Iniciante

Gestão de resíduos sólidos

  • 1

Como postulado por Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura militar no país disse:”O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nesse cenário, a gestão de resíduos à sociedade, atualmente no Brasil, apresentam-se como um dos nós a serem desatados. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude da negligência do Estado e da insuficiência governamental. Sendo assim, medidas exequíveis devem ser tomadas a fim de sanar os entraves existentes.

Em primeira análise, afirma-se que o descaso do Estado e da sociedade com o qual necessita de adotar  efetivas ações de coleta específica de resíduos, mostra-se um impasse às pessoas que lutam por um âmbito longe de ser preservado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relata que a prática de descartamento de resíduos sólidos  nos manejos não prejudica apenas o ambiente mas também à população uma vez que 99,6 tem manejo de resíduos sólidos. Nesse sentido, diante de um ambiente que propaga em degradar resíduos, é necessário analisar as consequências acerca dessa problemática.

Consequentemente, é compreensível que a insuficiência governamental  que não zela pelo ambiente preservado. É o que gera a gestão de resíduos nos manejos, prejudicando à população de habitantes brasileiros. Assim, é necessário uma execução de melhorias para incentivar a diminuição da gestão de resíduos no Brasil, isso consoante ao  filantropo Chico Xavier “ambiente limpo não é o que mais se limpa , e sim o que menos se suja.”De maneira análoga, reivindicações da sociedade para incentivar a coleta de resíduos nos ambientes, são necessárias para a realização de mudanças nessa área.

Portanto, a gestão de resíduos, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista por meio de verbas governamentais, na melhoria da gestão dos resíduos no âmbito do meio ambiente, incentivando menos impactos e danos ao ambiente. A posteriori, cabe à população promover manifestações através de uma petição assinada, com o objetivo de atingir toda à população de habitantes do canarinho brasileiro. motivando às pessoas a viver em um ambiente em que haja coleta de resíduos preservando o meio ambiente, para que um meio ambiente seja preservado. Somente assim, será possível desatar os nós do jornalista Barão de Itararé e ter um ambiente em que haja gestão de resíduos no contexto atual.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde!!
    Senti falta de uma segunda tese, você apenas discorreu sobre um tema: Gestão de resíduos sólidos. A conclusão ficou boa, o repertório sociocultural também ficou maravilhoso. E observou-se também, como já comentado acima, alguns erros na questão da pontuação durante o decorrer da sua argumentação, principalmente no 4° parágrafo, onde alguns erros ficam bem eminentes.
    Mas, para tanto, ficou uma redação excelente e muito bem argumentada!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.