Iniciante

Fuga de Cérebros

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Ao fim da 2° Guerra Mundial, milhares de cientistas alemães que haviam trabalhando nos projetos nazistas buscaram refúgio nos Estados Unidos. Entre eles Wernher Von Braun, que se tornou peça fundamental no programa Apollo. No contexto atual, muitos indivíduos com grandes aptidões técnicas e conhecimentos não encontram à disposição as melhores oportunidades de desenvolverem seus talentos. Neste contexto, A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, seja pela falta de apoio governamental quanto pela insuficiente valorização social.

De início, convém pontuar que a negligência das autoridades competentes atenua essa questão. Isso ocorre, pois no Brasil o investimento em ciências e pesquisas é pouco, tanto para profissionais já formados quanto para estudantes do ensino superior, o que desistimula muitos de ingressarem nestas áreas. De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, em Setembro de 2019, o Governo Brasileiro cortou 37,8 milhões de reais destinados à pesquisa científica em 2020. Dessa forma, evidencia-se um problema no país.

Ademais, a falta de apoio da sociedade aos profissionais capacitados influencia a fuga de cérebros no Brasil, haja vista que no país outras áreas têm mais importância para a população como no caso do futebol, que por sua grandiosidade ofusca e até diminui as demais profissões. A exemplo disso, o filme “O homem que viu o Infinito”, no qual o protagonista Ramanujan deixa o seu país, Índia, para estudar matemática na Inglaterra, por não receber apoio de amigos e familiares. Fora da Ficção esse é um cenário vivido no Brasil.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim cabe ao Ministério das Ciências e Tecnologias junto ao MEC desenvolver campanhas nas escolas de todo o país por meio de palestras apresentadas por cientistas para os pais e alunos que relatem a importância das ciências e suas aplicações a fim de que se possa buscar cada vez mais a valorização por parte da população e ingressar novas mentes neste setor. Paralelamente, a Receita Federal deve direcionar mais impostos para pesquisas no país com o intuito de manter os profissionais em terras brasileiras.

(Se puderem dar nota modelo ENEM eu agradeço, não que seja exigência, vou agradecer muito qualquer tipo de ajuda❤)

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5 Correções

  1. Bom, não sou experiente na correção de redações, acabo de criar minha conta e percebo que para poder ter a minhas corrigidas preciso de alguma forma… “corrigir” redações já enviadas pela comunidade. Vejamos… achei um excelente redação, com um bom comprimento dos períodos, uma pouca repetição de palavras e conectivos, apresentação de evidências, dados que comprovam o ponto de vista abordado na tese. Num geral, uma ótima redação. (Levando em consideração que não sou corretor de redações modelo Enem (nem pretendo ser, certamente)) Ademais… também estou a caminho de uma boa nota em minhas redações, assim como você. Lembre-se que a prática e a perfeição andam juntas. Abraço!

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  2. Por gentileza, pode corrigir minha redação sobre Violência Urbana. Desde já agradeço.
    Segundo a minha visão do texto cheguei as seguintes conclusões:
    C1: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    C4: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. ACREDITO QUE UMA MELHOR CONCLUSÃO NOS PARÁGRAFOS PODE DEIXAR O TEXTO AINDA MELHOR.
    C5: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    TE DARIA 980.
    PARABÉNS, CONTINUE SE DEDICANDO E SUA NOTA 1000 ESTARÁ GARANTIDA.

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  3. Sua redação está muito boa, porem eu vou corrigir com a nota de 900 pela C1 e pela C3. Mas tenho certeza que esta muito boa, continue se dedicando ao maximo e parabens pelo seu esforço e talento, nunca desista de ser melhor. Revise a redação sempre antes de enviar, vi uns dois erros de gramatica mas não são tão “chamativos” então creio que se fosse no Enem voce tiraria nota maxima

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  4. Sua redação está maravilhosa, parabéns! Amei a conclusão e seus argumentos são fortíssimos. Se eu fosse uma avaliadora, lhe daria nota máxima. Eu pensei em dar 960 (C1-160) por causa de dois erros (“haviam trabalhando” e “Isso ocorre, pois no Brasil”) mas resolvi ignorá-los, já que o primeiro aparenta ser por falta de atenção e o segundo não se repete ao longo do texto. Mesmo que eu tenha mencionado esses dois “errinhos”, precisei reler seu texto para encontrá-los, o que demonstra que eles não são gritantes e que, pelo fato do texto na íntegra ser bom, é difícil notá-los.
    Bom trabalho e continue sempre escrevendo! :)

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  5. Olá, Yaho! Td blz? :D
    Vc fez uma redação de alto nível! Parabéns!
    Vou fazer uma breve análise do seu texto.
    INTRODUÇÃO: Vc construiu um ótimo parágrafo. Delimitou bem o tema e tem uma tese clara. Tbm gostei da sua alusão do migração de cientistas europeus para os EUA após a II GM.
    OBS1: ‘haviam trabalhando”- haviam trabalhado*
    OBS2: ‘A Fuga de Cérebros”- a fuga de cérebros*
    obs3: A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, tanto* pela falta de apoio governamental quanto= pela insuficiente valorização social. (tanto…quanto)= construção sintática correta.
    obs4: A Fuga de Cérebros torna-se um problema no Brasil, seja pela falta de apoio governamental OU pela insuficiente valorização social.
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    DESENVOLVIMENTO:
    D1- o parágrafo está bem estruturado, contem um tópico frasal, argumentação embasada e registro de autoria. Muito bem! O argumento é muito bom e pertinente. Contudo, acho que vc poderia explorar mais esse problema falando qnt por cento PIB diminuiu para a educação comparando a períodos anteriores. Esse valor é pouco, em relação a o que ? Entende?
    obs1: o verbo atenuar não tem o sentido que vc quis dizer. (significa amenizar, diminuir, mitigar, reduzir). Pode ser considerado um erro de emprego de palavra pelo corretor.
    Sugestão de reescrita:
    “De início, convém pontuar que a negligência das autoridades competentes (potencializa/maximiza/ contribui) essa questão.”
    D2- o parágrafo está bem estruturado tbm, tem um tópico frasal, argumentação embasada e registro de autoria.
    obs: Fora da Ficção, esse é um cenário vivido no Brasil.*(uso da vírgula)
    CONCLUSÃO: Há duas propostas, a principal está completa, porém, a segunda não.
    obs1:Assim, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia, junto ao MEC, desenvolver…* (uso da vírgula)/ (o nome do ministério é no singular)
    obs2: Paralelamente, a Receita Federal deve direcionar mais impostos para pesquisas no país, com o intuito de manter os profissionais em terras brasileiras.* (uso da vírgula)
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    OBS FINAL: VC ESCREVE MUITO BEM , ARTICULA BEM AS IDÉIAS E TEM UM BOM REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, ALEM DISSO O TEXTO ESTÁ COESO E COERENTE. HÁ ALGUNS DESVIOS DE VÍRGULAS, ALGO FÁCIL DE RESOLVER.
    Nota 01 – 160 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos do tipo textual (dissertativo-argumentativo).
    Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
    NOTA: 960

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