Doutor

Formas viáveis para manter crianças e adolescentes na escola

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Para o sociólogo francês Célestin Freinet, a educação deveria ter uma dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista como parte de uma comunidade. As ideias do pedagogo, no entanto, vão na contramão da realidade nacional, haja vista que são muitos os casos de crianças e adolescentes que não estão na sala de aula. Lamentavelmente, esse quadro é agravado pelo descaso governamental e pela disparidade social.

É relevante pontuar, primeiramente,que a evasão escolar é potencializada pela negligência governamental, uma vez que o governo, quando não promove ações para que os estudantes permaneçam nas escolas, acaba por perpetuar esse óbice na nação verde-amarela. Nas palavras do economista britânico Arthur Lewis,a educação sempre foi um investimento com retorno garantido, dessa forma, o Estado deve propiciar meios para que a educação seja um direito de todos os cidadãos.

Paralelamente, cabe ressaltar que um grave revés para a resolução da problemática é a forte desigualdade social que impera no país, tendo em vista que muitos estudantes ficam impossibilitados de ir para a escola por terem que trabalhar para ajudar no sustento da casa, o que acaba por afastá-los do ambiente escolar. De forma conjunta a essa realidade, o geógrafo brasileiro Milton Santos criou o conceito das “cidadanias mutiladas”, segundo o qual a democracia só é efetiva quando atinge a totalidade social, ou seja, quando as crianças e adolescentes ficam privadas do acesso à educação, acabam que por ficar distanciadas da contemplação democrática.

Logo, faz-se necessário que sejam encontradas soluções para resolver a questão da evasão escolar. Para isso, o Poder Público, através do Ministério da Educação, deve realizar campanhas de conscientização, veiculadas nos meios de comunicação, sobre o combate a evasão escolar, com o intuito de atrair os alunos para de volta às salas de aula. Além disso, as escolas precisam fortalecer o vínculo com as famílias,para garantir a importância da educação no desenvolvimento humano. Dessa forma, o conceito de educação difundido por Freinet poderá ser ampliado para toda a sociedade brasileira.

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5 Correções

  1. Oi, vamos lá..

    – Introdução:
    muito boa, eu particularmente gostei muito do repertório usado e toda sua coerencia com os demais elementos

    – D1:achei que faltou falar um pouco mais sobre .
    ~ Obs: recomendo deixar o conectivo “primeiramente” no início da frase.

    – D2: achei que o repertório e seus comentários saiu um pouco do foco “desigualdade social” e passou a falar mais sobre cidadania. isto é, ficou desconexo. faltou falar sobre a desigualdade social e seus impactos na sociedade.

    – Conclusão: boa proposta de intervenção.

    Sem mais delongas, convido-o a corrigir minha ultima redação para me ajudar nesse trajeto. obrigada

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  2. Ótima redação, ótimo paragrafo inicial, bons repertórios, bem objetiva e com aprofundamento. além de claro um ótimo paragrafo de conclusão !!!!

    Não notei nenhum erro de ortografia ou concordância em toda a dissertação
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    PARABÉNS!!!!
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    Nota: +900

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  3. NOTA FINAL 920
    Comp 1: domínio da norma padrão
    Não sou professor de gramática, mas acredito que não tenha erro gramatical, e como o ENEM aceita até 2 desvios para a pontuação máxima acredito que seja 200

    Comp 2: usar pelo menos 2 repertórios socioculturais produtivos
    Parabéns! Você usa muito bem os repertórios na redação.

    Comp 3: selecionar, relacionar, organizar informações, fatos e argumentos para sustentar o ponto de vista
    Existe uma lógica na continuidade dos desenvolvimentos.
    160

    Comp 4: uso de conectivos 1 em cada início de parágrafo (D1, D2 e conclusão) e pelo menos 1 recurso coesivo dentro de cada parágrafo
    Nessa competência você fez tudo ok, continue assim que já garante os 200 sempre. Você também pode usar no D1’Nessa análise’, ‘Diante desse cenário’. No D2 ‘Ademais’, ‘Outrossim’, ‘Além disso’. Na conclusão já pode iniciar com ‘Por fim’, ‘Portanto’, tem mais na internet… 200

    Comp 5: Agente, Ação, Modo/Meio, Finalidade/Efeito, Detalhamento
    Você colocou agente, ação, detalhou bem e concluiu. Faltou o Modo/Meio, por isso 160

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  4. Na introdução eu apenas colocaria o conectivo antes da contrapartida.
    No desenvolvimento1, o inicio ficou meio batido em vez de “É relevante pontuar, primeiramente” por “Em primeira instancia, (…)”, isso porque primeiramente não é um conectivo que valorize sua escrita.
    desenvolvimento2, as ideias ficaram desordenadas, é necessário que haja uma organização de ideias para que o paragrafo atinja a coerência e coesão.
    desenvolvimento geral: Não esqueça de trabalhar o que foi exposto na intro.
    Conclusão: De inicio, faltou a retomada de tese, ta bacana seu projeto, no entanto, a conscientização já se tornou uma intervenção batida, busca pensar em outras formas de reverter o problema.

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  5. Oi, boa tarde! Não sou especialista, mas vou corrigir sua redação.

    – Introdução: Excelente, com todos os elementos necessários!

    – D1: faltou desenvolvimento no seu argumento, deixando o parágrafo muito genérico e raso. Você não citou, por exemplo, que ações que faltam o Estado tomar. Além disso, faltou o mais importante dentro de um parágrafo de desenvolvimento: a problemática do que você está trazendo.
    ~ Obs: recomendo deixar o conectivo “primeiramente” no início da frase.

    – D2: ficou desorganizado e desconexo, com um repertório apenas para “encher linguiça” e marcar presença na C2. Você não esclareu a causa da desigualdade social nem a consequência da evasão escolar.
    ~ Obs: falta de tópico frasal e fechamento do parágrafo. Evite escrever períodos tão longos, pois prejudica a linearidade coesa das ideias.

    – Conclusão: boa proposta de intervenção, contando com os 5 elementos, além de você ter começado retomando o tema e terminado retomando a referência da introdução. Porém, considerando o D2, acho que seria mais interessante você trazer uma medida que desse condições para esses jovens poderem ir para a escola, porque convenhamos, a escola ter “um forte vínculo com a família” não é o que vai colocar comida na mesa deles e tirar a necessidade do adolescente deixar de ir a aula para trabalhar.
    ~ Obs: repetição do termo “evasão escolar”

    – Geral: você tem um bom vocabulário e excelentes repertórios, mas precisa melhorar na organização textual e na argumentação. Não se esqueça que todo parágrafo é como se fosse um mini texto, ou seja, tem que ter começo, meio e fim (conectivo + tópico frasal + desenvolvimento + fechamento).

    ~ Bons estudos ♡♡♡

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