Doutor

Gestão de resíduos na sociedade brasileira

  • 0

No filme Wall-e, a terra encontra-se em condições inabitáveis para a vida conhecida, consequência direta da geração de resíduos sólidos e orgânicos. Não distante da ficção, percebe-se o encaminhamento do Brasil para a mesma realidade, haja vista a grande produção de resíduos. Desse modo, desencadeiam esse problema o exacerbado consumo brasileiro  e as ineficácias políticas públicas.

Em primeira instância, de acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, no mundo pós-moderno, o consumo é uma das condições mediadoras da vida, tal qual o que não é essencial a ela – supérfluo – torna-se uma necessidade de consumo. Fato é que, esse comportamento desregrado (consumismo) gera como consequências a gênesis de resíduos, causando grandes danos ao meio ambiente e o esgotamento de seus recursos. Nesse contexto, o problema não está vinculado a tão somente ao descarte de um produto sem uso, mas ao descarte de embalagens, sacolas plásticas e outros adereços atribuídos ao consumo de um produto e utensílios.

Ademais, a ineficácia de políticas públicas – política nacional de resíduos sólidos –  contribui para o agravamento do problema, haja vista que ela não é cumprida efetivamente. Por essa perspectiva, lixões que não deveriam estar mais em atividade como também o descarte inadequado aliado ao aumento da produção de resíduos sólidos e orgânicos, fomentam a manutenção do problema, além de demonstrar a incompetência do Estado na efetivação da lei. Por essa ótica, segundo pesquisas feitas pelo Jornal Nacional, ainda existem mais de 3 milhões de lixões abertos (proibido pela política nacional), além de um aumento de 26% na produção de lixo.

Portanto, são necessárias medidas para mitigar a problemática. Para tanto, é necessário haver o engajamento massivo do corpo social como uma maneira de demonstrar interesse pela causa, instigando o pode público a ser mais efetivo no cumprimento das políticas públicas. Isso pode ser feito com o uso das redes sociais como Instagran e Twitter, o quais devem ser utilizados como ferramentas para disseminar os lixões os quais encontram-se abertos, exigindo o correto isolamento e fechamento desses estabelecimentos, bem como divulgar serviços de reciclagem. Tudo isso pode ser vinculado à uma hashtag, o que ajudaria no engajamento da sociedade como um todo, e na facilidade de agrupamento de informações.

Compartilhar

1 Correção

  1. Ótima redação!
    – acentuação gráfica correta
    – espaçamento das linhas correta.
    – introdução, desenvolvimento(só colocaria mais coisas no desenvolvimento) e a proposta de intervenção tudo ok.
    Tudo certo, Parabéns 980!
    Lembre-se: a prática leva a perfeição! Cada dia, sempre q puder faça de 3 a 5 redações por semana e você verá o resultado.
    Sucesso e Bons estudos!

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.