Iniciante

Gerenciamento de situações de desastre ambiental – ENEM

  • 2

Despreparo. Ingerência. Desamparo. Estes e outros termos caracterizam o Estado, sua atuação  e as vítimas quando ocorrem desastres ambientais. Sinteticamente, pode-se dizer que a conjuntura típica do gerenciamento deste tipo de calamidade é  ruim ao lidar com os danos sociais e ambientais decorrentes, fato que è um reflexo da incompetência estatal. Portanto, urge que algo seja feito para mudar este quadro.

A priori, o sociólogo alemão Karl Marx, em seu livro O Capital, afirma que ” A fim de se apropriar da matéria natural de uma forma útil para sua própria vida, ele em movimento as forças naturais” em um trecho no qual aborda a relação do homem com os espaço natural.  Nessa perspectiva, de acordo com o autor se pode afirmar que a produção de riquezas e o progresso da sociedade são intimamente ligados à natureza, por isso, é evidente que o gerenciamento ruim de situações de desastre ambiental é um problema, pois compromete tanto  o meio ambiente físico da localidade afetada como também prejudica a sociedade que a ela está relacionada.

Ademais, a Constituição Brasileira de 1988 defende a proteção do patrimônio natural brasileiro, fato que pressupõe os governantes atuando com essa mentalidade, todavia, pouco é feito pelos encarregados de lidar com desastres ambientais no Brasil . Esta ingerência e despreparo do Estado em resolver as nações  se configura como um problema grave, pois não há quem mais possa lidar com as calamidades que ocorrem, fato que já foi previsto como possível de ocorrer em diferentes âmbitos por John Locke  em seus estudos sobre o contra social nos quais defende a atuação  da população para forçar o  governo a sanar os problemas que surjam.

Por fim, sabendo por Marx da intima ligação entre natureza e sociedade, e por Locke da necessidade da população agir quando o governo e normas não a contemplar, é evidente o caminho a ser tomado quanto ao tema em foco. Cabe à população pressionar os governantes para que estes atuem de forma mais incisiva quanto a resolução destas calamidades, para que os problemas  que delas decorram sejam resolvidos de forma rápida e efetiva, o que pode ser feito por meio de manifestações pacíficas ,que podem ser realizadas pelas redes sociais sem dificuldade, nas quais exporiam sua posição. Destarte, seria sanada a problemática entorno do gerenciamento de situações de desastre ambiental.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. COMPETÊNCIA 1: 120 / Cuidado com a pontuação e com os pequenos erros!
    COMPETÊNCIA 2: 200 / Muito bem! Utilizou repertórios de várias áreas do conhecimento.
    COMPETÊNCIA 3: 160 / Poderia explorar mais os repertórios!
    COMPETÊNCIA 4: 200 / Muito bem! Mas procure utilizar mais conectivos para garantir maior fluidez no texto.
    COMPETÊNCIA 5: 200 / Excelente! Cumpriu todos os requisitos da proposta de intervenção!
    NOTA: 880.
    PARABÉNS PELA NOTA E CONTINUE PRATICANDO! A NOTA MIL ESTÁ PRÓXIMA!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.