Gravidez na adolescência

  • 0

     Dados do Ministério da Saúde mostram que o país teve um grande quantitativo de nascimentos de crianças nascidas de meninas com idade entre 10 e 19 anos. Vale salientar que 30% das meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto.

           O estatuto da criança e do adolescente, circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade. A adolescência é um período de grandes descobertas, assim o pico dos níveis hormonais podem levar ao início da vida sexual que pode acontecer de forma desprotegida.

        É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além de gravidez indesejada nessa faixa etária.

      É importante destacar que apesar de ocorrer em diferentes grupos, a gravidez na adolescência está associada com baixa renda, baixa escolaridade e pouca perspectiva de futuro. Além dos fatores psicológicos e socioeconômicos, constitui-se um problema de saúde pública. Segundo dados do Ministério da Saúde além das mortes das mães, observa-se que a morte infantil é maior em crianças nascidas de adolescentes com menos de 15 anos, quando comparadas com mulheres com idade entre 25 e 29 anos.

      Faz-se de grande importância que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde promova palestras, oficinas e campanhas nas escolas, postos de saúde e hospitais, no intuito de conscientizar os adolescentes por meio de uma abordagem didática, como por exemplo, uso de mídias visuais e aplicativos, sobre o funcionamento de cada método contraceptivo e as consequências de uma gravidez nesse período.

Compartilhar

5 Correções

  1. Comentários por competência (Irei corrigir de acordo com os critérios definidos pela banca do ENEM):
    C1- Atente-se ao uso correto da vírgula. Por exemplo, não se deve separar o sujeito da ação como foi feito no 2º parágrafo em “O estatuto da criança e do adolescente, circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade”, retire essa vírgula após a palavra “adolescente”, visto que essa separação indevida é considerada um grave erro sintático. Em ” Dados do Ministério da Saúde mostram que o país teve um grande quantitativo de nascimentos de crianças nascidas de meninas com idade entre 10 e 19 anos” ficou meio confuso de entender qual era a sua intenção pensamento.
    C2- O candidato soube utilizar o conhecimento e referências de outras (neste caso, o ministério da saúde) para comprovar sua argumentação, entretanto, é preciso fazer maior aproveitamento dessa citação, e não utilizá-la mais de uma vez no mesmo texto.
    C3- O candidato iniciou a argumentação no texto, contudo, é válido destacar que não foi possível observar uma marca de autoria plausível, e os parágrafos de desenvolvimento tornaram-se mais descritivos do que argumentativos.
    C4- O candidato utilizou poucos termos conectivos e coesivos. Deve-se aplicar mais palavras que permitam a coesão entre parágrafos e dentro dos parágrafos, tais como “além disso, contudo, entretanto, dessa forma, visto que, haja vista, destarte, outrossim, sendo assim, portanto, etc.”, o que enriquece o texto através destes mecanismos.
    C5- A proposta de intervenção apresenta todos os elementos requeridos (Agente, Ação, Meio/ Modo, Detalhamento e Finalidade).
    Notas por competência:
    C1- 120
    C2- 120
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 200
    Nota final: 680

    • 1
  2. Correção Gramatical:
    O texto contém uma série de problemas envolvendo o uso da vírgula, como os exemplos abaixo:
    O trecho “nascimentos de crianças nascidas”, retirado do primeiro parágrafo, trata-se de uma redundância
    Nesse trecho […] descobertas, assim o pico dos níveis hormonais podem levar ao início da vida sexual que pode acontecer de forma desprotegida. […] a palavra “assim” deveria estar isolada entre vírgulas
    Correção do Conteúdo:
    Trata-se de um texto amplamente teórico, sendo necessário também, para o enriquecimento do texto o uso de alusões históricas, filosóficas, artísticas, etc.
    No entanto, o texto não peca no quesito de trazer a mensagem mas, ao passo que a autora foca na quantidade de argumentos ela também acaba ficando com argumentos rasos e sem muito fundo teórico exposto.
    Em geral, digo que este texto tinha um bom rumo, no entanto se perdeu haja vista que a argumentação se tornou algo muito simples e muito pouco explorada.

    • 0
  3. Desta forma fica mais clara a informação a ser transmitida:
    Dados do Ministério da Saúde mostram que meninas com idade entre 10 e 19 anos, já estão se tornando mães mesmo tão jovens e no caso de algumas tão crianças ainda. Vale salientar que 30% das meninas mães que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto.
    Este parágrafo esta correto:
    O estatuto da criança e do adolescente, circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade. A adolescência é um período de grandes descobertas, assim o pico dos níveis hormonais podem levar ao início da vida sexual que pode acontecer de forma desprotegida.
    Este parágrafo esta correto: Mas, você poderia ter iniciado assim: Grande parcela da população jovem, ignora a existência de métodos…
    É grande a parcela da população jovem que ignora a existência de métodos contraceptivos ou, simplesmente, conhece-os, mas não os adota. Com isso, observa-se o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, além de gravidez indesejada nessa faixa etária.
    Este parágrafo esta correto:
    É importante destacar que apesar de ocorrer em diferentes grupos, a gravidez na adolescência está associada com baixa renda, baixa escolaridade e pouca perspectiva de futuro. Além dos fatores psicológicos e socioeconômicos, constitui-se um problema de saúde pública. Segundo dados do Ministério da Saúde (vírgula) além das mortes das mães, observa-se que a morte infantil é maior em crianças nascidas de adolescentes com menos de 15 anos, quando comparadas com mulheres com idade entre 25 e 29 anos.
    Eu usaria Torna-se de grande importância …
    Faz-se de grande importância que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde promova palestras, oficinas e campanhas nas escolas, postos de saúde e hospitais, (sem vírgula) no intuito de conscientizar os adolescentes por meio de uma abordagem didática, como por exemplo, uso de mídias visuais e aplicativos, sobre o funcionamento de cada método contraceptivo e as consequências de uma gravidez nesse período.

    • 0
  4. A redação poderia estar mais enriquecida de detalhes , principalmente no segundo e terceiro parágrafo , por exemplo: ”COM ISSO OBSERVA-SE O AUMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS ” quais doenças? o parágrafo está escasso de informações e argumentação o que te fara perder muito pontos ;por isso n foque apenas em informações o texto deve ser argumentativo , tente usar mais argumentos .
    Tente citar livros como “COMO DOIS EM DOIS ”que conta a experiência de dois casais de adolescentes .
    Também podendo citar ações nas escolas , postos de saúde campanhas publicitárias que incentivam o apoio para os jovens ensinando a eles como iniciar uma vida sexual
    saudável , tanto antes da gravidez como depois assegurando os direitos dessa jovem mãe e também citado a evasão escolar como consequência do mesmo.

    • 0
  5. A Redação está ótima, muito bem escrita e o argumento é perfeito, porém poderia também utilizar exemplos de séries ou filmes atuais para enriquecer a redação, como por exemplo a a novela brasileira Malhação, onde existe muitos casos de gravidez na adolescência mostrando as mudanças na rotina, os preconceitos sofridos e a falta de informação por parte de jovens. Tem que ter um pouco de cuidado também ao acumular muitas informações, lembrando que uma redação ENEM não é apenas várias informações, e sim a naturalidade da contextualização da problemática. Fica a dica!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.