Formação do Pensamento Crítico através da Leitura

  • 0

  Em seu livro “A República”, o filósofo Platão exemplifica que vivemos em um mundo de ilusões, em que na realidade somos orientados para tais comportamentos. Em paralelo, no Brasil, apesar de ser fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, o acesso à leitura não é tratado com a devida importância pela sociedade e seus representantes.

  Um dos fatores que impulsionam essa problemática é o fato de que nas escolas os alunos em sua formação não possuem liberdade e autonomia para escolherem os livros que lhe atraem mais interesse, para ler. Pois, para uma pessoa que ainda não iniciou seu caminho como ávido leitor, é mais provável que tome gosto pela leitura através de um livro da série “Sherlock Holmes”, do que com “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. No entanto, seja o clássico ou a ficção, a escolha deve ser sempre do leitor, que deve ter um vasto leque de opções à sua disposição.

Desse modo, os governos estaduais e municipais, juntamente com o corpo escolar de suas instituições de ensino, devem propor a construção de um vasto e volumoso acervo de literaturas em suas bibliotecas, por meio de um projeto de formação do pensamento crítico através da leitura, onde será proposto pelos professores às turmas que escolham individualmente o livro que realmente desejam ler, sendo a pontuação da atividade atrelada à quantidade de pessoas que cada um conseguiu convencer a ler o mesmo livro. Dessa forma, poderemos no médio prazo, sair da ilusão proposta por Platão e encontrar a verdade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa tarde.Na introdução faltou defender sua tese. O tema escolhido é bom, porém achei que não tem um repertório sociocultural sólido, sendo assim apresentando somente um parágrafo de desenvolvimento. Na conclusão não me convenceu, pois está muito vago. Além disso, você poderia e deve usar mais conectivos para assim facilitar à leitura.

    • 0
  2. Gostei de sua redação, mesmo sendo bem diferente das demais, pois você só fez um parágrafo de desenvolvimento.
    Na introdução, não consegui identificar sua tese.
    No desenvolvimento você precisa argumentar mais, ser mais objetiva. Mas você colocou fatos, dados e alusão que ajuda a comprovar seus argumentos.
    Na conclusão é preciso também que você detalhe sua proposta, sendo objetiva.
    É preciso que você utilize mais conectivos para melhor coesão do texto.
    Enfim, continue treinando para melhor adaptação dos erros acima
    Boa Sorte!!

    • 0
  3. Gostei da sua introdução, mas, estão faltando vírgulas no seu texto, especialmente no 2° parágrafo. Sua conclusão está um pouco longa e vaga, sugiro que organize as ideias para assim ter 2 parágrafos de desenvolvimento e uma conclusão mais objetiva. Você fez um bom uso das citações de modo geral, incluindo autores, frases e livros.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.