Gamificação na educação

  • 1

Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito a educação para todos, vê-se que há muito tempo a gamificação no ensino é visto como um problema. Isso acontece não só pela desigualdade, mas também, a baixa capacitação dos professores.

Inicialmente, os alunos de baixa renda seriam os mais prejudicados com esse projeto, visto que nem todos possuem capacidade de ter acesso a aparelhos tecnológicos. De acordo com o 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil a desigualdade não encontra respaldo político e social para ser solucionado.

Ademais, seria necessário capacitar os educadores para esse novo formato de ensino. Além disso nem todos os professores possuem conhecimento sobre tecnologia. Segundo dados do Instituto Península, 83% dos professores brasileiros, ainda se sentem nada ou pouco preparados para o ensino remoto.

Portanto, cabe ao Governo Federal, mediante na criação de programas no auxilio da compra de  aparelhos tecnológicos, com o intuito de ajudar esses alunos de baixa renda, em conjunto, o Ministério da Educação e as escolas devem atuar na preparação dos educadores, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos alunos.

Compartilhar

1 Correção

  1. Para mim, você foi bem!!
    Deu duas ideias de plano de ação, porém acho que podia ter focado em pelo menos uma e detalhar mais.
    Lembre-se de que a intervenção apontada deve responder as 5 perguntas:

    1) O QUE SERÁ FEITO? – Isso você fez
    2) QUEM FARÁ A AÇÃO? – Isso também
    3)DE QUE MODO ? – Acho que poderia melhorar
    4)COM QUE FINALIDADE? -Também fez
    5) DETALHAMENTO (detalhar mais) – Faltou um pouco, acho.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.