Mestre

Garantia do acesso à internet no Brasil

  • 1

A internet surgiu no contexto da Guerra Fria, uma vez que, por temerem ataques soviéticos, os americanos criaram um sistema de compartilhamento de informações. Passados anos, essa ferramenta proporcionou à sociedade hodierna nímios avanços, como a descentralização das informações, contudo, a sua democratização ainda não é uma realidade – principalmente no Brasil. Logo, é crucial analisar como a desigualdade e a mentalidade capitalista das empresas contribuem para a perpetuação do revés.

Sob esse viés,  é evidente que ocorre, no cenário vigente, a restrição do acesso à internet a uma parcela da população. De acordo com o geógrafo Milton Santos, a era da informação possui os seus excluídos, visto que a concentração de renda impede que a globalização seja contemplada por todos. Nessa perspectiva, o serviço da internet se restringe àqueles que possuem melhores condições financeiras, de modo que a parcela social que vive de baixos salários – geralmente usados para necessidades básicas, como alimentação-,  não consegue sequer ter acesso a um dispositivo eletrônico. Portanto, enquanto políticas públicas não foram criadas, parte do povo brasileiro continuará atingido.

Além disso, a mentalidade empresarial torna claro o desleixo quanto à disponibilidade das redes. Segundo o IBGE,  4,5% das pessoas em todo o país não (têm) acesso à internet devido à indisponibilidade de bandas largas, nos locais que frequentam. Mesmo havendo interesse, no que tange a conectividade,  um número significante de pessoas não possui acesso à rede,  de modo a privar esse público dos benefícios gerados por essa ferramenta, como o rápido recebimento de informações. Desta maneira, é urgente a tomada de ações para mitigar o quadro.

Em suma, a garantia do acesso à internet à população basílica é desigual e precisa de ajustes. Assim, o Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, deve promover a inclusão digital do corpo social, oferecendo não somente equipamentos e conexão para as comunidades carentes, mas também serviços e metodologia de trabalho que permitam modificar a realidade local dos cidadãos. Desta forma, a exclusão apresentada por Milton Santos será cerceada.

 

Se possível, corrijam com nota, por favor!!!

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução:Excelente contextualização historica,apresentação da tese boa
    Desenvolvimento:Uso de dados estatisticos para fortalecer a tese,e a fala de sabios no assunto retratado no tema,
    Conclusao:Resumo do texto,e Apresentação de solução.

    Erros:”Portanto, enquanto políticas públicas não foram criadas, parte do povo brasileiro continuará atingido”.Solução no segundo paragrafo?

    Boa coerencia gramatical!
    Nota:650

    • 1
  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 120 pontos.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200 pontos.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160 pontos.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: 200 pontos.
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160 pontos.

    Nota final = 840 pontos.

    Comentários – introdução:
    Percebe-se claramente os 3 elementos constituintes da introdução: contexto, apresentação do tema e definição da tese com 2 argumentos válidos. Há erros de ortografia que implicaram na nota da C-01: “Passados anos” foi um conectivo não adequado para a modalidade formal da língua, haja vista que ele denota uma marca informal/oralidade; erro na escrita de uma palavra: “[…] proporcionou à sociedade hodierna nímios avanços […]”.

    Comentários – desenvolvimentos 1 e 2:
    O D1 contém uma boa organização das informações, apresenta boa argumentação, conectivos utilizados de maneira correta e bem relacionados a sua defesa.
    No D2, há erro na colocação dos parênteses no repertório sociocultural com dados estatísticos “(têm)” e no uso da vírgula em “[…] devido à indisponibilidade de bandas largas, nos locais que frequentam.”, o que afeta também a C-01.

    Comentários – proposta de intervenção:
    Erro de escrita “[…] população basílica […]”, pecando na C-01. Apresenta 4/5 elementos válidos, não contém a finalidade da sua proposta e sugiro detalhar o meio/modo para alcançar 200 pontos na C-05. Percebe-se que você retoma a citação mencionada no D1, no entanto os repertórios dos desenvolvimentos devem estar bem trabalhados em cada parágrafo, sem necessitar uma retomada deles. O mais adequado seria encerrar seu texto com o contexto da Guerra Fria apresentado na introdução. Isso afeta na C-03.

