Goiânia, 12 de dezembro de 2019
Prezada Carolina Saraiva, editora do jornal Informação Livre,
Ao ler o seu artigo “Escolas brasileiras ainda formam analfabetos funcionais”, notei a falta de contextualização de cunho socioeconômico, pois, acredito que grande parte dos cidadãos formados no ensino básico que ainda são analfabetos funcionais vêm de famílias economicamente vulneráveis e que dependem da renda de todos os membros aptos a trabalhar.
Descontenta-me saber que, através de dados do IBGE, o artigo do seu jornal aponta que 29% da população brasileira se encontra nessa situação, mas não debate acerca de nenhum dado de desigualdade social. Consequentemente, a matéria toma uma postura acusadora, que trata do tema sem atentar-se às dificuldades de acesso a educação, evasão escolar e a precariedade do atual sistema educacional do País.
Portanto, espero encarecidamente por uma próxima edição mais inclusiva, que destaque a realidade dessa porção desfavorecida da sociedade, de maneira respeitosa e sensibilizadora.
Atenciosamente,
Roseanebbp
Boa tarde! Não sou corretora mas vou argumentar alguns pontos que percebi ao ler.
*Acho uma boa você começar pegando temas mais completos, porque facilita na hora de falar sobre o assunto. Aqui mesmo nesse site tem temas com textos de apoio.
*Também é interessante que pegue redações nota mil de vestibulares passados, isso ajuda muito no começo.
*Outra boa ideia é ver sobre a estrutura do texto. Ver algumas regras que ajudam muito a montar a base do assunto que vai escrever.