Iniciante

Gastos Desnecessários

  • 0

No filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, Becky acaba com grandes dívidas, após compras desnecessárias e exageradas, que acarretam em problemas para ela e sua família. Infelizmente, no Brasil, essa situação acontece com muitas pessoas. Os baixos salários, junto a necessidade de compra e o uso recorrente dos cartões de crédito, tornam as dívidas comuns e podem gerar sérios problemas.

Segundo Adam Smith “O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”. Sendo assim, a todo momento as pessoas são induzidas a realizarem compras, o consumo está sempre presente e é necessário. Mas, tal situação se implica com os baixos salários, o mundo ilusório dos cartões e a frenesia no consumo, que contribuem com asl dívidas acumulativas.

As compras, são vistas por muitos como um meio de relaxamento e até mesmo fuga para os problemas. Contudo, em muito casos, após o consumo, pode surgir o sentimento de culpa, estresse, insônia e outros problemas prejudiciais a saúde. Além de poder afetar diretamente a família do devedor, o que faz com que agruras apareçam.

Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. O Ministério da Economia dever disponibilizar, a toda população, por meio de uma plataforma digital, atendimento com consultores financeiros. Assim como, promover uma campanha de conscientização, por meio de cartazes e comerciais, sobre a importância de consumir sem exageros. Dessa forma, as pessoas endividadas terão assistência para sanar suas dívidas e a população ficará ciente dos riscos de gastos exagerados, fazendo com que o consumo seja prudente e as dívidas diminuam.

Compartilhar

2 Correções

  1. Ola, eu sou iniciante então não sei dar nota, mas vou tentar ajudar no que eu conseguir.

    Bem, gostei do tema da sua redação, pois é um assunto bem atual, porém possui vários erros na colocação de vírgula e na minha opinião faltou um pouco mais de detalhamento nos desenvolvimentos.
    Espero ter ajudado

    • 1
  2. C1: 120
    Uso exagerado e, muitas vezes, incorreto de vírgulas.

    “As compras, são” – Isso não é conectivo, o uso da vírgula foi equivocado.
    “Infelizmente, no Brasil, essa…” – Após Brasil não necessita vírgula.

    Tem outros, porém não listarei todos.

    Além disso, apresentou erros de concordância e escrita.

    “com asl dívidas acumulativas” – Pode ter sido só na hora de passar a redação, mas “ASL” não é algo que um corretor de Enem deixaria passar.
    “em muito casos” – erro de concordância, ou ambos no plural ou no singular.
    “prejudiciais a saúde” – Faltou a crase no A.

    C2: 80
    Apresentou três bons pontos de vista no primeiro parágrafo. Contudo, o 2° está com mais cara de introdução. Ou seja, você não aprofundou a discussão, apenas retomou a fala do 1° parágrafo com palavras diferentes, mas ambos seguem a mesma estruturação.

    Além disso, você não discorreu sobre o quê seriam esses “Gatos Desnecessário”, mas falou sobre as dívidas e o que elas acarretam para quem as têm. Se esse era seu objetivo desde o começo, teria sido preferível outro título, pois, no Enem, esse desvio de atenção poderia fazer você zerar a redação.

    C3: 120
    Você trouxe duas citações e as explicou, isso é bom. Entretanto, não utilizou nenhum dado estatístico para fortalecer seus argumentos, isso deixou seu texto pobre e superficial.

    Geralmente, nos textos motivadores, vêm algum dado estatístico com fonte e, apesar de ser bem generalizado, uma vez que muito iram usar, é mais aconselhável que inventar algum dado ou simplesmente não colocar.

    C4: 120
    Senti falta de conectivos em alguns pontos do seu texto.
    Quando você os empregava, fazia corretamente e se encaixavam perfeitamente, EXCETO QUANDO USOU “ASSIM COMO”.
    contudo, ainda deixou de usa-los em alguns momentos. Logo, sua nota foi afetada.

    C5: 160
    Uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (explicação e exemplos).

    Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. O Ministério da Economia (AGENTE) dever disponibilizar, a toda população, por meio de uma plataforma digital (MODO), atendimento com consultores financeiros (AÇÃO). Assim como, promover uma campanha de conscientização (AÇÃO), por meio de cartazes e comerciais (MODO), sobre a importância de consumir sem exageros. Dessa forma, as pessoas endividadas terão assistência para sanar suas dívidas e a população ficará ciente dos riscos de gastos exagerados (EFEITO), fazendo com que o consumo seja prudente e as dívidas diminuam. (DETALHAMENTO)

    Apesar de sua conclusão apresentar todos os elementos, eu considerei equivocado o efeito dela. Se o governo oferecer apenas meios de conscientizar a população com a ajuda de consultores financeiros, eles não irão quitar suas dívidas, irão aprender como controlar seus gastos e se planejar para pagar suas contas.

    TOTAL: 600

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.