    Dicas: busque sinônimos para as palavras-chaves do tema para evitar repetições (5x nos termos “internet” e “acesso”). Evite palavras rebuscadas que quase não aparecem na contemporaneidade, como “hodierna”, “revés” e “mitigar”. Sua linguagem é simples e usar essas palavras não proporciona u equilíbrio na forma de escrever. ;)

    Se gostou marca como a melhor correção. Bons estudos!

    • 1
  3. INTRODUÇÃO:
    ▪︎A internet surgiu no contexto da Guerra Fria, uma vez que, por temerem ataques soviéticos, os americanos criaram um sistema de compartilhamento de informações. Passados anos, essa ferramenta proporcionou à sociedade hodierna nímios avanços, como a descentralização das informações, contudo, a sua democratização ainda não é uma realidade – principalmente no Brasil. Logo, é crucial analisar como a desigualdade e a mentalidade capitalista das empresas contribuem para a perpetuação do revés.

    OBS:
    ▪︎Execelente introdução, parabéns.
    ▪︎Sem comentários.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    ▪︎Sob esse viés,  é evidente que ocorre, no cenário vigente, a restrição do acesso à internet a uma parcela da população. De acordo com o geógrafo Milton Santos, a era da informação possui os seus excluídos, visto que a concentração de renda impede que a globalização seja contemplada por todos. Nessa perspectiva, o serviço da internet se restringe àqueles que possuem melhores condições financeiras, de modo que a parcela social que vive de baixos salários – geralmente usados para necessidades básicas, como alimentação-,  não consegue sequer ter acesso a um dispositivo eletrônico. Portanto, enquanto políticas públicas não foram criadas, parte do povo brasileiro continuará atingido.

    OBS:
    ▪︎Erro de concordância em (enquanto políticas públicas não foram criadas) o correto (enquanto políticas públicas não forem criadas).
    ▪︎Evite frase como essas nos desenvolvimentos (Portanto, enquanto políticas públicas não foram criadas, parte do povo brasileiro continuará atingido) você só deve dizer o que fazer na conclusão.
    ▪︎Ótima argumentação.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    ▪︎Além disso, a mentalidade empresarial torna claro o desleixo quanto à disponibilidade das redes. Segundo o IBGE,  4,5% das pessoas em todo o país não (têm) acesso à internet devido à indisponibilidade de bandas largas, nos locais que frequentam. Mesmo havendo interesse, no que tange a conectividade,  um número significante de pessoas não possui acesso à rede,  de modo a privar esse público dos benefícios gerados por essa ferramenta, como o rápido recebimento de informações. Desta maneira, é urgente a tomada de ações para mitigar o quadro.

    OBS:
    ▪︎porque esse (têm) tá dentro do parênteses ? Desnecessário.
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (bandas largas).
    ▪︎Equívoco de vírgula depois de (onteresse).
    ▪︎Ausência de vírgula em (no que tange a conectividade) coloque uma crase.
    ▪︎Erro de concordância em (pessoas não possui) o correto (pessoas não possuem).
    ▪︎Novamente evite frase como essas nos desenvolvimentos (Desta maneira, é urgente a tomada de ações para mitigar o quadro).

    CONCLUSÃO:
    ▪︎Em suma, a garantia do acesso à internet à população basílica é desigual e precisa de ajustes. Assim, o Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, deve promover a inclusão digital do corpo social, oferecendo não somente equipamentos e conexão para as comunidades carentes, mas também serviços e metodologia de trabalho que permitam modificar a realidade local dos cidadãos. Desta forma, a exclusão apresentada por Milton Santos será cerceada.

     OBS:
    ▪︎Substitua esse (basílica) por (brasileira), uma vez que basílica é um edifício público na Roma Antiga.
    ▪︎A conclusão tá boa, porém poderia ser bem mais detalhada.
    ▪︎Poderia ter falando que equipamentos seriam esses.

    NOTA:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160
    TOTAL: 880

    Parabéns, excelente redação. Só precisa se atentar um pouco em relação ao uso da vírgula e a concordância. Qualquer coisa estou à disposição.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.