Formas de Combater o Preconceito Linguístico no Brasil

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   O filósofo Heráclito afirmou: “Nada é permanente, salvo a mudança”. A linguagem, e até a escrita, nunca permanecem a mesma, pois estão sujeitas a mudanças em cada século ou ano. Estas mudanças ocorrem em diversos países, incluindo o Brasil, e as pessoas que não estão acostumadas com as modificações desenvolvem preconceitos linguísticos, decortentes até mesmo por conta dos diferentes sotaques. Sob tal ótica, atenta-se que este tipo de preconceito em solo brasileiro é motivado pela falta do ensino adequado das variações linguísticas nas escolas além da discriminação que é presente no Brasil.

   Em princípio, observa-se que, nas escolas, a Língua Portuguesa mantém rigorosos ensinos das formas corretas de escritas e pronúncias, em conseguinte, as pessoas passam a se convencer que aquele é o jeito certo e diferente daquilo está totalmente errado. No blog “A Escola da Inteligência”, encontra-se a seguinte afirmação: “A principal questão é educar os mais novos para que entendam e aceitem as diversidades”. Nessa lógica, nas escolas, além dos alunos aprenderem o uso correto da gramática, eles devem também aprender que diversas partes do país utilizam formas de linguagem diferentes mas que todas estas formas devem ser respeitadas.

   Ademais, cabe ressaltar que a situação é corroborada pela discriminação existente no Brasil. Apesar da Constituição de 1988 garantir direito à igualdade, diversos brasileiros sentem-se excluídos pois parte das pessoas não sabem lidar com as diferenças. Até mesmo diferentes sotaques são motivos para julgamentos e discriminação. Por exemplo: os nordestinos, por terem um sotaque muito diferenciado, tendem a sofrer preconceito. Logo, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade brasileira, para que a discriminação por conta das variações linguísticas deixe de ser uma realidade.

  Em vista dos aspectos apresentados, conclui-se que para combater – ou amenizar – o problema no Brasil, o Congresso Nacional crie o Dia Internacional do Combate ao Preconceito Linguístico. Neste dia seriam realizadas caminhadas, palestras, campanhas etc… Além das exposições verbais e não verbais, com a participação dos membros da comunidade. Todas as ações seriam realizadas afim de que sejam quebradas as barreiras construídas pelo preconceito linguístico.

 

(Se puder avaliar com as competências do Enem ;-] )

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2 Correções

  1. O filósofo Heráclito afirmou: “Nada é permanente, salvo a mudança”. A linguagem, e até a escrita, nunca permanecem a mesma, pois estão sujeitas a mudanças em cada século ou ano. Estas mudanças ocorrem em diversos países, incluindo o Brasil, e as pessoas que não estão acostumadas com as modificações(,) desenvolvem preconceitos linguísticos *decortentes* até mesmo *por conta* dos diferentes sotaques. Sob tal ótica(Em suma), atenta-se que este tipo de preconceito em solo brasileiro é motivado pela falta do ensino adequado das variações linguísticas nas escolas(,) além da discriminação que é presente no Brasil.
    OBSERVAÇÃO (INTRODUÇÃO): Inicío perfeito, porém ao desenrolar dos fatos imprega-se constantemente uma linguagem coloquial. Procure desenvolver melhor a frase de sua escolha, sem esquecer que a introdução possuí o intuito de apresentar a tese e conclui-lá, interrelacionando com a fluidez posterior do seu texto.
    Em princípio, observa-se que*,* nas escolas, a Língua Portuguesa mantém rigorosos ensinos das formas corretas de escritas e pronúncias, em conseguinte, as pessoas passam a se convencer que aquele é o jeito certo e diferente daquilo está totalmente errado. No blog “A Escola da Inteligência”, encontra-se a seguinte afirmação: “A principal questão é educar os mais novos para que entendam e aceitem as diversidades”. Nessa lógica, nas escolas, além dos alunos aprenderem o uso correto da gramática, eles devem também aprender que diversas partes do país utilizam formas de linguagem diferentes mas que todas estas formas devem ser respeitadas.
    OBSERVAÇÃO (DESENVOLVIMENTO 1): Procure desenvolver melhor suas ideias, o texto apresenta fortes marcas da oralidade.
    Ademais, cabe ressaltar que a situação é corroborada pela discriminação existente no Brasil. Apesar da Constituição de 1988 garantir direito à igualdade, diversos brasileiros sentem-se excluídos pois parte das pessoas não sabem lidar com as diferenças. Até mesmo diferentes sotaques são motivos para julgamentos e discriminação. Por exemplo: os nordestinos, por terem um sotaque muito diferenciado, tendem a sofrer preconceito. Logo, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade brasileira, para que a discriminação por conta das variações linguísticas deixe de ser uma realidade. (Frase de conclusão, fazendo perca de coerência)
    OBSERVAÇÃO (DESENVOLVIMENTO 2): Ficou exelente, só procure melhorar o final.
    Em vista dos aspectos apresentados, conclui-se que para combater – ou amenizar – o problema no Brasil, o Congresso Nacional crie o Dia Internacional do Combate ao Preconceito Linguístico. Neste dia seriam realizadas caminhadas, palestras, campanhas etc… Além das exposições verbais e não verbais, com a participação dos membros da comunidade. Todas as ações seriam realizadas afim de que sejam quebradas as barreiras construídas pelo preconceito linguístico.
    OBSERVAÇÃO (CONCLUSÃO): A conclusão apresenta desenvolvimento precário. Procure apresentar propostas inovadoras e de autoria, se possível evite utilizar ”etc”, afinal, nos que corrigimos não sabemos o que você quis dizer exatamente.
    Critérios padrão ENEM:
    — Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente = 120
    — Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo = 160
    — Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria = 160
    — Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão = 160
    — Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação = 120
    TOTAL = 720
    Legenda:
    ( ) = Adicionar/ sugestões
    * * = retirar e analisar outra forma
    Espero ter te ajudado!! sz

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  2. A redação ficou muito boa! A tese está bem explicada/argumentada, o problema fica facilmente visível. A alusão ao filósofo Heráclito demonstra que você tem conhecimento histórico.
    Os parágrafos de desenvolvimento, assim como o de tese e conclusão possuem bons argumentos e coesão textual. Você possui ótimo domínio da norma culta portuguesa!
    As propostas de intervenção são ótimas e podem ser aplicadas.
    Parabéns pela redação, realmente ficou muito boa!

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