Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil

  • 0

Em uma entrevista concedida a Paulo de Salles, Paul Singer diz :” Os trabalhadores não tem um salário assegurado no final do mês, uma das conquistas importantes do sistema captalista” . A fala revela a atual organização da sociedade em relação ao trabalhador, que vem se mostrando ineficaz para o enfrentamento de problemas econômicos. Essa situação é fomentada pela precarização das condições de trabalho no mercado atual.

Nesse sentido, cabe apontar que a flexibilização das leis trabalhistas consiste na diminuição dos direitos básicos do empregado, sendo o salário e uma carga de horário justa os mais afetados.Tal realidade  torna a jornada de trabalho exaustiva e impede o crescimento profissional do funcionário , uma vez que , ao passar longos periódos de tempo em uma atividade que oferece um salário que não e´o suficiente para sustentar-se ,o indivíduo fica preso ao ciclo de  probreza que afeta a grande  dos cidadãos brasileiros.Ademais, vale ressaltar de a pobreza e´um grande causador de impecilios financeiros para o Brasil como o endividamento e o descaso no pagamento de impostos.

Portanto,fica clara a necessidade de intervir nese meio, por maio da liberação de verba do governo para pagamentos justos e do reajuste de cargos para que cada um assuma uma quantidade justa de responsabilidades , além disso, os estados em união com as prefeituras e autoridades devem incluir mais leis que defendem o servidor,com o objetivo de concientizar as  pessoas e punir de forma justa  os que submetem os trabalhadores a condições precarizadas.Assim, teremos um salário no final do mês e vamos diminuir os índices de problemas econômicos.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Minhas correções e sugestões estão entre parênteses.

    Em uma entrevista concedida a Paulo de Salles, Paul Singer diz : ” Os trabalhadores não tem (acentua-se o “têm” quando o sujeito está plural) um salário assegurado no final do mês, uma das conquistas importantes do sistema capitalista”. (eu colocaria um conectivo. Exemplo: Desse modo, Nesse sentido…) A fala revela a atual organização da sociedade em relação ao trabalhador, que vem se mostrando ineficaz para o enfrentamento de problemas econômicos. Essa situação é fomentada(eu trocaria “é fomentada” por “fomenta”, pois assim você traz a ideia de que a organização da sociedade gera a precarização do trabalho e não o contrário) pela precarização das condições de trabalho no mercado atual.
    Nesse sentido, cabe apontar que a flexibilização das leis trabalhistas consiste na diminuição dos direitos básicos do empregado, sendo o salário e uma carga de horário justa os mais afetados. Tal realidade torna a jornada de trabalho exaustiva e impede o crescimento profissional do funcionário , uma vez que , ao passar longos periódos (aqui não tem acento) de tempo em uma atividade que oferece um salário que não e´o suficiente para sustentar-se ,o indivíduo fica preso ao ciclo de probreza (o correto é pobreza) que afeta a grande ( acredito que você esqueceu de inserir a palavra parte ) dos cidadãos brasileiros. Ademais, vale ressaltar de a pobreza e´um grande causador de impecilios (o certo é empecilhos ) financeiros para o Brasil( vírgula aqui ) como o endividamento e o descaso no pagamento de impostos.
    Portanto,fica clara a necessidade de intervir nese (p correto é nesse) meio (como você usou a palavra meio novamente logo após essa, eu trocaria por conjuntura ou situação ou Âmbito), por maio(meio )da liberação de verba do governo( “verbas governamentais” ficaria mais formal) para pagamentos justos e do reajuste de cargos para que cada um assuma uma quantidade justa de responsabilidades, ( eu colocaria um ponto aqui, evite frases muito longas, pois a chance de errar na concordância verbal é bem maior) além disso, os estados(vírgula ) em união com as prefeituras e autoridades(vírgula) devem incluir mais leis que defendem o servidor, com o objetivo de concientizar (o certo é conscientizar) as pessoas e punir de forma justa os que submetem os trabalhadores a condições precarizadas. Assim, teremos um salário no final do mês e vamos diminuir os índices de problemas econômicos.(evite o uso de primeira pessoa no plural, alguns professores dizem que pode e outros dizem que não pode, mas, na minha opinião, é melhor evitar, fora que eu acho que deixa a redação um pouco informal)

    Considerações finais sobre sua redação
    Eu achei ela muito boa e sua conclusão está bem completa. Mas , Acho que você deveria ter incluído mais um paragrafo de desenvolvimento para explanar melhor seus argumentos, não é errado fazer um só paragrafo de desenvolvimento, mas é dificil você conseguir um um bom projeto de texto assim, vide as redações nota 1000, eu nunca vi uma redação nota mil com três parágrafos só, pode ser que exista, mas eu nunca vi.
    Outra coisa eu adicionaria pelo menos mais um repertório sociocultural, além da frase citada na introdução.
    E também evitaria períodos com mais de três linhas, pois a chance de você se embolar na coesão e coerência é muito grande.
    Você demonstra já um bom uso de conectivos e vocabulário e conhece estrutura de dissertação argumentativa pedida no Enem.
    No mais, aconselho que você leia as redações nota mil de anos anteriores, ajuda bastante :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.