Iniciante

Grandes epidemias

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No filme hollywoodiano chamado “Guerra mundial Z” mostra uma ficção onde ocorre uma grande epidemia de um vírus que transforma pessoas normais em mortos-vivos, e isso ocorre em uma rapidez extrema. Saindo da ficção-científica pode-se observar grandes doenças que assolaram a humanidade, e a velocidade que elas se propagaram é fora do normal.

Primeiramente, no século XIV surgiu uma pandemia chamada “Peste negra” que causou a morte de milhões de pessoas na Europa. Naquela época não existiam muitos cuidados com a saúde, e também a falta de estrutura sanitária intensificaram o aumento do contágio dessa doença e de várias outras. Entretanto, séculos depois ainda encontra-se em vários países um cenário degradante. É notável a falta de interesse tanto dos cidadãos quanto do governo em relação a esse problema.

Por consequência, o desinteresse mediante a esse problema acaba gerando várias doenças contagiosas de tempos em tempos. E a mais nova delas é um vírus da espécie Coronavírus, o 2019-nCoV. O novo coronavírus surgiu na China e está se espalhando por todo o mundo, esse vírus causa problemas nos pulmões que podem levar a morte, e o número de mortos só está aumentando.

Portanto, é evidente que esse problema necessita ser resolvido o mais rápido possível. O Governo precisa se responsabilizar e investir em uma estrutura sanitária decente que atenda a população e a deixe fora de riscos de contaminações para que epidemias não sejam criadas. Não só o Governo, e sim também a população precisa se conscientizar deste problema e parar de poluir o meio urbano, pois só aumenta a chance de surgir novas doenças virais. Desta forma pode-se evitar a proximidade de algo parecido com a ficção no filme “Guerra Mundial Z”.

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4 Correções

  1. GOSTEI MUITO DA SUA REDAÇÃO!!!!
    vou citar alguns pontos que eu achei que poderiam melhorar, ok?
    eu senti uma falta da tese e dos dois núcleos a serem abordados durante a redação.
    senti falta de dados que comprovem suas falas em ambos parágrafos argumentativos.
    você também não explicita muito seu agente, poderia colocar assim “portanto, urge que o governo federal(por exemplo) ….”.
    tem duas intervenções, porem não estão completas, ambas faltando um meio/modo e uma finalidade.
    esse foram alguns pontos que eu anotei, que em geral eu gosto de colocar na minha redação

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  2. Excelente sua redação, no meu ver voce poderia usar termos mais formais seu texto. E uma argumentação mais persuasiva com mais informações para demonstrar ainda mais que você sabe o que esta falando principalmente no terceiro parágrafo, parece qur ficou incompleto .Sua conclusão ficou ótima.

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  3. GOSTEIII.. REALMENTE, MUITO BOA SUA REDAÇÃOOOO!
    você fez a analogia ao filme e tals..
    Mas da próxima tenta aumentar o seu terceiro paragrafo argumentativo, pois, somadas a sua introdução com a conclusão dão um numero de linhas maiores do que as argumentações. e isso não é bom… da próxima tenta colocar mais informações no seu segundo paragrafo que ai você vai para o 10!!

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  4. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA.
    A redação está boa, com alguns erros de concordância e acentuação. A linguagem utilizada está um pouco informal. Evitar uso de expressões generalizadas como “estrutura sanitária decente” ou descrever o que pode ser considerado indecente.
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
    Na redação é possível identificar que o autor possui conhecimento sobre o assunto e que poderia ter trabalhado melhor o tema citando mais exemplos e deixando a redação um pouco mais clara.
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
    O ponto de vista ficou bem exposto na redação, porém o uso de argumentos e embasamentos para sustenta-lo deixou a desejar. Poderia ter sido mais enfático e ter explicado como a população e o Governo têm deixado de se “interessar” por tais fatos como grandes epidemias. (?) O 2º paragrafo da redação ficou muito generalizado e com varias “pontas soltas” que não são esclarecidas nos parágrafos seguintes.
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
    O autor utilizou conectivos ao longo da dissertação demonstrando conhecimento dos mecanismos linguísticos, porém não esclareceu bem seus argumentos.
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
    O legal da proposta de intervenção foi que o autor conseguiu lincar com o filme citado na introdução, fato este que conta ponto para as bancas corretoras. O lado negativo foi ele utilizar termos muito informais como “estrutura sanitária decente”. O fato da população precisar ter maior consciência ficou evidente, porém ele não demonstrou como é possível atingir esse nível de consciência ou interesse por parte dela e do governo.
    Em suma, a redação ficou boa e seria o suficiente para tirar uma nota mediana em provas como o ENEM, creio que uns 600 pontos. Acredito que escrever mais redações e ser mais claro quantos aos argumentos e exemplos utilizados ajudará a melhorar essa performance.

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