O século XXI conhecido pela sua evolução tecnológica, alterou o modo de vida das pessoas e principalmente dos mais novos. Os indivíduos ficaram mais conectados e ao mesmo tempo distante com a internet. A grande facilidade á informação prejudicou os jovens da Geração Z, construindo adolescentes indecisos e até fantoches sem orientação para o que fazer com seu conhecimento.
A sociedade atual está fazendo tudo de forma corrida, muitas vezes preferindo o superficial do que o profundo. Os alunos se acostumaram a fazerem trabalhos escolares de copiar e colar, consequentemente nem sabem do que se trata a tarefa. Existem vários cursos na internet que dão certificado e são curtos, mas apresentam o conteúdo de forma básica dando a falsa sensação de aprendizagem. Vários adolescentes quando entregam seus currículos, possuem vários cursos, sendo que não sabem fazer o principal do que foi aprendido. Esse é o perigo do século, pessoas cheias de fome pelo saber, mas sem discernimento aprofundado sobre nada.
A falta de objetividade se tornou um símbolo entre a população que muda de opinião como se fosse roupa. Os influenciadores digitais se tornaram espelho de opiniões para jovens que o seguem. Alguns deles são usado como massa de manobra que não emitem opinião e reproduzem argumentos dos outros. Adolescentes criticam a escola atual porque youtubers falam que não serve para nada, mas esquecem que muitos desses influenciadores fizeram faculdade. Grande parte dos cidadãos buscam um lado não a partir de suas convicções, apenas querendo participar de um grupo social. Tanto jovens e adultos estão começando a virar pessoas que não analisam as situações do dia a dia.
Fica evidente que a geração Z ou os ultrajovens estão em busca de coisas novas, contudo não sabem formar opinião própria e não querem perder tempo se aprofundado em nada. Logo temos visionários que sem direção se perdem no caminho de desenvolvimento pessoal.
Obs: Essa foi uma redação dissertativo-argumentativo que não era obrigatório colocar uma intervenção na conclusão. Lógico que no Enem tenho que colocar intervenção na conclusão.
Abigail
Introdução: O correto seria: “A grande facilidade de acesso à informação”, faltou você escrever “acesso” e o sinal da crase é virado para o lado oposto. O problema e os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto. Senti falta de conectivos entre as frases; conjunções como: “nesse sentido”, “dessa forma”, são importantes para relacionar as ideias.
Desenvolvimento 1: Para iniciar os parágrafos de desenvolvimento, é aconselhável usar algum conectivo. Evite usar expressões coloquiais: “está fazendo tudo de forma corrida”, prefira termos mais adequados à norma padrão, como: “vive em um ritmo acelerado”. O verbo preferir tem a regência: preferir uma coisa a outra, então o correto seria: “preferindo o superficial ao profundo”. Depois do tópico frasal, você apresenta exemplos de como o problema ocorre, mas devido à falta de conectivos, as informações não parecem ter relação entre si. Também achei que, exceto pela última frase, o parágrafo ficou muito expositivo, procure dar mais autoria ao texto expondo indiretamente sua opinião em relação à problemática.
Desenvolvimento 2: O Enem exige o uso de elementos coesivos no início de pelo menos dois parágrafos. Novamente, evite o uso de expressões coloquiais: ” muda de opinião como se fosse roupa”, prefira, por exemplo: “muda de opinião rapidamente”. Nesses casos, o “se” vem após o verbo: “tornou-se”, “tornaram-se”. Achei que o parágrafo ficou muito descritivo e as ideias não foram bem conectadas. No Enem, você precisa usar pelo menos um repertório sociocultural (dados, citações, alusões históricas) de forma produtiva para comprovar seus argumentos.
Conclusão: Como você disse que essa é uma redação que não precisa de proposta de intervenção, achei que resumiu bem o que foi abordado no texto. Faltou uma vírgula em: “Logo,”.
Já que não é uma dissertação modelo Enem, não posso avaliar com as 5 competências, então só vou pontuar algumas observações:
Use mais conectivos para que as ideias estejam bem relacionadas entre si e sigam uma progressão lógica.
Evite expressões coloquiais.
Para dar mais autoria ao texto, use adjetivos e expressões como: “é imprescindível”, “cabe ressaltar”, “é intolerável”.