Gravidez na adolescência

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(Alguém pode corrigir de acordo com as competências?)

Desde a criação de uma cultura na sociedade brasileira, o sexo é enraizado de uma forma patriarcal, considerado um tabu entre as famílias. Sob essa perspectiva, a falta de informação sobre a atividade sexual, principalmente em regiões periféricas e rurais, promove cada vez mais o número de adolescentes grávidas. Nesse sentido, torna-se necessária a educação sexual como forma de prevenção e o incentivo a permanência dentro das escolas, tendo em vista os altos índices de evasão escolas devido as gestações.

Em primeira análise, vale evidenciar as dificuldades persistentes para dialogar a respeito de sexualidade no território nacional. Tal problemática fica evidenciada pela falta de informação em relação aos métodos contraceptivos de modo que, muitas filhas não conseguem falar abertamente com suas mães a respeito das relações sexuais, o que torna essas jovens vulneráveis a doenças sexualmente transmissíveis e ao desenvolvimento de uma gestação precoce. Sendo assim, pela falta de uma estrutura familiar que as conscientize, estás adolescentes estão destinadas ao desamparo e a insegurança, justamente em uma idade carente de atenção e cuidados.

Ademais, cabe tornar explícito que o número de crianças sem registro paterno encontram-se em ascensão no Brasil, devido a este fator, a jovem mãe que além de ter toda responsabilidade materna, adquire também o papel de pai. Partindo deste pressuposto, devido a gravidez, muitas garotas acabam abandonando as escolas o que, no futuro, acarretará a dificuldades a inserção ao mercado de trabalho, devido a baixa qualificação, aumentando assim, sua vulnerabilidade socioeconômica.

Portanto, medidas são imprescindíveis para o combate da gravidez na adolescência. Cabe ao Ministério da Educação em parceria com Secretarias Estaduais de Educação realizarem a implantação da educação sexual gradual nas escolas, por meio de encontros mensais com a presença dos pais, visando superar o tabu social a respeito do diálogo aberto em relação ao sexo e o ensinamento de métodos contraceptivos aos jovens. Assim, passos importantes serão dados na prevenção da gravidez precoce.

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2 Correções

  1. Oie, tudo bem?
    Vamos lá!
    INTRODUÇÃO:
    – Apresenta contextualização;
    – Contém TESE;
    – Bem estruturada;
    – Evasão escolaR, e não escolaS.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    – Muito bom este parágrafo!
    – Contém uma IDEIA CENTRAL, uma EXPLICAÇÃO desta e um “algo a mais” no final dele.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    – Parágrafo bem estruturado e muito bem escrito;
    – Neste, assim como no parágrafo anterior, você citou e desenvolveu suas duas ideias da TESE.
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/CONCLUSÃO:
    – Muito bom!
    – Contém AGENTE, MODO e EFEITO.
    Parabéns pela redação! :)

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  2. Obs: Sua redação está muito bem elaborada, apenas com alguns desvios de língua portuguesa e uma quantidade considerável de erros gráficos. Por ser um texto dissertativo argumentativo (como pede no ENEM), você apresentou diversos fatos e não os comprovou, como por exemplo: utilizar dados, frases, estatísticas etc… Fazendo com que torne-se um texto expositivo.
    Critérios de acordo com o ENEM:
    Competência 1: Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios = 160
    Competência 2: Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo = 120
    Competência 3: Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria, porém não explora o tema = 140
    Competência 4: Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana = 120
    Competência 5: Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação = 200
    TOTAL: 740

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