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Gaia marítima

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A Hipótese de Gaia, defendida por James Lovelock, afirma que a Terra é um superorganismo com função autorreguladora. Todavia, essa capacidade é prejudicada tanto pelo lixo descartado nos oceanos quanto pela falta de consciência, por parte da população, sobre os impactos da poluição oceânica, visto que ambas comprometem a conservação desse ecossistema. Assim, é cabível discutir a problemática.

Vale ressaltar, de início, a presença de lixo nos mares como fator do problema. Isso poderia minimizado drasticamente com a prática da economia circular, defendida pela velejadora MacArthur, que consiste na reutilização de resíduos sólidos como matéria-prima. Com efeito, ao não adotar esse modelo econômico, o Brasil, infelizmente, deixa de melhorar não só seu ambiente oceânico, mas o planeta, prejudicando, dessa forma, a qualidade da água-marinha, animais marítimos, plantas oceânicas, dentre outros. Logo, a resolução dessa questão ambiental deve passar pela questão do lixo.

Ademais, a pouca consciência, por uma parcela da população, sobre os malefícios da degradação marítima representa outro agravante, visto que, para Schopenhauer, os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão de mundo. Desse modo, ao não se preocupar com as questões ambientais que assolam oceanos, parte da sociedade brasileira não cobra de si ou das autoridades competentes melhorias sobre o assunto. Por conseguinte, a degradação, sempre mais exacerbada, dos mares sofre descaso, perpetuando sua continuidade. Dessa forma, é necessário mais estímulo para fortalecer e solidificar a consciência socioambiental no país.

Portanto, o Poder Legislativo, aliado ao Ministério da Educação, deve combater esse cenário degradante por meio de, respectivamente, instituição da Lei Eco-econômica e da disciplina Ecologia nas escolas. Essa nova lei obrigará, em todos os setores industriais, a reutilização dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Paralelamente, a nova disciplina — formulada e ministrada por ecólogos, oceanólogos e biólogos — será obrigatória no ensino fundamental e médio. Tais medidas terão a finalidade de, respectivamente, reduzir a presença de lixo nos mares e fortalecer a consciência ecológica da sociedade sobre o ecossistema marítimo e seus impactos no planeta. Dessa maneira, o Brasil estará poderá facilitar o ciclo autorregulador que Lovelock teorizara.

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3 Correções

  1. A Hipótese de Gaia, defendida por James Lovelock, afirma que a Terra é um superorganismo com função autorreguladora. Todavia, essa capacidade é prejudicada tanto pelo lixo descartado nos oceanos quanto pela falta de consciência, por parte da população, sobre os impactos da poluição oceânica(1), visto que ambas comprometem a conservação desse ecossistema. Assim, é cabível discutir a problemática.
    1 – tese: causadores da problema(falta de consciência da população e lixo descartado nos oceanos).
    Vale ressaltar, de início, a presença de lixo nos mares como fator do problema. Isso poderia(2) minimizado drasticamente com a prática da economia circular, defendida pela velejadora MacArthur, que consiste na reutilização de resíduos sólidos como matéria-prima. Com efeito, ao não adotar esse modelo econômico, o Brasil, infelizmente, deixa de melhorar não só seu ambiente oceânico, mas o planeta, prejudicando, dessa forma, a qualidade da água-marinha, animais marítimos, plantas oceânicas, dentre outros. Logo, a resolução dessa questão ambiental deve passar pela questão do lixo.(3)
    2 – ser
    3 – excelente argumentação.
    Ademais, a pouca consciência, por uma parcela da população, sobre os malefícios da degradação marítima representa outro agravante, visto que, para Schopenhauer, os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão(5) de mundo(4). Desse modo, ao não se preocupar com as questões ambientais que assolam oceanos, parte da sociedade brasileira não cobra de si ou das autoridades competentes melhorias sobre o assunto. Por conseguinte, a degradação, sempre mais exacerbada, dos mares sofre descaso, perpetuando sua continuidade. Dessa forma, é necessário mais estímulo para fortalecer e solidificar a consciência socioambiental no país.
    4 – Por quais motivos há pouca consciência quanto aos malefícios da degradação marítima? Quais responsáveis por isso?
    5 – Procura usar sinônimos de “visão” para não repetir palavras próximas.
    Portanto, o Poder Legislativo(agente), aliado ao Ministério da Educação, deve combater esse cenário(ação) degradante(6) por meio de(meio), respectivamente, instituição da Lei Eco-econômica e da disciplina Ecologia nas escolas. Essa nova lei obrigará, em todos os setores industriais, a reutilização dos resíduos sólidos reaproveitáveis(detalhamento). Paralelamente, a nova disciplina — formulada e ministrada por ecólogos, oceanólogos e biólogos — será obrigatória no ensino fundamental e médio. Tais medidas terão a finalidade(finalidade) de, respectivamente, reduzir a presença de lixo nos mares e fortalecer a consciência ecológica da sociedade sobre o ecossistema marítimo e seus impactos no planeta. Dessa maneira, o Brasil estará poderá facilitar o ciclo autorregulador que Lovelock teorizara.(7)
    6 – vírgula antes de ‘por meio’.
    7 – se a sua redação for pro ENEM, muito cuidado com a proposta de intervenção, procure explicitar os 5 elementos necessários para a nota máxima, se ficar muito complexo você pode acabar perdendo ponto devido ao corretor não conseguir identificar algum dos 5 elementos.

