algumas pessoas gostaram e outras não. Isso também acontece no Enem: às vezes a relação que vc faz pra alguns corretores é magnífica e genial, e pra outros pode ser considerada forçada. Portanto, procure tentar outros tipos de abordagem mais concretos, porque o Enem, diferentemente da Fuvest, aborda temas objetivos e não subjetivos.
    Sobre o texto em si, ele está bom, porém tem pontos a melhorar. Aconselho sempre a começar o segundo parágrafo de argumentação com um conectivo (ademais, entretanto, além disso, etc…. aliás procure treinar bastante o uso de conectivos porque tem um critério apenas pra avaliar isso!). Em segundo lugar, achei a construção um pouco confusa, as ideias do primeiro e do segundo parágrafo de argumentação estão muito semelhantes, e o ideal é expor pelo menos dois problemas distintos a serem combatidos.
    No geral o texto está ótimo, avaliei a conclusão e a proposta de intervenção como muito bem estruturadas e detalhadas.
    Bons estudos!

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  2. Oi!
    Sua redação é boa, mas pode melhorar!
    Na introdução eu entendi o que quis dizer ao contextualizar a 1° Lei de Newton ao tema abordado, porém entendo que não foi muito bem relacionado, porque são situações diferentes ao meu ver. Você problematizou sua redação falando das estruturas familiares e falta de diálogo entre adolescentes e suas respectivas famílias, porém veja que: não é por que as estruturas familiares são diferentes e até precárias, vão ser o maior motivo para adolescentes engravidarem. Exemplificando; não é porque uma família formada só por mãe e irmãos, ou pai e irmãos, ou avó, ou qualquer outro nível de parentesco será motivo para uma gravidez precose. Concordo em relação a falta de diálogo, e acho que pelos motivos citados acima sua introdução ficou sem nexo e pouco coesa.
    Vale lembrar também que já no primeiro parágrafo vejo alguns erros ortográficos, e ao envés de começar colocando – “Funcionando conforme…”- existem outras palavras como (Segundo, tal qual, Mediante, etc)
    No desenvolvimento 1 gostei do dado estatístico, e enriqueceu sua argumentação, acho que seu parágrafo poderia ser mais estruturado e quando se fala em métodos de eficiência, até hoje é comprovado que nenhum é 100% eficaz, por conta disso

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  3. Acredito que a contextualização foi muito forçada. Não teve a coesão desejada entre a lei científica e a gravidez.
    Também não houve coesão entre o dado apresentado no primeiro parágrafo, e o resto do desenvolvimento.
    Já no segundo parágrafo, não houve sequer argumento, foi apenas a sua idéia o parágrafo inteiro.
    Aconselho decorar alguns filósofos importantes e tentar dominar ideias gerais que sirvam para inúmeros temas. Além disso, o Enem pede associação com outras áreas do conhecimento com critério, então seria ótimo usar história e filosofia complementares à sua redação.
    A estrutura e a idéia central da solução estão boas. Aconselho apenas trocar os verbos “ensinem” e “expliquem”. Tais verbos estão no modo subjuntivo, e assim, expressam pouca certeza sobre o que está falando. Tente usar as formas “devem ensinar” e “devem explicar”, fazendo as devidas alterações.
    De restante, a gramática não tem muitos erros notáveis, e a pontuação também está muito boa.

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  4. Primeiro paragrafo percebi o uso desnecessário de conhecimento para abordar o tema, má distribuição de paragrafos, uma opinião totalmente voltada para os pais e também a falta de abordar o fato do tema hoje em dia ser presente nas escolas.

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  5. Bom, ao contrário dos outros corretores eu adorei que você tenha usado Newton na introdução. Porém, o seu texto esta confuso, tem muitas idéias em um curto espaço e por isso não consegue desenvolver bem nenhuma delas, precisa se atentar mais a pontuação e na coerência do seu texto como um todo.

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