No filme hollywoodiano chamado “Guerra mundial Z” mostra uma ficção onde ocorre uma grande epidemia de um vírus que transforma pessoas normais em mortos-vivos, e isso ocorre em uma rapidez extrema. Saindo da ficção-científica pode-se observar grandes doenças que assolaram a humanidade, e a velocidade que elas se propagaram é fora do normal.
Primeiramente, no século XIV surgiu uma pandemia chamada “Peste negra” que causou a morte de milhões de pessoas na Europa. Naquela época não existiam muitos cuidados com a saúde, e também a falta de estrutura sanitária intensificaram o aumento do contágio dessa doença e de várias outras. Entretanto, séculos depois ainda encontra-se em vários países um cenário degradante. É notável a falta de interesse tanto dos cidadãos quanto do governo em relação a esse problema.
Por consequência, o desinteresse mediante a esse problema acaba gerando várias doenças contagiosas de tempos em tempos. E a mais nova delas é um vírus da espécie Coronavírus, o 2019-nCoV. O novo coronavírus surgiu na China e está se espalhando por todo o mundo, esse vírus causa problemas nos pulmões que podem levar a morte, e o número de mortos só está aumentando.
Portanto, é evidente que esse problema necessita ser resolvido o mais rápido possível. O Governo precisa se responsabilizar e investir em uma estrutura sanitária decente que atenda a população e a deixe fora de riscos de contaminações para que epidemias não sejam criadas. Não só o Governo, e sim também a população precisa se conscientizar deste problema e parar de poluir o meio urbano, pois só aumenta a chance de surgir novas doenças virais. Desta forma pode-se evitar a proximidade de algo parecido com a ficção no filme “Guerra Mundial Z”.
vitormariae
GOSTEI MUITO DA SUA REDAÇÃO!!!!
vou citar alguns pontos que eu achei que poderiam melhorar, ok?
eu senti uma falta da tese e dos dois núcleos a serem abordados durante a redação.
senti falta de dados que comprovem suas falas em ambos parágrafos argumentativos.
você também não explicita muito seu agente, poderia colocar assim “portanto, urge que o governo federal(por exemplo) ….”.
tem duas intervenções, porem não estão completas, ambas faltando um meio/modo e uma finalidade.
esse foram alguns pontos que eu anotei, que em geral eu gosto de colocar na minha redação
Ellenxxxx
Excelente sua redação, no meu ver voce poderia usar termos mais formais seu texto. E uma argumentação mais persuasiva com mais informações para demonstrar ainda mais que você sabe o que esta falando principalmente no terceiro parágrafo, parece qur ficou incompleto .Sua conclusão ficou ótima.
Kamylla Andrade
GOSTEIII.. REALMENTE, MUITO BOA SUA REDAÇÃOOOO!
você fez a analogia ao filme e tals..
Mas da próxima tenta aumentar o seu terceiro paragrafo argumentativo, pois, somadas a sua introdução com a conclusão dão um numero de linhas maiores do que as argumentações. e isso não é bom… da próxima tenta colocar mais informações no seu segundo paragrafo que ai você vai para o 10!!
jhenicps
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
A redação está boa, com alguns erros de concordância e acentuação. A linguagem utilizada está um pouco informal. Evitar uso de expressões generalizadas como “estrutura sanitária decente” ou descrever o que pode ser considerado indecente.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
Na redação é possível identificar que o autor possui conhecimento sobre o assunto e que poderia ter trabalhado melhor o tema citando mais exemplos e deixando a redação um pouco mais clara.
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
O ponto de vista ficou bem exposto na redação, porém o uso de argumentos e embasamentos para sustenta-lo deixou a desejar. Poderia ter sido mais enfático e ter explicado como a população e o Governo têm deixado de se “interessar” por tais fatos como grandes epidemias. (?) O 2º paragrafo da redação ficou muito generalizado e com varias “pontas soltas” que não são esclarecidas nos parágrafos seguintes.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
O autor utilizou conectivos ao longo da dissertação demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos, porém não esclareceu bem seus argumentos.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
O legal da proposta de intervenção foi que o autor conseguiu lincar com o filme citado na introdução, fato este que conta ponto para as bancas corretoras. O lado negativo foi ele utilizar termos muito informais como “estrutura sanitária decente”. O fato da população precisar ter maior consciência ficou evidente, porém ele não demonstrou como é possível atingir esse nível de consciência ou interesse por parte dela e do governo.
Em suma, a redação ficou boa e seria o suficiente para tirar uma nota mediana em provas como o ENEM, creio que uns 600 pontos. Acredito que escrever mais redações e ser mais claro quantos aos argumentos e exemplos utilizados ajudará a melhorar essa performance.