FORMAÇÃO DE OPINIÃO

  • 1

É de conhecimento de todos que, a fake News ,que significa notícia falsa inflama o ambiente digital em todo o país. Pode-se dizer que ,essa propagação negativa e equivocada delinea um ambiente de incerteza emocional e coloca em dúvida conceitos já conhecidos até então.No âmbito econômico, influencia o mercado financeiro causando graves prejuízos a diversas áreas da economia.
A priori, vamos destacar que, a sociedade adquiriu o hábito de consumir as informações já prontas, criando um ambiente perfeito para as fake News.Dessa forma ,uma vez conquistada a confiança do cidadão raramente haverá questionamento sobre a autenticidade da informação consumida pelo mesmo. Levando em conta que, o país é o que mais acessa a informação através das redes sociais, segundo o jornal “O Globo”, tornando o quadro propício para que o usuário estabeleça como padrão essa ferramenta digital como base para sua informação ,na qual, forma sua opinião.Portanto ,não sendo o usuário capaz de distinguir as informações falsas das verdadeiras e impossibilitando o mesmo de formar suas próprias opiniões ,com isso criando um colapso sócio-econômico.

Em suma, devemos cobrar do governo federal que invista em pesquisa na área social ,empregue programas sociais para informar o cidadão para que ele não seja vítima da falsa informação e aprenda a distinguir por si próprio quais são as fake News. Com isso ,possa formar suas próprias opiniões .Sendo ,necessário abordar o assunto através de palestras nas escolas e com auxílio da iniciativa privada iniciar propagandas em TV aberta a fim de levar a grande massa populacional esses parâmetros de conscientização .Desse modo, garantido o direito à todos de formar suas próprias opiniões.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi Edilaine,
    Achei seu tema muito vago, tente aprofundar mais.
    Na sua introdução, ao invés de colocar “fake news, que significa falsa notícia”, tente substituir apenas por “fake news(notícia falsa).
    D1- tente não utilizar o termo “apriori” pois é um termo arcaico, substitua por “primeiramente” ou “em primeira análise”.
    O termo “vamos” não é adequado para redação, já que deve ser escrita em 3° pessoa.
    Ao invés de falar de colapso socioeconômico no D1, você deveria ter destinado essa tese há outro parágrafo, que inclusive, é inexistente. A base da redação se dá com dois parágrafos de desenvolvimento e no seu texto há apenas um.
    Conclusão: o termo “devemos” não é adequado.
    “Que invista em uma pesquisa na área social” ok, mas pesquisa sobre o qu? Para quê?
    Por fim, há muitos erros, contanto, praticando você pode melhorar bastante.
    Observe a estrutura da redação, o texto deve ser escrito em 3° pessoa, observe as vírgulas e os períodos.
    Ademais, enriqueça sua redação com dados estatísticos, filósofos e suas teorias, fatos históricos de grande repercussão ou filmes/ séries que falem sobre o tema.
    Continue praticando! Abraço

    • 0
  2. Boa noite, Edilaine!
    Vejo que sua redação possui bastante potencial.No entanto, alguns problemas é que te atrapalham para alcançar a nota máxima.
    Primeiramente, suas vírgulas parecem ter sido posicionadas sem muita reflexão posta no caso. Nunca esqueça-se de prestar atenção aonde elas vão! Seu mau posicionamento sempre faz o texto parecer amador, não importa quão bom sejam seus argumentos. Nada que uma revisada rápida num livro de gramática não resolva.
    Senti muita falta de um repertório para apoiar seu ponto de vista. Não esqueça-se de mencionar um pensamento de um filósofo/sociólogo/pensador; um filme; um livro; uma música; etc… Note que grande parte das redações nota 1000 mencionam ao menos uma coisa para cada parágrafo. Você até mencionou uma informação divulgada pela Globo, mas mesma sua menção pareceu-me fraca. Você poderia ter mencionado o ano, dito algo como “segundo uma pesquisa divulgada (digo divulgada pois na maioria dos casos o jornal comente mostra os dados coletados por organizações tal qual IBGE, por ex.) pelo jornal “O Globo” no ano ______…”. Quanto mais você se aprofundar nos pormenores, mais verídica e confiável será sua afirmativa.
    Fora isto, há outras coisas pequenas aqui e acolá, mas nada tão “gritante” quanto as coisas que mencionei. Vejo que você aparenta realmente entender do tema, mas poderia ter se expressado melhor sobre ele nesse texto.
    Continue sempre exercitando sua escrita, e desejo-lhe ótimos estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.