Iniciante

Fuga de Cérebros no Brasil

  • 1

Em 2014 milhares de jovens cientistas japoneses migraram para os Estados Unidos devido à falta de interesse do Governo japonês nesses jovens, o que se deu o nome de fuga de cérebro. Hoje no Brasil, estamos nos aproximando de um cenário muito parecido, o qual é devastador para qualquer país. Devido à falta de incentivos financeiros e ao mercado de trabalho limitado, muitos jovens brilhantes estão optando por utilizar seu conhecimento em favor de outras nações.

Em primeira análise, o Estado não cumpre seu papel como agente fornecedor de direitos mínimos, no momento em que não estimula tais pesquisas. Segundo o artigo 23 da Constituição Federal de 1988, é dever da União assegurar o incentivo à pesquisa e à inovação tecnológica. Contudo, é observado que nem todos os jovens brasileiros recebem a devida motivação, tornando, o que é direito por lei, um privilégio de poucos. Por isso, é necessário que algo seja feito para resolver esse gravíssimo problema e chegarmos na isonomia constitucional.

Outrossim, vale lembrar que devido à imensa carga tributária, diversas empresas acabam não contratando pesquisadores locais. De acordo com um pesquisa realizada pela BBC, instituições preferem contratar serviços prontos de estrangeiros do que brasileiros, devido às desnecessárias tributações. Isso se mostra uma incoerência, visto que quanto mais empregos, mais produtiva se torna essa área. Todo esse cenário, infelizmente, só agrava a situação, o qual não pode continuar crescendo.

Dessa maneira, é visível que ações precisam ser tomadas para atenuar a fuga de cérebros. Portanto, o Ministério da Ciência e Tecnologia deve, por meio de emendas parlamentares, corrigir os investimentos públicos, para assim destinar uma maior quantia monetária para estímulos à pesquisa e além de auxiliar empresas privadas durante a contratação de novos cientistas brasileiros. Somente dessa maneira o Brasil chegará mais próximo da utopia esperada e prevista na Carta Magna.

Compartilhar

2 Correções

  1. Sua escrita é muito boa, introdução tá muito boa, Desenvolvimentos com tópico frasal e conclusão bem detalhada. Só fica atento ao usar primeira pessoa, você usou a palavra “chegarmos”, não é bom usar essas palavras em primeira pessoa na redação, pode te tirar pontos! No mais, redação bem estruturada, acredito que tiraria 900+ no ENEM

    • 0
  2. Intro: Muito boa, POREM usa conectivos para enriquecer a C4 todas as suas frases não começaram com conectivos. Sua nota pode cair
    D1: Constituição Federal de 1988(,) é dever da União assegurar ( não se separa sujeito de predicado) ● pesquise●. lei, um 》não era para ter essa vírgula. isonomia constitucional O QUE É ISSO vc não sitou anteriormente e jogou aqui como uma informação extra, mas só q na última linha do D1. O q pode tirar nota da C2.
    D2: está bom. Só um detalhe vc poderia er invertido aqui (Todo esse cenário, infelizmente, só agrava a situação) Infelizmente, todo… daria no mesmo. Só uma obs. E os conectivos?
    Conclusão: “pesquisa (e além de) auxiliar empresas privadas TOMA CUIDADO VC USOU ISSO, MAS NAO NO SENTIDO CERTO olha E ALEM DE OCORER ISSO PODE ATRAPALHAR ISSO entendeu?

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.