Iniciante

Formação de cegos no Brasil (Corrigir no modelo ENEM, por favorr :)

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No filme “Estrelas além do tempo” -que é baseado em fatos reais- o personagem Levi Jackson diz “direitos civis nem sempre são civis”, algo que, propaga-se há tempo, de fato. Mas também, contradiz o artigo 5 da Lei de constituição de 1988, e a partir da interpretação da frase dita pelo personagem, obtém-se a definição da convivência ou inclusão de indivíduos cegos no Brasil; seja em sociedade ou institutos de ensino. No entanto, ao ser observado o crescimento da tecnologia e redes sociais, que aliás foram criadas a fim de auxiliar, a solucionar os problemas atuais, percebe-se, aparentemente, que essa ferramenta não estende-se para impulsionar informações sobre a (as) dificuldade (es) que pessoas com deficiência visual enfrentam quanto a formação no Brasil.

Ademais, é inteligível que esse preconceito com pessoas cegas, que nota-se a partir da insegurança da sociedade ao incluí-los no meio social ou por docentes em institutos de formação acadêmica, provém além da falta de empatia, também do achismo de que esses indivíduos por terem deficiência visual, os trarão dificuldades, ou seja, é pressumido que este resultado genético (ou acidente) define a eficiência mental e de comunicação deste ser vivente. Contudo, um exemplo de situações como esta, avista-se na série “Anne Whit E”, pois há diversas cenas em que pessoas ao redor de Anne -a protagonista- a tratam com desprezo por ela se destacar entre outros, com características que obteve por meio da sua genética. Afim, nota-se o quão prejudicial essas exclussões sociais foram durante a vida de Anne, assim também pode ocorrer na realidade com pessoas que são cegos.

Diante desse ocorrido, não há de se admirar que uma quantidade pouco limitada de pessoas têm conhecimento dessa dificuldade que pessoas cegas enfrentam no Brasil para se formarem, pois o principal meio de comunicação nos tempos atuais, priva a população brasileira de estarem a dentro deste fato, e uma prova diária deste argumento é perceptível ao assistir jornais televisivos, navegar em redes sociais e em sites de fofoca, mas então não avistar notícia ou conscientização alguma desses ocorridos. Vale mencionar que assim como as fontes informacionais tecnológicas revelam muitas informações, elas também escondem verdades, entretanto isto não significa que não aja outros acontecimentos além do que a própria o apresenta em fácil acesso.

Portanto, é aconselhável que o Estado juntamente com o MEC venham a por em prática campanhas que estimulem usuários da internet que influenciam outros indivíduos, a conscientizar de forma inovadora e séria os problemas sociais e estudantis que deficientes visuais enfrentam. Mas também, é crucial que as escolas e universidades venham a acolher e disponibilizar a estrutura necessária para estudantes cegos, que essa ação não venha a ser feito tendo em mente que tal evolução irá torna-los diferentes, mas como forma de adapta-los a igualdade que o artigo 5 da Lei de constituição de 1988 declarou a todos, sem qualquer distinção. Assim, há de alcançar a estabilidade, por meio de uma mudança social e a compreensão de direitos humanos.

 

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim :)
    Sou iniciante em correções aqui no site mas vou dar o meu melhor porque acredito que todos merecemos isso né? hahah
    Amei sua introdução que contém contextualização, problematização e uma tese bem exposta.
    Na D1, tem todos os tópicos também e D2 mantém o mesmo padrão.
    Na conclusão também manteve os mesmos padrões exigidos na competência 5 e sua proposta de intervenção está muito boa!
    Até :)

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  2. Olá, espero poder te ajudar!!
    De acordo com aquilo que você pediu, vou avaliar as competências exigidas para a redação do ENEM.

    Competência 1: você demonstra ter um grande domínio da modalidade formal da língua portuguesa e não apresenta muitos erros gramaticas. Portanto, na competência 1 você possui um ótimo desempenho.

    Competência 2: É notável que existe uma compreensão da proposta pedida no tema. Também é notável que existe uma tese estabelecida sobre o tema proposto. É possível observar a aplicação de conceitos das varias áreas do conhecimento no desenvolvimento do texto, e o fato de estar sempre respeitando os limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo e sempre trabalhando bem seus argumentos e defendendo seu ponto de vista. Assim sendo, na competência 2 você possui um excelente desempenho.

    Competência 3: Seus argumentos são muito bem desenvolvidos, eles possuem coesão e coerência é possível notar que você tem grande domínio dos seus argumentos e da forma que trabalha eles dentro do seu texto. Você a todo momento respeita os limites de um texto dissertativo-argumentativo. Assim sendo, na competência 3 você possui um ótimo desempenho.

    Competência 4: É possível observar que você tem grande conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da sua argumentação. Utilizando de preposições e conjunções, mostrando que suas ideias não estão soltas dentro do texto, fazendo com que o leitor compreenda com mais facilidade o seu raciocínio. Portanto, na competência 3 o seu desempenho é excelente.

    Competência 5: Sua proposta de interversão respeita os direitos humanos, e cita meios eficientes e práticos. Sua proposta também possui coerência com as ideias defendidas ao longo do texto. Portanto, na competência 5 o seu desempenho é muito bom.

    Observações: mantenha sempre a atenção naquilo que esta sendo escrito no seu texto, para que não se tenha erros gramaticais que possam alterar o sentido daquilo que você esta tentando passar. E não se preocupe seu texto não possui erros graves ou grotescos mas sim erros ocorridos talvez por uma falta de atenção. Fora isso a sua redação está excelente, continue treinando e treinando para estar sempre em constante evolução.

    Espero ter te ajudado!!

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