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  2. Lembrando que eu sou apenas uma estudante assim como vc
    C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 160
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 200
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 200
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200
    C5. Respeito aos direitos humanos 200
    desculpe qualquer equivoco, vc escreve muito bem, parabéns

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  3. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    A Hipótese de Gaia, defendida por James Lovelock, afirma que a Terra é um superorganismo com função autorreguladora. Todavia, essa capacidade é prejudicada tanto pelo lixo descartado nos oceanos quanto pela falta de consciência, por parte da população, sobre os impactos da poluição oceânica, visto que ambas comprometem a conservação desse ecossistema. Assim, é cabível discutir a problemática.
    Vale ressaltar, de início, a presença de lixo nos mares como fator do problema. Isso poderia (1) minimizado drasticamente com a prática da economia circular, defendida pela velejadora MacArthur, que consiste na reutilização de resíduos sólidos como matéria-prima. Com efeito, ao não adotar esse modelo econômico, o Brasil, infelizmente, deixa de melhorar não só seu ambiente oceânico, mas o planeta, prejudicando, dessa forma, a qualidade da água-marinha, animais marítimos, plantas oceânicas, dentre outros. Logo, a resolução dessa questão ambiental deve passar pela questão do lixo.

    (1) faltou a palavra “ser”

    Ademais, a pouca consciência, por uma parcela da população, sobre os malefícios da degradação marítima representa outro agravante, visto que, para Schopenhauer, os limites do campo de visão de um homem determinam sua visão de mundo. Desse modo, ao não se preocupar com as questões ambientais que assolam oceanos, parte da sociedade brasileira não cobra de si ou das autoridades competentes melhorias sobre o assunto. Por conseguinte, a degradação, sempre mais exacerbada, dos mares sofre descaso, perpetuando sua continuidade. Dessa forma, é necessário mais estímulo para fortalecer e solidificar a consciência socioambiental no país.
    Portanto, o Poder Legislativo, aliado ao Ministério da Educação, deve combater esse cenário degradante por meio de, respectivamente, instituição da Lei Eco-econômica e da disciplina Ecologia nas escolas. Essa nova lei obrigará, em todos os setores industriais, a reutilização dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Paralelamente, a nova disciplina — formulada e ministrada por ecólogos, oceanólogos e biólogos — será obrigatória no ensino fundamental e médio. Tais medidas terão a finalidade de, respectivamente, reduzir a presença de lixo nos mares e fortalecer a consciência ecológica da sociedade sobre o ecossistema marítimo e seus impactos no planeta(3). Dessa maneira, o Brasil estará(2) poderá facilitar o ciclo autorregulador que Lovelock teorizara.

    (2) retire essa palavra
    (3) Gostei da forma inovadora como vc apresentou as duas propostas de intervenção. Com relação ao conteúdo, elas apresentam os cinco elementos, mas o meio/modo está muito parecido com uma ação, tenha cuidado com isso.

    Notas:
    CI – 200 (identifiquei apenas os dois erros citados, os quais podem ter ocorrido durante a digitação. Vc escreve muito bem, parabéns!!!)
    CII – 200 (fala sobre o tema, o texto é dissertativo-argumentativo, tem repertórios socioculturais pertinentes e produtivos, tem uma tese explícita)
    CIII – 200 (boa argumentação. Tem um projeto de texto, os argumentos são bem desenvolvidos)
    CIV – 200 (bom uso dos elementos coesivos, mas cuidado com a repetição. No 3º parágrafo, por exemplo, vc usa “desse modo” e “dessa forma”)
    CV – 200 (tem os cinco elementos. Mas deixo uma sugestão, caso vc aceite: tente reescrever os meios de forma a torna-los mais explícitos)

    Sua redação está incrível. Parabéns!!!!!!!!
    Espero ajudar de alguma forma.
    Se possível, depois corrige uma minha, pfv 😊

    Dica: coloque o tema da redação na parte de cima e o título de sua redação junto com o texto, pois facilita a identificação.

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